Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IMAE SEDIA MÓDULO DO CMAE
Início do conteúdo da página

No período de 30 de Maio a 14 de Junho de 2022, o Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), realizou mais um módulo do Currículo Mínimo do Curso de Medicina Aeroespacial (CMAE) aos novos Oficiais Médicos da FAB, contando este ano com a participação de militares da Marinha do Brasil e dos Bombeiros de Brasília.

Dentro deste módulo, os militares tiveram a oportunidade de fazer o Curso de Evacuação Aeromédica (CEVAM) onde foram abordadas instruções teóricas sobre Doutrina de EVAM, Segurança Operacional, Acionamento e Legislação, além de oficinas práticas de Cálculo de Oxigênio, planos de embarque de pacientes, assim como fixação de macas OTAN no salão do C-130.

Os alunos também se formaram no Curso de Capacitação de Saúde em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (CCS-DQBRN), onde tiveram instruções das bases que norteiam uma ação QBRN. As instruções foram compostas por conteúdos relacionados ao uso de Equipamento de Proteção Individual-EPIs, perpassando por ações de controle, detecção e descontaminação de aeronaves e de pessoal e terminaram com um simulado, que teve como finalidade proporcionar as dificuldades de mobilização e tomada de decisão da situação real. Este curso teve como objetivo capacitar Médicos, Enfermeiros e Fisioterapeutas para atuarem na assistência pré-hospitalar e na Evacuação Aeromédica de vítimas de acidentes com agentes QBRN.

Os militares finalizaram o módulo com o Estágio em Treinamento Fisiológico (EAF), os quais puderam conhecer o correto posicionamento para uma ejeção de qualidade (Torre de Ejeção), a desorientação através da Cadeira de Barany (Simulador de Vertigem Rotatória), bem como realizaram o treinamento de Visão Noturna na Aviação (Treinamento de Óculos de Visão Noturna - TOVN)

Para o Ten Cel Av FIEL “A parte operacional é imprescindível para os Oficiais Médicos. É uma oportunidade ímpar de vivência e aprendizado.”

    

Fim do conteúdo da página