Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > ENSINO - FAB CRIA FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO PARA INTEGRAR DADOS DO ENSINO
Início do conteúdo da página

A Força Aérea Brasileira (FAB) está desenvolvendo um sistema de gerenciamento que possibilitará a integração de dados das diferentes Organizações Militares do Comando da Aeronáutica responsáveis pelas atividades de ensino e capacitação. Conhecido como E-SISTENS, o sistema de Tecnologia da Informação funciona como uma ferramenta gerencial que disponibiliza ao órgão central da atual Diretoria de Ensino (DIRENS), de forma padronizada, o armazenamento, a recuperação de informações e dados relacionados ao ensino.

A ferramenta, que tem como desenvolvedor técnico o Centro de Computação da Aeronáutica do Rio de Janeiro (CCA-RJ), poderá ser utilizada e aplicada em cadastros e todo tipo de informação dos discentes da FAB, acompanhando-os em toda a vida militar, com registros acadêmicos desde o ingresso na Força.

O Coordenador de Ensino da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e Presidente do Grupo de Trabalho para o desenvolvimento do E-SISTEN, Coronel Luiz Paulo da Silva Costa, explica que uma equipe de sete pessoas está trabalhando no desenvolvimento técnico dessa ferramenta. Atualmente em fase de teste, o E-SISTEN está na primeira etapa do cronograma, a de planejamento do projeto. Ainda estão previstas três etapas de desenvolvimento do software.

Etapas do processo

Após reuniões prévias, realizadas em 2015 com 20 escolas e instituições de ensino da Aeronáutica para verificar  processos comuns, foram identificados quatro macroprocessos dentro das organizações de ensino do Comando da Aeronáutica (COMAER): Planejamento das atividades acadêmicas, Controle do corpo docente, discente e meios de apoio ao ensino, Execução dos cursos e Avaliação. Esses elementos identificados foram colocados como etapas a serem cumpridas e desenvolvidas no software.

“Atualmente estamos na primeira fase de planejamento, que será finalizada até novembro deste ano. Na sequência, concluímos, em dezembro, a etapa de controle da secretaria acadêmica, responsável pelo processo de matrícula, cadastro, promoção, confecção de histórico escolar, controle de alunos e efetivos, controles de faltas e justificativas. A fase de execução está prevista para os meses de janeiro a fevereiro de 2018 e consiste na programação das atividades rotineiras dos alunos. Já a parte de avaliação discente e docente estamos deixando para a última fase de implantação do sistema”, explica o Coronel Luiz Paulo.

Aplicações da ferramenta na FAB

Para o coordenador, essa é uma ferramenta de controle e gestão que terá diversas aplicações. “Antes, quando precisávamos de uma informação, o procedimento era fazer o contato com a escola, o que levava tempo. Com o sistema, os dados ficarão transparentes, mais eficientes, eliminando, por exemplo, o retrabalho do preenchimento de fichas de matrícula e cadastro diversas vezes. O E-SISTEN terá um único registro, de forma a estabelecer uma condição de carreira acadêmica do militar. Quando ele entrar no primeiro curso de adaptação e formação, passará a ter um histórico de cursos", ressalta.

Ainda segundo o Coronel Luiz Paulo, a ferramenta apresenta outros benefícios. “Um aspecto positivo será o estabelecimento de indicadores de ensino para a DIRENS, para o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), para o COMAER e para o Ministério da Defesa, em dados gerais anuais e mensais, auxiliando em informações de nível político e estratégico”, finaliza.

http://www.portal.intraer/portalintraer/capa/index.php?mostra=30741

Fim do conteúdo da página