Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica comemorou no dia 19 MAR 2024, 78 anos de existência. O evento, realizado no Auditório Ten Brig Ar Deoclécio, foi presidido pelo Comandante da ECEMAR, Brig Ar HELMER BARBOSA GILBERTO e contou com a presença do efetivo e de convidados. Nesse evento foi realizada a imposição de Medalha Militar por tempo de serviço e entregues os diplomas aos escolhidos como “Destaque ECEMAR 2023”. Também foram descerradas as fotos na Galeria do Instrutor Padrão de 2023 e as dos Destaques ECEMAR 2023.

O Comandante da ECEMAR, Brig Ar HELMER, parabenizou a todos os agraciados e reforçou, em suas palavras, a importância da ECEMAR como instituição que há 78 anos se destaca pela qualidade de suas atividades como também de seus integrantes, Mencionou que os Destaques do ano de 2023 se sobressaíram em suas atividades no meio de um efetivo de elevada qualidade. Às militares que receberam a medalha por tempo de serviço parabenizou-as pelo reconhecimento de suas trajetórias de dedicação ao serviço da instituição.

ECEMAR, a Academia de Guerra Aérea da Força Aérea Brasileira, é Organização Militar de ensino superior do Comando da Aeronáutica que tem por finalidade ministrar cursos de altos estudos militares a Oficiais da Força Aérea Brasileira, Oficiais de Nações Amigas e Civis. Desde a sua criação, até o ano de 2023, inclusive, a Escola formou, em seus diversos Cursos, 16 Civis e 10.658 Oficiais Superiores, sendo 395 Oficiais de Nações Amigas.

 

No dia 13 de março de 2024, os Oficiais-Alunos das Nações Amigas (ONA) do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM 2024), da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), realizaram uma visita institucional ao Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA) e ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) no Departamento de Controle e Espaço Aéreo (DECEA).

Este evento, que faz parte do programa curricular do curso supracitado e tem por objetivo proporcionar aos ONA uma visão de como funciona o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), especificamente no que tange ao Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) e a Inspeção em Voo.

No CGNA foi realizada uma palestra por seus oficiais e uma visita orientada às seções da Divisão de Operações e ao Salão Operacional. Na palestra foi apresentada estrutura do CGNA e de como é feito o ATFM no Brasil, desde a concepção estratégica até as medidas táticas aplicadas pela equipe de serviço, passando pela gestão dos planos de voo. Por fim, tudo isto pode ser visto in loco por meio da visita guiada.

“As palestras foram muito interessantes para aprender sobre o gerenciamento do sistema nacional de navegação aérea brasileira. Foi muito relevante saber como é gerenciado o fluxo de navegação aérea aqui. Possui um alto grau de eficiência”, declarou o Major Cravero da Argentina.

De forma similar, a visita ao GEIV iniciou-se com uma palestra sobre o histórico da Inspeção em Voo no Brasil e como esta é feita hoje em dia. A aula foi ministrada por um dos Pilotos Inspetores da Unidade, que explicou as diferenças da inspeção em voo de cada um dos auxílios à navegação aérea, como por exemplo: ILS, VOR e PAPI. O encerramento se deu com uma visita orientada à aeronave laboratório IU-50 (Legacy 500), mostrando a cabine dos pilotos e sua interação com o painel de inspeção em voo.

O Major Aviador Francisco Martin Cravero, da Argentina, comentou que “as atividades realizadas no GEIV são muito importantes para a segurança aérea e, por ser o único grupo que executa essa tarefa. É notável a eficiência na operação, de modo atender às necessidades de toda a infraestrutura dos sistemas de auxílio à navegação no Brasil.”

A visita institucional às organizações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) foi de grande valia para os Oficiais-Alunos de Nações Amigas do CCEM 2024, conforme relato do Major Aviador Berly Jesús Briceño Velásquez, do Peru: “gostei muito da visita, bem como da oportunidade de conhecer as capacidades e avanços que possuem na área aeronáutica brasileira.”.

Neste ano de 2024, os Oficiais de Nações Amigas que realizam o CCEM são oriundos da Argentina, Chile, Estados Unidos da América, Índia e Peru.

Fonte: ECEMAR

Fotos: ECEMAR


 

Prezado Ex-Instutor da ECEMAR!

É sempre uma grata satisfação e uma honra manter o vínculo com todos os Instrutores da ECEMAR, de todos os tempos.

O legado de cada um dos senhores como Instrutores que forjaram os líderes da nossa Força Aérea ao longo de décadas é, indiscutivelmente, o alicerce daquilo que se tornou a Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, uma instituição modelo onde se originam as doutrinas e o pensamento voltados para o Poder Aeroespacial.

Para mantermos sempre essa conexão com todos, solicitamos que atualizem seus contatos (especialmente telefone e email) e, assim, podermos enviar convites e outras informações de nossos eventos. Se estão atualizados, então está tudo certo.

Poderão utilizar o nosso email:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para atualizar os seus dados.

Aproveitamos para reforçar nossa alegria e honra de tê-los sempre em nosso convívio, o que torna a Escola mais viva e admirada pelas novas gerações de Instrutores e Oficiais-Alunos que por aqui passam.

Respeitoso e cordial abraço.

            Assessoria do Comando - Comunicação Social       

    

A Academia de Guerra Aérea

Forjando líderes desde 1946

 

Fim do conteúdo da página