Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Interoperabilidade entre os Laboratório Farmacêuticos Militares
Início do conteúdo da página

No dia 12 de junho de 2019, reuniram-se no Laboratório Farmacêutico da Marinha, os Diretores dos Laboratórios Farmacêuticos Militares e do Instituto Vital Brasil, para discutirem possibilidades de parcerias técnicas na área da pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos.

Entre outros assuntos, foi abordada a possibilidade de atuação conjunta - interoperabilidade, de modo especial entre os Laboratórios Militares.

O tema interoperabilidade entre os Laboratório Farmacêuticos Militares vem sendo tratado pela Comissão dos Serviços de Saúde das Forças Armadas (CPSSMEA) e tem sido, ao longo dos anos, uma meta ainda não atingida, ocasionando, entre diversos efeitos, a superposição de elenco de produtos e serviços ofertados.

O LAQFA como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) possui o respaldo legal para transferir e receber tecnologia de fabricação de produtos com laboratórios parceiros, assim como para compartilhar laboratórios, equipamentos, instrumentos, materiais e demais instalações visando a promoção da cooperação e interação entre os entes públicos. Cabe observar que tal ação também está em concordância com a legislação sanitária que permite mudanças relacionadas ao local de uma ou mais etapas do processo produtivo do medicamento, conforme disposto na Resolução de Diretoria Colegiada - RDC n° 73, de 7 de abril de 2016.

Nesse sentido é possível inferir que, havendo o cumprimento dos requisitos sanitários, os Laboratórios Farmacêuticos Militares poderão passar a compartilhar áreas produtivas e registros de medicamentos, de modo a que se possa buscar flexibilidade de produção e de distribuição de medicamentos, resultando na complementaridade dos elencos e em maior eficiência e eficácia de atuação.

 

 

 

Fim do conteúdo da página