Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA IDOSOS FOI TEMA DE EXPOSIÇÃO PARA FAMILARES / CUIDADORES DO SAD
Início do conteúdo da página

Na sexta feira do dia 20 de outubro de 2023, os militares do Serviço de Atendimento Domiciliar - SAD realizaram a 8ª palestra do ciclo de educação continuado aos cuidadores e familiares dos pacientes acompanhados no programa de suporte domiciliar, que ocorreu no auditório do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE).

O assunto foi ministrado pela 2º Ten QOCON Nutricionista Camila Pinto que expôs a temática sobre A Importância de uma Alimentação Saudável para os Idosos. A dialética foi excepcionalmente reflexiva e interativa, proporcionando momentos de dinâmica e interações. Houve a participação de nutricionistas representantes da empresa Med Nutri que sortearam dietas e suplementos alimentares como brindes, degustação dos suplementos e proporcionaram descontos em compra dos artigos nutricionais aos participantes do encontro.

“As palestras são de grande valia pois nos ajudam a esclarecer duvidadas e melhorar os cuidados com os nossos idosos e para mim essa troca de conhecimento tanto com os profissionais de saúde quanto com os outros cuidadores é muito valioso. E hoje eu aprendi que a alimentação saudável não significa comida sem sabor ou sem graça e sim uma adaptação das receitas e oferta variada dos alimentos”, afirmou o Josiene Oliveira da Silva, neta da paciente Maria Laudemira, 78 anos.

O Serviço de Atendimento Domiciliar - SAD é exercido por uma equipe multiprofissional composta por Médicos, Geriatra, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Nutricionista, Dentista, Psicólogo e Assistente Social que realizam um gerenciamento mensal da atenção à saúde dos usuários do SISAU desenvolvidas no domicílio. No Hospital da Aeronáutica de Belém a equipe atende hoje à 40 pacientes, realizando em média quarto visitas por dia, de segunda a sexta das 07 h às 12 h. O serviço domiciliar é indicado para os usuários em estabilidade clínica, mas que precisam de cuidados à saúde de maneira temporária, definitiva ou em algum grau de vulnerabilidade social, que não consegue se locomover até o hospital, em que o tratamento na residência é considerado o mais adequado.

A Ten. Camila Pinto destacou que “O processo do envelhecimento é irreversível, progressivo e natural, e cursa com inúmeras alterações fisiológicas que afetam diretamente o estado nutricional do idoso, sendo assim a alimentação saudável se faz necessária em todos os períodos de nossas vidas, garantindo assim que o paciente chegue na terceira idade com uma boa qualidade de vida, hábitos alimentares saudáveis que satisfaçam as suas necessidades nutricionais diárias, garantindo o bom funcionamento do corpo e evitando assim o aparecimento de doenças decorrentes da idade. Contudo o envelhecimento não deve ser encarado como um problema e sim como uma oportunidade de viver de uma forma saudável.”

Fim do conteúdo da página