Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

  Moodle

O CORPO DE ALUNOS (CA)

       O Corpo de Alunos é o setor da Escola de Especialistas responsável por comandar, diretamente, todos os alunos da Escola. É subdividido em Esquadrões, sendo que cada Esquadrão equivale a uma Turma do Curso de Formação.

      Tem por atribuições a coordenação das atividades administrativas e de apoio aos Esquadrões e o trato de assuntos relativos à formação moral, cívica e social dos alunos e estagiários, bem como a execução da instrução referente ao campo militar dos currículos dos diversos cursos e estágios. Os Esquadrões, aos quais compete acompanhar, orientar e doutrinar os alunos, subdividem-se em Esquadrilhas, cujo número varia conforme a quantidade de alunos matriculados. Cada Esquadrão possui uma cor que o identifica, baseadas nas cores da Bandeira Nacional.

       A programação e a execução da Instrução Militar e da Educação Física é de competência da Seção de Instrução Militar do Corpo de Alunos.

 

O ALUNO

       Razão maior da existência da Escola é a praça especial que, por sua capacidade intelectual, qualidade moral e senso de patriotismo, forma com seus pares uma tropa de elite da Força Aérea Brasileira.

       São jovens de todos os cantos do País que escolheram tornarem-se Sargentos Especialistas da Aeronáutica e que, na cidade de Guaratinguetá, buscam atingir essa meta por meio de muito estudo e dedicação.

       A partir do momento de sua apresentação nesta Escola, o jovem é acolhido e passa a participar das atividades de instrução previstas para seu curso ou estágio.

 

  CÓDIGO DE HONRA

       O Código de Honra do Aluno da EEAR abrange um segmento dos valores morais e éticos constituintes dos fundamentos da vida militar.

      É composto dos preceitos básicos a serem desenvolvidos e professados consciente e concretamente pelos alunos, como forma objetiva de se prepararem para o atendimento das exigências a que serão submetidos na carreira.

       Com base no conteúdo da letra da Canção do Especialista, três são os preceitos básicos que regem a conduta do Aluno da EEAR:

 DISCIPLINA: É a obediência às regras e aos superiores. A vida militar, com suas peculiaridades da caserna, tem como pilar o binômio disciplina e hierarquia.

 AMOR: É concebido como: amor a Deus, amor à Pátria, amor à instituição, amor para consigo mesmo e amor à família.

CORAGEM: É por excelência, uma virtude militar. É um estado de espírito que nos leva a enfrentar conscientemente o perigo, mercê dos obstáculos, das dificuldades e do medo que possamos ter. Trata-se de um misto de energia, espírito de decisão, persistência pelo objetivo, integridade e resolução.

 

 CANÇÃO DO ESPECIALISTA

      Esta canção reflete em sua letra, além do orgulho de ser Especialista, a união, a eficiência, a disciplina, a coragem e a dedicação à Pátria, atributos norteadores da conduta desse profissional militar, não só na vida castrense, bem como na vida social.

 

Com os pilotos e asas seremos
Um conjunto de todo eficaz
Por mais forte o inimigo não vemos
Que possamos temê-lo jamais.

Disciplina, amor e coragem
É o lema do nosso sucesso
Da bandeira da Pátria a imagem
Nos aponta a ordem e o progresso.

ESTRIBILHO

Especialista, avante ao ar!
Para frente com o garbo varonil.
Agiganta a tua obra sem par,
Sob o céu deste grande Brasil.

Quer na terra ou nos ares a lida
Os perigos nos manda enfrentar
Nos ufana e sentimos a vida
Companheiros viver é lutar

Quando passa uma asa altaneira
Sob o céu, sobre a terra e o mar
Devorando o espaço ligeira
Nós sentimos orgulho sem par.

ESTRIBILHO

Especialista, avante ao ar!
Para frente com o garbo varonil.
Agiganta a tua obra sem par,
Sob o céu deste grande Brasil.


Música e letra do SO George Ayres Borges
Arranjo do Cap João Nascimento

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página