Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > OFICIAIS ENFERMEIROS DO IMAE MINISTRAM MINI CURSO NA SEMANA DE ENFERMAGEM DA UFRJ
Início do conteúdo da página

     No período 23 a 26 de maio de 2022, aconteceu o 29º Pesquisando em Enfermagem, evento anual em comemoração à Semana da Enfermagem, da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

     Os Oficiais Enfermeiros 1º Ten QOCON ENF Débora Fernanda Haberland e o 1º Ten QOCON ENF Fábio José de Almeida Guilherme, ambos da Subdivisão de Pesquisa e Inovação do Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), ministraram um mini curso sobre os Fundamentos do transporte aeromédico em emergências e desastres. Esses militares participam do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Saúde em Emergências e Desastres (GEPESED).

                           

   O mini curso abordou temas introdução à fisiologia aeroespacial, fatores estressores em voo, transporte aeromédico seguro em situações de emergências e desastres, a atuação do enfermeiro no transporte aéreo e os cuidados de enfermagem no pré-voo, voo e pós-voo. Para a 1º Ten Enf Débora Haberland (IMAE), que também é pós-doutoranda da EEAN, “Ministrar sobre a atuação da enfermagem em uma área tão específica é muito enriquecedor, pois permitiu a troca de experiências e a divulgação dessa área de atuação. Além de divulgar nosso trabalhado, a participação em eventos interinstitucionais, são importantes e corroboram com o desenvolvimento do ensino e da pesquisa em conjunto”, afirmou.

     O 1º Ten QOCON ENF Fábio Guilherme, afirmou sobre a relevância de participar desse evento: “Acredito que ao ministramos o minicurso, contribuímos também com a missão do Instituto de desenvolver o estudo, o ensino, a pesquisa, o aperfeiçoamento, o treinamento e a instrução da Medicina Aeroespacial e Saúde Operacional”.

     Conforme a página do evento, o Pesquisando em Enfermagem tem sido palco de debates acadêmicos que buscam atender às demandas contemporâneas do campo científico da área da saúde e da enfermagem no Brasil, trazendo para o centro das discussões diversas questões que interessam ao desenvolvimento da ciência da enfermagem.

Fim do conteúdo da página