Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

EletricidadeELETRICIDADE (GSEL)

O Profissional

O especialista dessa área executa serviços de instalação e reparos de equipamentos e de linhas elétricas, de alta e baixa tensão. Também é responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos de iluminação de aeródromos.

As Atribuições

As principais atividades do especialista em eletricidade são: executar instalação e manutenção de auxílios visuais de aeródromos, balizamento de pistas, faróis rotativos, equipamentos de climatização industrial, redes elétricas de baixa e alta tensão, grupos-geradores, sistemas de retificadores, reguladores de tensão e de controle, motores elétricos e transformadores.

O Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro tem mais de cinco mil equipamentos espalhados pelo país, funcionando 24h por dia.

O profissional também é responsável por utilizar diagramas, desenhos e publicações técnicas, além do emprego de ferramentas e dos equipamentos especiais adequados ao serviço de manutenção.

O técnico também realiza as atividades de ajustar, aferir e utilizar instrumentos de medida, e aplicar as técnicas digitais de semicondutores na manutenção de equipamentos elétricos e utilizar esquemas elétricos e eletrônicos.

O Curso

O aluno estuda eletricidade e eletromagnetismo, tecnologia básica e metrologia, baterias elétricas, corrosão e tratamento anticorrosivo, desenho, cálculo vetorial, dentre outras matérias.

A Carreira

Após a conclusão do curso de formação, o militar é promovido a cada período de sete anos, passando de terceiro sargento para segundo e primeiro sargento, até a graduação de suboficial.

Como suboficial ou primeiro sargento, pode concorrer ao Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) e atingir o posto de capitão.

 

VOLTAR

Fim do conteúdo da página