Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > SAD LECIONA PALESTRA SOBRE MANEJO DE EMERGÊNCIA ÀS PESSOAS IDOSAS
Início do conteúdo da página

         Os militares do Serviço de Atendimento Domiciliar – SAD lecionaram, no auditório do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), a 1ª Palestra do Ciclo de Educação Continuada. O evento aconteceu no dia 20 de fevereiro e contou com a participação de cuidadores e familiares dos pacientes que são acompanhados no programa de suporte domiciliar.

         O conteúdo foi ministrado pela Primeiro-Tenente Médica Genilma Matos da Costa de Carvalho em parceria com a Primeiro-Tenente Fisioterapeuta Caroline Lavareda Lobato, que abordaram a temática do manejo de emergências ao paciente idoso domiciliado. Também foi ressaltada a importância de estar em alerta para perceber as circunstâncias de emergência, agir com circunspecção e procurar ajuda para lidar com esse cenário de maneira segura, através de orientações básicas sobre primeiros socorros. A temática foi extremamente reflexiva e interativa, proporcionando momentos de dinâmica e interatividade.

         “A fragilidade que nossos idosos apresentam em decorrência de diversas enfermidades nos deixam, muitas vezes, inseguros diante de situações que precisam de ações para tentar amenizar suas debilidades”, comentou a Senhora Graciete da Silva Nunes, filha e cuidadora da senhora Idalécia, de 87 anos. “Assim, quero agradecer pela oportunidade de contar com o apoio SAD que é atualmente nossa fonte de conforto”, completou a participante do prospecto de assistência domiciliária, há cerca de dois anos.

         O Serviço de Atendimento Domiciliar - SAD - É o conjunto de atividades assistenciais especializadas, sistemáticas, exercidas por uma equipe multiprofissional composta por Médicos Geriatras, Enfermeiros, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Dentistas, Psicólogos e Assistentes Sociais, que realizam um gerenciamento mensal da atenção à saúde dos usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU), com ações de promoção à saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação desenvolvidas no domicílio.

          No HABE, atualmente são atendidos 40 pacientes, que recebem em média quatro visitas por dia, de segunda a sexta, das 07h às 12h. O serviço domiciliar é indicado para os usuários em estabilidade clínica, que precisam de cuidados de maneira temporária, definitiva ou em algum grau de vulnerabilidade social.

Fim do conteúdo da página