Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Entrega do 1° lote do medicamento Bevacizumabe.
Início do conteúdo da página

No dia 28 de fevereiro de 2023, o Diretor do LAQFA, Ten Cel Farmacêutico Luiz Carlos Mendes BONOTO, e a Cap Farmacêutica REGINA Ferro Fentanes estiveram presentes no Hospital Central da Aeronáutica (HCA) para entrega do primeiro lote do medicamento Bevacizumabe 25 mg/mL - 0,15 mL, frasco-ampola, fracionado pela Divisão de Manipulação Farmacêutica do LAQFA.

O medicamento é um anticorpo monoclonal (AMC/MAB) completo, humanizado, inibidor da ação do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF). Nos últimos anos, diversos ensaios clínicos randomizados comprovaram que o Bevacizumabe apresenta eficácia para o tratamento da degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

O Bevacizumabe está disponível comercialmente em solução injetável de 25 mg/mL, em frasco-ampola de 4 mL. A dose intravítrea a ser aplicada é de 1,25 mg/0,05 mL por olho. Assim, podem ser fracionadas as doses estéreis prontas para uso, otimizando-se o uso completo do volume do frasco e evitando-se desperdícios, que impactam diretamente nos custos para o SISAU.

O início do fracionamento do medicamento pelo LAQFA tem como objetivo dispensar a necessidade de terceirização do serviço, além de oferecer uma alternativa mais econômica, garantindo a qualidade do medicamento e a segurança do paciente, em substituição a outros medicamentos também utilizados para DMRI.

O LAQFA vai atender toda a demanda do SISAU com o fornecimento de aproximadamente 600 doses por ano de Bevacizumabe, gerando uma economia anual superior a R$1.000.000,00 (um milhão de reais).

O evento contou com a ilustre presença do Cel Médico ALEXANDRE Araújo de Melo (diretor do HCA), Coronel Médica ERICKA Rabello Galhardi (ex-diretora do HCA e Chefe de Gabinete da Diretoria de Saúde da Aeronáutica), Cel Farmacêutico ARILSON Dias (Chefe da Divisão Farmacêutica do HCA) e da equipe de farmacêuticos do referido hospital.

O LAQFA está engajado na produção de medicamentos estratégicos para atender às necessidades do Comando da Aeronáutica e do sistema público de saúde, superando os desafios para manter uma linha de produção que atenda às exigências regulatórias e promova qualidade de vida ao paciente.

 

                       

Fim do conteúdo da página