Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) realizou em seu auditório, no dia 22 de março, a Segunda Palestra do Ciclo de Educação Continuado. A ação teve o objetivo de orientar os cuidadores e familiares, acompanhados no programa de suporte domiciliar, sobre as consistências dos alimentos de acordo com o grau de dificuldade de deglutição dos pacientes.

A palestra, que expôs a temática sobre a Consistência e Apresentação Alimentar para a Pessoa Idosa, foi reflexiva, interativa, proporcionou momentos de dinâmica e interações e contou com a participação da nutricionista Janaina Lima (representante da empresa Nutrixx) que foi convidada a dialogar sobre as dietas e suplementos alimentares que podem trazer benefícios aos pacientes do programa.

O conteúdo foi ministrado pela Tenente Fonoaudióloga Janaina Gomes que destacou sobre a importância das reuniões como ferramenta de renovação do saber para o alinhamento e adesão ao cuidado de fonoaudiologia do paciente idoso domiciliado, além de sensibilizar sobre a continuidade da assistência de saúde humanizada na visão que os nossos pacientes devem ser incluídos nas interações sociais da família. 

 “Quando falamos de alimentação unimos bons conceitos ao ato de comer como um momento privilegiado de vivacidade em que é possível partilhar as tarefas que antecedem e sucedem o consumo das refeições, além de usufruir da companhia de familiares, cuidadores e amigos no momento de alimentar o idoso”, comentou a Tenente Janaina Gomes.

 “O encontro foi importante para entender que a dieta do paciente não é somente subsistência, é compreender que os alimentos tem texturas, nutrientes e sabores, mesmo para aqueles que utilizam sonda nasoenteral, e propiciá-lo qualidade de vida”, expressou Meiby Duarte da Costa. “Sou grata ao SAD que vem favorecendo a minha avó cuidados ligados diretamente aos aspectos referente a estrutura familiar, saúde, cuidados paliativos e tudo que é preciso para o bem estar dela”, completou  a neta e cuidadora da idosa Nehy Duarte de Sousa, de 85 anos.

Serviço - No Hospital da Aeronáutica de Belém uma equipe multiprofissional composta por Médicos, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Nutricionista, Dentista, Psicólogo e Assistente Social realiza o gerenciamento mensal da atenção à saúde dos usuários do SISAU, com ações assistenciais especializadas e sistemáticas de promoção à saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação desenvolvidas no domicílio. O SAD atende hoje à 40 pacientes, realizando em média quatro visitas por dia, de segunda a sexta das 07 h às 12 h. Essa modalidade é indicada para os usuários em estabilidade clínica, mas que precisam de cuidados à saúde de forma temporária, definitiva ou em algum grau de vulnerabilidade sociale que não consegue se locomover até o hospital, sendo o tratamento na residência considerado o mais adequado e oportuno.

O Centro de Atendimento Integral à Saúde (CAIS) realizou, no dia 27 de Março, uma ação que devido à Semana-Santa foi denominada “Lava-Pés” e teve o objetivo evidenciar a necessidade de cuidados com os membros inferiores dos pacientes portadores de diabetes.

A atividade preventiva foi desempenhada em grupo e foi iniciada na recepção da sala de espera do CAIS, onde os usuários receberam um material impresso multidisciplinar contendo orientações para o autocuidado que previne a diabetes na região dos pés. Em seguida, o Chefe da Assessoria de Controle Interno do HABE, Major Furtado, apresentou reflexões sobre a espiritualidade relacionada com a cerimônia do lava-pés dentro do contexto da Semana-Santa.

Na sequência, os usuários portadores de diabetes tiveram seus pés examinados objetivando a estratificação de risco e o planejamento de cuidados preventivos de lesões.

A ação foi finalizada com um café da manhã com o intuito de confraternizar e ressaltar a importância da alimentação saudável.

Texto: Ten Rep Rafaella
Fotos: Cb Patricio

A ação educativa abordou informações sobre sintomas, formas de prevenção,
tratamentos, bem como quanto aos cuidados para evitar a contaminação.

 Na útima quarta-feira, 06/03, o Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA), promoveu uma ação de combate à dengue, através de palestras e dinâmicas aos militares e usuários do hospital, com a finalidade de mobilizar para a prevenção da doença e eliminação dos focos do mosquito transmissor.

 À frente das ações, o Centro de Atenção Integral à Saúde do HABE aproveitou o momento em que militares do efetivo e usuários do hospital aguardavam atendimento nas salas de espera para passar informações sobre sintomas, formas de prevenção, tratamentos e mudanças comportamentais quanto aos cuidados que se deve ter no cotidiano para evitar a contaminação.

 “Trabalhar com a prevenção é sempre muito produtivo, pois passamos a ser multiplicadores de conhecimento. As orientações aqui apresentadas nos ajudam a combater a dengue dentro da nossa residência e em ambientes coletivos que, ao serem adotadas no nosso dia a dia, fazem a diferença para a sociedade", comentou a enfermeira do HABE, Aspirante a Oficial Lilian Melo Siqueira. 

 A Diretora do HABE, Coronel Médica Ladjane Dantas Bandeira, alertou sobre a importância de sempre manter os cuidados. “O combate à dengue tem que ser diário, contínuo e coletivo, pois o mosquito prolifera o ano inteiro. Temos que trabalhar juntos nessa ação, unidos contra a dengue”.

 Até o momento, a Prefeitura de Belém notificou 310 casos confirmados de dengue, 211 descartados e 221 seguem em análise. A SESMA reforça ainda, que o aumento de casos da doença está diretamente relacionado ao período de chuvas mais intensas com o inverno mais rigoroso, o que contribui para a proliferação do mosquito.

 

 

No dia 01 de março, o Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) recepcionou, em seu auditório, os residentes aprovados na Segunda Residência em Clínica Médica do Norte em Hospital Militar.

O Chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa e idealizador do programa, Capitão Médico Fernando Mendes Paschoal, deu as boas-vindas aos novos integrantes aprovados no processo seletivo, que oferta 2 vagas por ano e desempenha um papel fundamental na formação e desenvolvimento dos médicos, pois oferece uma oportunidade única de treinamento prático e especializado após a conclusão da faculdade de medicina.

Foi aprovado no processo seletivo o Segundo-Tenente Médico Leonardo Pompeu Leão Velloso, graduado em medicina pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e integrante do efetivo médico do Exército Brasileiro, e Jamilly Gonçalves Zani, graduada em medicina pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ).

Prestigiaram a atividade o Chefe do Fundo de Saúde da Aeronáutica, Major Médico Luis Ulisses Costa Marciel Albuquerque, a Chefe da Subdivisão Médica, Capitão Médica Thais Cristina de Lima Matos e parte do efetivo da Organização Militar.

No dia 27 de março de 2024, o Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) realizou, por intermédio da Seção de Atendimento Multidisciplinar (SAM), o evento TARDE ALEGRE, que teve como objetivo promover a socialização e a interação das famílias, crianças e terapeutas.

As atividades foram desenvolvidas no Casarão, no período da tarde, sob a responsabilidade dos militares que compõem a equipe do SAM.

Na ocasião, os convidados puderam participar de oficinas de contação de histórias, teatro de fantoches e outras atividades, além de participarem de um delicioso lanche proporcionado pela equipe, sob coordenação da Chefe da Seção de Psicologia, Tenente Cristiane.

Texto: Ten Rep Rafaella
Fotos: Cb Patricio

Apresentações musicais e ciclo de palestras marcaram a programação de homenagens.

      O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) comemorou na última sexta-feira (08/03) o Dia Internacional da Mulher, com diversas homenagens que buscaram promover a força feminina e o auto cuidado entre as militares da unidade.

     Pela manhã o Hospital disponibilizou um café alusivo no Rancho dos Oficiais, onde foram realizadas apresentações do Coral do HABE, que entoou as canções “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, “Mulher Brasileira”, de Benito de Paula e “Mulher”, de Erasmo Carlos, sucessos da Música Popular Brasileira.

     Durante a celebração, o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) organizou um espaço de discussão acerca da saúde física e mental junto ao efetivo. As temáticas abordadas trataram sobre a importância da data e a valorização da identidade feminina e foram abertas também aos demais usuários. Além disso, também foram realizadas palestras acerca da dermatologia, que alertou o público feminino sobre os cuidados diários com a pele.

     “Estamos no mês de março, mês que chama a atenção para a prevenção do câncer de colo uterino. E o CAIS abriu esse espaço maravilhoso de conscientização e de medidas de prevenção da doença que, na região norte, é de maior incidência entre as mulheres”, mencionou a Capitão Médica Andreza Oliveira Ferreira Leitão. “Para mim é uma grande alegria e honra poder contribuir com este evento”, completou.

     Todas as atividades aconteceram em sistema de revezamento a fim de não prejudicar o sistema de atendimento aos usuários, e foram finalizadas com dinâmicas de brindes para as mulheres presentes.

 

 

A vítima estava em estado grave a bordo de um navio que se encontrava próximo de Belém (PA)

Na tarde desta quinta-feira (22/02), militares da Equipe de Saúde do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) foram acionados pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (SALVAERO-AZ) para atender um chamado de emergência no navio MV Silver Nova, de bandeira das Ilhas Bahamas.

A vítima era um tripulante filipino, que estava em estado grave, e recebeu os primeiros socorros pela própria equipe médica a bordo. A embarcação fazia a travessia no Oceano Atlântico e estava aproximadamente a 138 milhas náuticas (255 km) da cidade de Belém-PA.

A Evacuação Aeromédica (EVAM) foi realizada pela aeronave H-36 Caracal, empregada pelo Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAv) – Esquadrão Falcão, que se deslocou da Base Aérea de Natal (BANT) para a Base Aérea de Belém (BABE), a fim de realizar o transporte do tripulante que sofreu o acidente na sala de máquinas do navio.

Durante o transporte aéreo, que durou cerca de 45 min, o Primeiro-Tenente Médico Samuel Ximenes Feijão e o Suboficial especializado em Serviços de Enfermagem Zedson Alves da Rocha foram responsáveis pelo suporte ventilatório e por manter o paciente estável até o momento do desembarque, que também aconteceu na BABE. Após o pouso, o paciente foi entregue aos cuidados de uma unidade de terapia intensiva móvel, que o deslocou para um hospital particular da capital paraense.

“Participar desse tipo de missão e manter a vítima viva foi muito importante para nós, que estamos sempre em prontidão onde o país precisar”, declarou o Tenente Médico Ximenes, que em pronta resposta, participou pela primeira vez de missão de EVAM. “Pudemos praticar os conhecimentos obtidos nos treinamentos que nos capacitam para esse tipo de atendimento”, completou.

Fonte: SCS HABE, por Ten Rafaela.

Fim do conteúdo da página