Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Coral da Musicoterapia faz apresentação aos pacientes do HABE
Início do conteúdo da página

O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), sob a direção da Coronel Médica Ladjane Dantas Bandeira, iniciou no ano de 2023 a execução do Programa Quali SISAU 100, apoiado pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), tendo como parte integrante o projeto de musicoterapia visando a humanização no cuidado ao paciente e consequente bem estar, contribuindo para sua recuperação.

Dessa forma, ao longo do ano, foram feitas apresentações mensais de músicos e banda para pacientes internados. Como fechamento do projeto de musicoterapia 2023, a comissão de humanização e cuidados paliativos (CHCP) organizou um coral composto pelos militares profissionais da saúde que estão diretamente envolvidos no cuidado ao paciente. Foram 24 pessoas envolvidas dentre elas militares da ativa, militar da reserva e voluntários civis.

A apresentação consistiu em músicas com tema natalino e durante a apresentação foram entregues as mensagens motivacionais do dia com cartão especial de Natal aos pacientes internados (outro projeto que também foi desenvolvido pelo hospital ao longo do ano como parte do programa Quali SISAU 100).

“Me emocionei muito e agradeço o carinho e a atenção que estou recebendo de vocês. Isso é muito importante na nossa recuperação”, afirmou a paciente Ignez Lobato Moraes

“Os queridos colegas de trabalho do HABE, liderados pela amada Ten Genilma abraçaram minha alma ao entrarem pelo quarto em que estava internada cantando uma linda canção de Natal. Experiência maravilhosa, a atmosfera mudou, as vozes ecoaram e tocaram meu coração como um bálsamo. Senti o carinho e cuidado de Deus através das vozes que me abraçaram com efeito terapêutico sobre minha dor. Muito grata por esse presente de Natal! Inesquecível a emoção que senti. Gratidão e muita graça sobre a vida de cada um! Deus recompense a generosidade e os abençoe meus amigos”, afirmou emocionada a Ten Patrícia Souza que estava internada.

O coral também teve sua participação no almoço de 80 anos do HABE, estando presentes o Brigadeiro médico Laerte Lobato de Moraes e Brigadeiro médico Yoshibumi Kumeta além da diretora do hospital, Cel Ladjane. Foi possível apresentar ao efetivo e ao comando da aeronáutica este novo projeto estimulando pra o ingresso de mais membros.

O Hospital de Aeronáutica de Belém prossegue para o ano de 2024 mantendo os objetivos de melhoria no atendimento ao paciente com o programa Quali SISAU 100, desenvolvendo novos projetos e aprimorando os já existentes.

 

 

Fim do conteúdo da página