Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

EnfermagemENFERMAGEM (GSEF)

O Profissional

O especialista nessa área atua nas unidades de saúde da Força Aérea Brasileira (FAB), em atividades de
enfermagem, e pode prestar serviços em ações sociais e em operações de ajuda humanitária.

As Atribuições

O profissional é responsável por serviços de enfermagem em unidades de saúde. A FAB tem dez hospitais espalhados pelo país, além de outras unidades de saúde, como postos médicos, que prestam atendimento aos mais de 60 mil militares da ativa e civis, além do pessoal da reserva.

Após o terremoto no Haiti, em janeiro de 2010, a FAB enviou a Porto Príncipe, capital daquele país, profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, dentistas e farmacêuticos, além de seu Hospital de Campanha.

Em três meses, mais de 20 mil atendimentos foram realizados na capital do país, devastada pela tragédia. O aluno de enfermagem irá atuar em uma dessas subespecialidades:

Auxiliar de Enfermagem

Entre as principais atribuições do profissional estão auxiliar o enfermeiro na programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem. Além disso, presta cuidados de higiene e conforto aos pacientes, em especial àqueles em estado grave; observa, verifica e registra sinais vitais e sintomas; e faz aplicação e leitura de testes diagnósticos.

Auxiliar de Laboratório

Manipula microscópio, espectrofotômetro, centrífuga e outros equipamentos necessários para a atividade. Também executa, sob a supervisão de farmacêutico, procedimentos de análises clínicas. Fiscaliza a aplicação das normas de esterilização e assepsia.

Auxiliar de Radiologia

O profissional é responsável pela realização de exames de radiografias e abreugrafias (revela e amplia filmes). Também aplica, sob supervisão médica imediata, tratamento com aparelhagem de raio-X e raios-gama (bombas de cobalto), observando as prescrições médicas e a técnica estabelecida, dentre outras funções necessárias para a atividade.

O Curso

O aluno estuda anatomia e fisiologia humanas, introdução à enfermagem, microbiologia, parasitologia, farmacologia, nutrição e relações humanas, dentre outras matérias.

A Carreira

Após a conclusão do curso de formação, o militar é promovido a cada período de sete anos, passando de terceiro
sargento para segundo e primeiro sargento, até a graduação de suboficial.

Como suboficial ou primeiro sargento, pode concorrer ao Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) e atingir o posto de capitão.

 

VOLTAR

Fim do conteúdo da página