Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > LAQFA e HFAG participam de estudo clínico de curativo biotecnológico nacional
Início do conteúdo da página

 

No mês de junho de 2023, o Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA) e o Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) iniciaram a participação em um estudo clínico multicêntrico para avaliação de um curativo biotecnológico à base de celulose bacteriana produzida a partir do melaço da cana-de-açúcar. O curativo foi desenvolvido pela empresa brasileira POLISA - Biopolímeros para a Saúde Ltda, e será testado no tratamento de úlceras vasculares.

O estudo está sendo conduzido juntamente com o Hospital das Clínicas de Pernambuco (HC/UFPE), responsável pela coordenação geral, e a empresa POLISA - Biopolímeros para Saúde Ltda., desenvolvedora do curativo. A participação da Força Aérea é coordenada pela 1º Tenente Farmacêutica Sarah, do LAQFA, e o curativo será aplicado nos pacientes do HFAG pela equipe da Cirurgia Vascular, chefiada pelo Tenente-Coronel Marco.

O objetivo do estudo clínico é comparar o curativo biotecnológico frente ao tratamento convencional utilizado em úlceras crônicas não infectadas. O produto será fornecido sem custo ao HFAG pela empresa Polisa, e os dados coletados pela equipe do LAQFA serão agregados aos do HC/UFPE para avaliação da efetividade do curativo. As Tenentes Sarah, Penello e Raquel Marchetti, do LAQFA, já iniciaram a coleta dos dados dos pacientes submetidos ao tratamento convencional, e seguirão com a coleta dos pacientes tratados com o curativo biotecnológico.

Participam como pesquisadores do LAQFA os integrantes da Subdivisão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (SDPI): Tenente-Coronel Marcela Jaqueline Braga de Paiva, 1º Tenente Alexandre de Arruda Graeff, 1º Tenente Sarah Brandão Palácio, 1º Tenente Simone Oliveira Penello e 2º Tenente Raquel Cristina Henriques Marchetti.

Do HFAG, participam como pesquisadores o Tenente-Coronel Médico Marco Carneiro Teixeira, 1º Tenente Médica Juliana Goulart Franco Diniz de Oliveira, os residentes médicos Douglas de Andrade Cristino, Gabriella Silva, Fernanda da Silva Pereira e Flavia Godoy Azevedo. A equipe da Cirurgia Vascular conta ainda com o apoio das 1º Sargento Fabiana Nogueira de Queiroz Ávila, 2º Sargento Giselle Barbosa Bastos e 2º Sargento Samara Nolasco Borges Barcelos.

 

(Fonte da imagem: Silva, Liliada G et al. “Bacterial cellulose an effective material in the treatment of chronic venous ulcers of the lower limbs.” Journal of materials science. Materials in medicine vol. 32,7 79. 30 Jun. 2021, doi:10.1007/s10856-021-06539-1)

 

Fim do conteúdo da página