Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HABE PRATICA MÚSICA COMO TERAPIA ATRAVÉS DO PROJETO MÚSICA QUE CURA
Início do conteúdo da página

 

O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), com o apoio da diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) realizou a prática de música como terapia através do “Projeto Música que Cura, que  foi implantado em ampliação ao Programa Quali SISAU 100, em 2023.

A atividade que iniciou para os pacientes internados nas Unidades de Internação (UI 1,UI2, UTI), está se estendendo para os pacientes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que estão também recebendo assistência da Comissão de Humanização e Cuidados Paliativos (CHCP), e para os usuários do SISAU no CAIS, Sala de Vacinação e Laboratório do HABE.

No início de fevereiro, o projeto executou sua primeira apresentação de 2024 para pacientes que estavam na sala de espera do CAIS, através do Suboficial Músico Márcio Roberto Costa de Sousa que tocou no saxofone, composições populares brasileiras. “É uma iniciativa muito boa, a música é belíssima e transforma o ambiente frio do hospital”, declarou a usuária do SISAU, Senhora Francistonia Souza.

A paciente Luzanira Dutra Macedo, assistida pelo SAD, recebeu em seu domicílio a terapia musical, através de parceiros civis, que interpretaram canções de seus músicos preferidos.  “O dia que a tia Luzanira recebeu esse presente, a música como uma ferramenta de tratamento, foi um dia muito especial pra todos nós e o mais feliz do ano para minha tia. No repertório, suas músicas preferidas com alto valor afetivo, lhe promoveu bem-estar, estabilidade e tranquilidade, proporcionando um estímulo para a memória dela, com uma resposta excepcional, terapia não só pra ela, mas para todos nós, que convivemos com as suas alterações de humor”, mencionou a sobrinha Janaina Macedo, que é a cuidadora principal da idosa de 91 anos. “É um sentimento imenso de gratidão por toda a vida”, completou.

Neste mesmo dia, pacientes internados nas UI1, UI2 e UTI receberam a música como terapia para sua coadjuvância terapêutica.

O Hospital de Aeronáutica de Belém, dirigido pela Coronel Médica Ladjane Dantas Bandeira, prossegue o ano de 2024 com novos projetos, mantendo os objetivos de melhoria no atendimento aos usuários, pautado na humanização.

 

 

Fim do conteúdo da página