Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

 

A equipe da Subdivisão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (SDPI) do LAQFA, em parceria com pesquisadores do HFAG, da UFRJ e da empresa POLISA Biopolímeros para a Saúde, publicou o artigo “Aplicação de curativos de celulose bacteriana na cicatrização de feridas crônicas e complexas: Tendências e perspectivas”.

Trata-se de uma revisão narrativa da literatura dos mais recentes estudos e avanços tecnológicos relacionados às aplicações biomédicas de curativos compostos por biopolímero de celulose bacteriana na cicatrização de feridas crônicas e complexas.

 

 Figura: Retirada do artigo Aplicação de curativos de celulose bacteriana na cicatrização de feridas crônicas e complexas: Tendências e perspectivas”

 

O artigo foi publicado em 06 de fevereiro de 2024 no periódico Research, Society and Development, e pode ser acessado gratuitamente pelo link http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v13i2.44920.

 

 

 

No dia 08 de abril de 2024, o Diretor do LAQFA, o Cel Farmacêutico Arilson Dias recebeu os representantes do Instituto de Tecnologia em Fármacos – Farmanguinhos – Jorge Souza Mendonça, Diretor e Rodrigo Fonseca, Vice-diretor da Gestão da Qualidade. O encontro teve como objetivo a apresentação da estrutura do parque fabril do laboratório com vistas ao estabelecimento de futuras parcerias entre as instituições.

O Cel Arilson Dias presidiu a abertura do evento apresentando o LAQFA que tem como missão desenvolver, produzir e distribuir produtos e serviços farmacêuticos ao Comando da Aeronáutica e ao Sistema Público de Saúde. Destacou ainda que o Laboratório possui em seu DNA a questão da inovação e o histórico de produção que permeiam a sua história desde a sua criação em 1971, citando alguns marcos como a produção de medicamentos para a CEME na época do INAMPS em 1972; a produção da insulina durante o desabastecimento nacional do medicamento em 1977 e; o registro do medicamento iodeto de potássio de 130 mg em 2000. Na atualidade, o LAQFA encontra-se pronto para atender a demanda do Ministério da Saúde na produção do medicamento iodeto de potássio, produto utilizado para a proteção específica frente aos riscos de acidentes nucleares e exposição à radiação ionizante. 

 

 

 

 

O Ten Cel Farmacêutico Marcílio apresentou a Unidade 1 do Parque Fabril demonstrando a planta de setorização em área de produção para cosméticos, líquidos, sólidos e áreas comuns e; pontuou os esforços que têm sido empregados para a modernização da estrutura com o envio de projetos ao Ministério da Saúde pelo Ministério da Defesa. O Cap Farmacêutico André apresentou a Unidade Fabril 2 estruturada em três módulos: o primeiro pensado para a fabricação de sólidos-orais; o segundo para injetáveis e; o terceiro, onde funciona o Centro de Manipulações Farmacêuticas (CEMFAR), que tem como função a manipulação de medicamentos e formulações farmacêuticas magistrais/oficinais não estéreis, bem como a manipulação de quimioterápicos.

A Ten Cel Farmacêutica Marcela apresentou o portfólio e os projetos e atividades do LAQFA. Destacou as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), como a PDP do Darunavir, firmada entre o LAQFA e o Ministério da Saúde em 2017, que tem como objetivo a transferência da tecnologia para o laboratório farmoquímico e o fornecimento ao SUS e; a PDP do Dolutegravir, que está em desenvolvimento pela Cristália e aguardando a expiração patentária. Destacou ainda, o estudo clínico do Curativo Biotecnológico para a Cicatrização de Feridas conduzido pelo LAQFA, HFAG, HC/UFPE e POLISA com os pacientes do ambulatório de Cirurgia Vascular do HFAG.

Na oportunidade, a equipe de Farmanguinhos também visitou as instalações do parque fabril do LAQFA e por fim, foi realizado o debriefing com a equipe de gestão com a perspectiva de estabelecer futuras parcerias entre as instituições.

 

 

No dia 21 de março de 2024, o Diretor do LAQFA, o Cel Farmacêutico Arilson Dias recebeu os representantes da Coordenadoria de Gestão da Inovação (CGI) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA): Cel QOAV R1 Luis Renato Horta de Castro, Chefe da Seção de Portfólio de Tecnologia e o Ten Cel QOAV Breno Ricardo de Araújo Leite, Adjunto da CGI; na primeira Visita de Assistência Técnica (VAT) da CGI/DCTA ao Laboratório Químico Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA).

O Cel Arilson Dias presidiu abertura do evento e apresentou um breve histórico do LAQFA, onde destacou a ligação do laboratório à inovação desde 1972 com a produção da insulina, importante marco no desabastecimento nacional do medicamento. Destacou ainda, a importância do LAQFA no desenvolvimento, fabricação e fornecimento de agentes de Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (DBNQR) como o iodeto de potássio de 130 mg, produto inovador na América Latina para a proteção específica frente aos riscos de acidentes nucleares e exposição à radiação ionizante. 

O encontro teve como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido na CGI e conhecer sobre as atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Instituição Científica e Tecnológica (ICT), como também o esclarecimento de dúvidas ao núcleo da Subdivisão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (SDPI). O LAQFA foi definido como ICT em 2016 pela Portaria nº 230/DNO e desde então é elo do Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER) sob a coordenação do DCTA.

O Ten Cel QOAV Breno Ricardo de Araújo Leite fez uma apresentação geral da VAT cujo objetivo foi conhecer o conceito de inovação utilizado pelas ICT da Força Aérea Brasileira, o SINAER e a CGI. Também apresentou temas como as Fundações de Apoio (FA) e como podem contribuir na missão da ICT; Atuação do Grupo de Apoio (GAP) e da Assessoria Jurídica (AJUR) em projetos de Ciência e Tecnologia e Inovação (CT&I); Projetos de CT&I onde apresentou os fundamentos para propor projetos de interesse da ICT e; por último, falou sobre os aspectos gerais sobre a Prestação de Serviço Técnico Especializado e a Celebração de Parcerias.

Em seguida, o Cap QOFAR IND Alexandre de Arruda Graeff apresentou a estrutura e atividades de inovação do LAQFA. O Cap Graeff destacou as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), como a PDP do Darunavir, medicamento antirretroviral inibidor de protease, que atua como alternativa ao dolutegravir no tratamento de primeira linha à pessoas com HIV, firmada entre o LAQFA e o Ministério da Saúde em 2017, que tem como objetivo a transferência da tecnologia para laboratório farmoquímico e o fornecimento ao SUS e; a PDP do Dolutegravir, medicamento antirretroviral inibidor da integrase, usado no tratamento da infecção pelo HIV, que está em desenvolvimento pela Cristália e aguardando a expiração patentária. Destacou ainda, o estudo clínico do Curativo Biotecnológico para a Cicatrização de Feridas conduzido pelo LAQFA, HFAG, HC/UFPE e POLISA com os pacientes do ambulatório de Cirurgia Vascular do HFAG e por último; falou sobre o desenvolvimento e produção de produtos DQBRN nos cuidados às vítimas de incidentes QBRN que envolvem a disponibilidade de antídotos e outros produtos específicos.

O LAQFA como ICT busca a pesquisa e o desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias farmacêutica de interesse estratégico no COMAER e a VAT trouxe uma oportunidade de conhecimento entre a CGI e o LAQFA, proporcionado a troca de experiências e esclarecendo dúvidas sobre todo o processo de inovação.

 

No dia 06 de março de 2024, o Diretor do LAQFA, o Cel Farmacêutico Arilson Dias recebeu os representantes do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde (DEMSP): Ricardo da Silva Teixeira Vianna, Ponto Focal Nacional em Emergência por QBRN; Matheus Cerroni, Ponto Focal Nacional para Avaliação Externa Voluntária RSI e Jéssica Oliveira de Sá, Assessora do Ponto Focal Nacional para Avaliação Externa Voluntária RSI.

O encontro teve como objetivo a avaliação da capacidade de produção de agentes de Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (DBNQR) pelo LAQFA.

O Cel Farmacêutico Arilson Dias assessorado por sua equipe de farmacêuticos, Ten Cel Marcílio, Ten Cel Marcela, Mj Ana Cristina, Mj Ana Paula, Mj Bruna Bozzola e o Cap André, apresentou o projeto e as instalações para a produção do Iodeto de Potássio 130 mg, medicamento destinado aos casos de exposição à radiação em acidentes radioativos.

Na oportunidade, a equipe do DEMSP também conheceu as instalações do Centro de Manipulação Farmacêutica (CEMFAR) para os novos projetos de DBNQR.

O LAQFA no propósito de desenvolver, fabricar e distribuir medicamentos e produtos químicos para atender ao Comando da Aeronáutica e ao Sistema Público de Saúde, promovendo qualidade de vida, está engajado em ocupar posição estratégica no cenário da segurança nacional.

 KIT SSS (Segurança, Salvamento e Sobrevivência)

 

Em 13 de março de 2024, o Cel Arilson Dias, Diretor do LAQFA, presidiu a abertura da programação da Educação Continuada no Laboratório Químico Farmacêutico da Aeronáutica, cujo tema foi KIT SSS (Segurança, Salvamento e Sobrevivência).

 

  

 

Na ocasião, o 1º Ten QOFARM HOS Douglas Abramosky Ribeiro apresentou com muita clareza e de forma objetiva sobre o tema em questão. Segundo o Ten Douglas, os Kits SSS individuais e coletivos fazem parte dos conjuntos de sobrevivência presentes nas aeronaves e são parte integrante da listagem de equipamentos SSS estabelecida pela DCA 400-57 de 2018.

Atualmente 21 organizações militares presentes nas cinco regiões do país são atendidas, periodicamente, pelo LAQFA com o fornecimento dos itens SSS, os quais são repostos de acordo com um controle de validade realizado pela Divisão de Logística em Saúde (DILS) em conjunto com os operadores dos kits presentes nos esquadrões.

O TC Cel Marcílio Furtado fez o encerramento do evento, parabenizando o 1º Ten Douglas pela excelente palestra ministrada e reforçou a importância do LAQFA no fornecimento dos kits que são utilizados para a atividade fim da FAB.

 

 

O LAQFA na sua missão de desenvolver, fabricar e distribuir medicamentos e produtos químicos para atender ao Comando da Aeronáutica e ao Sistema Público de Saúde, é o responsável pelo fornecimento dos kits SSS que são fundamentais para a manutenção de uma adequada operacionalidade das aeronaves.

 

 

 

A Dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus pertencente à família dos flavivírus, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Pode apresentar-se de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o sorotipo viral envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

Os indivíduos infectados pelo vírus podem ser assintomáticos ou apresentarem sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo e náuseas. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica, quadro grave da doença, que necessita de imediato atendimento médico, podendo ser fatal.

A hidratação oral (com água, soro caseiro, água de coco), ou venosa, dependendo da fase da doença, é a medicação fundamental e está indicada em todos os casos em abundância. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias. É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.

A transmissão da doença ocorre por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e a melhor forma de evitá-la é o combate dos focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Diante disso, em 15 de março de 2024, Cel Arilson Dias, Diretor do LAQFA, reuniu todo o efetivo do Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA) em um mutirão para O DIA D DE COMBATE À DENGUE. Na ocasião, o efetivo foi dividido em 5 grupos que percorreram toda a extensão do LAQFA em busca de focos do mosquito. Durante o percurso, lixos foram recolhidos, eliminando possíveis reservatórios de acúmulo de água; solução de hipoclorito foi colocada em poças de água encontradas no terreno, dentre outras ações para dizimar eventuais criadouros dos vetores.

 

 

 

O Centro de Manipulação Farmacêutica da Aeronáutica (CEMFAR) no Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA) manipulou e produziu Repelentes contra Insetos para o enfrentamento à Pandemia de Dengue neste ano de 2024. Foram cerca de quatrocentas unidades do produto distribuídas às diversas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) no mês de Fevereiro e Março de 2024. 

O CEMFAR tem como função a manipulação de medicamentos e formulações farmacêuticas magistrais/oficinais não estéreis, bem como a manipulação de quimioterápicos. Atualmente, além dos Repelentes, manipula medicamentos para uso Hospitalar e Odontológico como Soluções de Clorexidine, Ácido Tricloroacético, Ácido Acético, Álcool a 70%, Hipoclorito, Pasta dental de baixa abrasividade, Gel para Ultrassom entre outros produtos. No âmbito da Oncologia, manipula as bolsas de quimioterápicos dos pacientes do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), serviço que permitiu reduzir em 82% o custo destes tratamentos no último ano.           

O Brasil enfrenta uma forte epidemia de dengue e está em meio a uma escalada histórica da doença. O LAQFA cumpre a sua missão na promoção da saúde ao produzir, manipular e distribuir medicamentos e produtos químicos para o Comando da Aeronáutica e está atendendo a demanda do fornecimento de Repelente contra Insetos, contribuindo na prevenção da doença diante do cenário nacional.

 

Equipe de manutenção da pista de pouso e decolagem da BAAF usando o repelente produzido e fornecido pelo CEMFAR/LAQFA.

 

Lote de repelentes produzido pelo CEMFAR/LAQFA

 

 

Fim do conteúdo da página