Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > PAMA LS CELEBRA 40 ANOS DE SUPORTE AO T-27
Início do conteúdo da página

Encerrando as comemorações do Mês da Asa, o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS) realizou na terça-feira, 31 de outubro, uma cerimônia militar alusiva aos 40 anos de Suporte ao Projeto T-27. A solenidade foi presidida pelo Chefe da Divisão de Ensino do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Coronel Aviador Eric Portilho Bentes, e contou com a presença de Comandantes e Chefes da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS), além de representantes da Embraer.

As primeiras aeronaves T-27 Tucano foram entregues à Academia da Força Aérea (AFA) no ano de 1983, em substituição aos Treinadores T-37 Tweet, de origem norte-americana, utilizados até então na formação dos cadetes. No mesmo ano, o PAMA LS, designado como Parque Central de Suprimento e Manutenção do T-27, iniciou o trabalho de suporte ao projeto, que foi desenvolvido pela Embraer.

Para comemorar esse marco, foi produzida uma moeda comemorativa que ressalta, de um lado, a primeira aeronave T-27, com o pai da aviação, Alberto Santos Dumont, e o fundador da Embraer, Ozires Silva, ao fundo e, do outro lado, a aeronave modernizada, no hangar de operações do PAMA LS. O desenho foi criado pelo Soldado de Segunda Classe Tayler dos Santos, que na ocasião recebeu do Diretor, Coronel Aviador Valter Faria Junior, um exemplar da moeda.

Logo em seguida, o Costumer Account Manager da Embraer, Sr. William de Souza Moreira, recebeu, em nome da empresa, uma maquete que retrata a aeronave modernizada, com a nova pintura, no Hangar de Operações do Parque.

Em suas palavras, o Diretor ressaltou os três pilares do sucesso do T-27 Tucano: o excelente projeto, a qualidade do desenvolvimento e produção realizados pela Embraer, e o suporte logístico do PAMA LS. “Se o projeto não tivesse um suporte adequado, certamente ele não seria esse sucesso. Hoje em dia, quando pensamos em uma aeronave que possa substituí-lo futuramente, é muito difícil encontrar um avião com a mesma qualidade e capacidade do T-27”, ressaltou.

Durante a cerimônia o Suboficial Especialista em Mecânica de Aeronaves, Ramon Martins de Freitas, do efetivo da Subdivisão de Aeronaves (TANV), despediu-se do serviço ativo, após mais de 30 anos de serviço prestado à Força Aérea Brasileira (FAB). O Militar foi homenageado pela Direção com a entrega de uma maquete da aeronave A-29.

Fim do conteúdo da página