Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > SAD REALIZA PALESTRA SOBRE CONSISTÊNCIA E APRESENTAÇÃO ALIMENTAR PARA A PESSOA IDOSA
Início do conteúdo da página

O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) realizou em seu auditório, no dia 22 de março, a Segunda Palestra do Ciclo de Educação Continuado. A ação teve o objetivo de orientar os cuidadores e familiares, acompanhados no programa de suporte domiciliar, sobre as consistências dos alimentos de acordo com o grau de dificuldade de deglutição dos pacientes.

A palestra, que expôs a temática sobre a Consistência e Apresentação Alimentar para a Pessoa Idosa, foi reflexiva, interativa, proporcionou momentos de dinâmica e interações e contou com a participação da nutricionista Janaina Lima (representante da empresa Nutrixx) que foi convidada a dialogar sobre as dietas e suplementos alimentares que podem trazer benefícios aos pacientes do programa.

O conteúdo foi ministrado pela Tenente Fonoaudióloga Janaina Gomes que destacou sobre a importância das reuniões como ferramenta de renovação do saber para o alinhamento e adesão ao cuidado de fonoaudiologia do paciente idoso domiciliado, além de sensibilizar sobre a continuidade da assistência de saúde humanizada na visão que os nossos pacientes devem ser incluídos nas interações sociais da família. 

 “Quando falamos de alimentação unimos bons conceitos ao ato de comer como um momento privilegiado de vivacidade em que é possível partilhar as tarefas que antecedem e sucedem o consumo das refeições, além de usufruir da companhia de familiares, cuidadores e amigos no momento de alimentar o idoso”, comentou a Tenente Janaina Gomes.

 “O encontro foi importante para entender que a dieta do paciente não é somente subsistência, é compreender que os alimentos tem texturas, nutrientes e sabores, mesmo para aqueles que utilizam sonda nasoenteral, e propiciá-lo qualidade de vida”, expressou Meiby Duarte da Costa. “Sou grata ao SAD que vem favorecendo a minha avó cuidados ligados diretamente aos aspectos referente a estrutura familiar, saúde, cuidados paliativos e tudo que é preciso para o bem estar dela”, completou  a neta e cuidadora da idosa Nehy Duarte de Sousa, de 85 anos.

Serviço - No Hospital da Aeronáutica de Belém uma equipe multiprofissional composta por Médicos, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Nutricionista, Dentista, Psicólogo e Assistente Social realiza o gerenciamento mensal da atenção à saúde dos usuários do SISAU, com ações assistenciais especializadas e sistemáticas de promoção à saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação desenvolvidas no domicílio. O SAD atende hoje à 40 pacientes, realizando em média quatro visitas por dia, de segunda a sexta das 07 h às 12 h. Essa modalidade é indicada para os usuários em estabilidade clínica, mas que precisam de cuidados à saúde de forma temporária, definitiva ou em algum grau de vulnerabilidade sociale que não consegue se locomover até o hospital, sendo o tratamento na residência considerado o mais adequado e oportuno.

Fim do conteúdo da página