Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

  

No dia 10 FEV 2020, foi realizada a cerimônia de abertura da fase presencial do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM-A 2020) na Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).

Inicialmente, os 119 Oficiais-Alunos foram recebidos pelo Comandante da ECEMAR, Brig Ar LUÍZ RENATO DE FREITAS PINTO, que recebeu a apresentação dos Oficiais-Alunos e que, em seguida, apresentou os Oficiais-Instrutores e o Corpo Técnico-Administrativo da Escola.

 

O CCEM tem como finalidade capacitar Oficiais Superiores dos Quadros de Aviadores, de Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica para o exercício das funções de Estado-Maior e para o desempenho de cargos de Comando, Direção e Chefia. O curso é realizado em dois anos e dividido em dois módulos: no primeiro ano na modalidade ensino a distância, e o segundo módulo realizado presencialmente na ECEMAR.

 O Brig RENATO, em suas palavras de boas-vindas, afirmou aos presentes que “... o CCEM é o curso mais impactante da carreira, pois sendo a ECEMAR a Academia de Guerra da Força Aérea Brasileira, capacita dessa maneira as senhoras e os senhores para o cumprimento da missão de nossa instituição, que é o de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria.”

 

Neste ano, estão matriculados 112 Oficiais da FAB, um Capitão de Corveta da Marinha do Brasil e seis Oficiais de Nações Amigas - África do Sul, Argentina, Chile, Estados Unidos da América, Perú e República Dominicana.

O curso está previsto encerrar-se em 04 DEZ 2020.

 

Fonte: Cel Av R1 Schenk

Fotos: SO BFT Tostes

A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) realizou, em 31 JAN 2020, a cerimônia de conclusão do Estágio de Política e Estratégia Aeroespaciais (EPEA). Os sessenta e dois Coronéis da Aeronáutica realizaram ao longo de três semanas um estágio que lhes capacitará atuar na alta administração do Comando da Aeronáutica e participar da formulação e da condução da política militar da Aeronáutica, bem como do estabelecimento da estratégia militar da Aeronáutica.             

 

O EPEA é um dos três módulos que compõem o Curso de Altos Estudos Militares (CAEM) da ECEMAR. Completam o CAEM a Extensão em Alta Gestão Executiva (EAGE) e um dos cursos de altos estudos das escolas congêneres, Escola Superior de Guerra, Escola de Guerra Naval ou Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

  

Para o Coronel Aviador Allan Davis Cabral da Costa, Oficial-Aluno do EPEA, a percepção é de que “...dentro de minha avaliação, o Estágio foi extremamente importante, pois nos permitiu obter conhecimentos a respeito da conjuntura atual e expectativas futuras das Indústrias de Defesa Aeroespacial, bem como permitiu nos atualizar sobre a incidência das ações estratégicas dos Órgãos de Direção Geral e Setorial da Aeronáutica sobre a Visão de Futuro da FAB. Tenho certeza que isso nos dará o respaldo necessário para atuar na Alta Gestão do Comando da Aeronáutica, bem como participar da formulação e da condução da Política Militar da Aeronáutica”.