Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IMAE MINISTRA CURSO DE ADAPTAÇÃO EM SAÚDE OPERACIONAL
Início do conteúdo da página

     O Instituto de Medicina Aeroespacial ministrou, nas instalações do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, no período de 29 de março a primeiro de abril, o Curso de Adaptação em Saúde Operacional (CASOP) para os alunos do Curso de Adaptação de Médicos (CAMAR), Dentistas (CADAR) e Farmacêuticos (CAFAR).

           

     O CASOP tem como objetivo capacitar os alunos a prestarem suporte básico de vida em condições adversas, além de exercerem funções de gerenciamento, coordenação e auxílio no atendimento de emergências. O CASOP fornece aos profissionais de saúde que ingressam na FAB uma noção do que é o apoio logístico de saúde para uma força armada, a ser usado em combate e situações operacionais, valoriza também a parte de atendimento pré-hospitalar, que é uma das mais importantes para o salvamento de vidas. Envolve a intervenção, antes mesmo de a vítima chegar ao hospital, interferindo positivamente no prognóstico e no salvamento de vidas.

            

     Ao longo da semana, 46 alunos participaram de instruções teóricas e práticas sobre atendimento pré-hospitalar; imobilização e transporte aéreo de vítimas; cuidados com ferimentos e queimaduras; como agir em situação de afogamento e de ataques de animais peçonhentos, dentre outras. O curso teve como característica regras rígidas de disciplina, especialmente quanto ao cumprimento de horários, obediência aos instrutores e empenho dos alunos.

Fim do conteúdo da página