Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

Veja a nova Programação Semanal aqui.

A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) completa hoje 74 anos de existência.  Criada por meio do Decreto nº 20.798, de 19 de março de 1946, ainda como Curso de Estado-Maior, teve como embrião de sua existência a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Posteriormente mudou-se para a Rua das Laranjeiras, e após, para a Ilha do Governador. Finalmente, em 1985, passou a ocupar o moderno prédio que até hoje a abriga, no lendário Campo dos Afonsos, na Universidade da Força Aérea (UNIFA).

Até o ano de 2019, a ECEMAR formou, em seus diversos Cursos, 16 Civis e 9.081 Oficiais Superiores, sendo 373 Oficiais de Nações Amigas, que realizaram os cursos de pós-formação de carreira atribuídos à Escola. Atualmente são realizados o Curso de Altos Estudos Militares e o Curso de Comando e Estado-Maior.

Assim, a ECEMAR dentro do escopo de suas atribuições, destaca-se no cenário da defesa do país, como a Academia de Guerra da Força Aérea Brasileira, forjando os líderes que conduzem a gestão das atividades do Comando da Aeronáutica, a fim de cumprir a missão estabelecida para Força Aérea Brasileira que é a de “manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria”.

Pela ECEMAR passaram ao longo dessa trajetória, 738 Instrutores e Professores em seu Corpo Docente, muitos ainda no atual efetivo, além de inúmeros palestrantes convidados que, apoiados pelo efetivo técnico e administrativo, escreveram a história desta Instituição de Ensino.

Parabenizo a todos por fazerem parte dessa história. Parabéns ECEMAR!

 

Rio de Janeiro, 19 de março de 2020.

 

Brig Ar LUÍS RENATO DE FREITAS PINTO

          Comandante da ECEMAR

      

A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) realizou no dia 07 MAR 2020, a cerimônia de apresentação e de despedida de militares de seu efetivo.  Na ocasião foram apresentados os novos Instrutores e os Oficiais do corpo técnico, recentemente transferidos para a ECEMAR. 

No mesmo evento foi realizada a despedida dos militares que foram transferidos para outras unidades do Comando da Aeronáutica e a entrega de diploma de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos.

  

Em suas palavras, o Comandante da ECEMAR, Brig Ar LUÍS RENATO DE FREITAS PINTO, enalteceu a qualidade do trabalho dos militares que se despediram da ECEMAR, desejando ”...felicidades nas novas organizações e no cumprimento de suas missões.” Aos militares que se apresentaram, o Comandante destacou que “...a Escola conta com a valorosa contribuição que cada um em sua especialidade tem a oferecer para o cumprimento da missão da Escola.”

  

Os Oficiais-Instrutores recebidos neste ano, são oriundos do Curso de Comando e Estado-Maior  realizado na ECEMAR, sendo um desses Oficial de Nação Amiga, do Perú, e outro, Oficial da FAB, que realizou curso na Força Aérea Peruana. Também se apresentou nesse evento, um Oficial Superior do Comando da Aeronáutica que realizará neste ano de 2020, o curso de Comando e Estado-Maior da Força Aérea Americana (USAF) na modalidade ensino a distância. Ao final do evento, o efetivo da Escola cumprimentou os homenageados.

Fonte: Cel Av Schenk - ECEMAR

Fotos: Sgt Fonseca

 

  

No dia 10 FEV 2020, foi realizada a cerimônia de abertura da fase presencial do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM-A 2020) na Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).

Inicialmente, os 119 Oficiais-Alunos foram recebidos pelo Comandante da ECEMAR, Brig Ar LUÍZ RENATO DE FREITAS PINTO, que recebeu a apresentação dos Oficiais-Alunos e que, em seguida, apresentou os Oficiais-Instrutores e o Corpo Técnico-Administrativo da Escola.

 

O CCEM tem como finalidade capacitar Oficiais Superiores dos Quadros de Aviadores, de Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica para o exercício das funções de Estado-Maior e para o desempenho de cargos de Comando, Direção e Chefia. O curso é realizado em dois anos e dividido em dois módulos: no primeiro ano na modalidade ensino a distância, e o segundo módulo realizado presencialmente na ECEMAR.

 O Brig RENATO, em suas palavras de boas-vindas, afirmou aos presentes que “... o CCEM é o curso mais impactante da carreira, pois sendo a ECEMAR a Academia de Guerra da Força Aérea Brasileira, capacita dessa maneira as senhoras e os senhores para o cumprimento da missão de nossa instituição, que é o de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria.”

 

Neste ano, estão matriculados 112 Oficiais da FAB, um Capitão de Corveta da Marinha do Brasil e seis Oficiais de Nações Amigas - África do Sul, Argentina, Chile, Estados Unidos da América, Perú e República Dominicana.

O curso está previsto encerrar-se em 04 DEZ 2020.

 

Fonte: Cel Av R1 Schenk

Fotos: SO BFT Tostes

  

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) realizou no dia 09 MAR 2020, uma homenagem ao efetivo feminino. Com a presença de todos os integrantes da Escola, incluídos os Oficiais-Alunos do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM-A) foram prestadas as homenagens às Oficiais-Alunas, à Instrutora, às Oficiais do corpo técnico, às Graduadas e às funcionárias da empresa que realiza a manutenção da limpeza da ECEMAR.

Foi projetado um filme produzido pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica alusivo à data e, após isso, foi entregue uma recordação a cada uma das integrantes da audiência.

O Comandante da ECEMAR, Brig Ar LUÍS RENATO DE FREITAS PINTO, ao se dirigir para os presentes, ressaltou que “... esse evento não se trata de um agradecimento, mas sim de um reconhecimento pelo importante papel que as mulheres desempenham não só na Força Aérea, mas também em nossa sociedade.”

   

Ao finalizar a cerimônia, o Comandante da ECEMAR e todos os presentes cumprimentaram as integrantes do CCEM-A e do efetivo da Escola.

Fonte: ECEMAR - Cel Av Schenk

Fotos: Sgt Fonseca

 

Os 119 Oficiais-Alunos do Curso de Comando e Estado-Maior, modalidade presencial (CCEM-A), da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), começaram os estudos a partir da Metodologia Ativa de Aprendizagem (Sala de Aula Invertida), na terça-feira (18 FEV). A metodologia foi implantada no ano de 2018 e tem sido aplicada no âmbito da Força Aérea Brasileira (FAB). A Sala de Aula Invertida é uma abordagem de ensino cuja principal inovação é deslocar o protagonismo na relação de ensino-aprendizagem para o aluno.

Para o Coronel de Infantaria LEONARDO DE HOLANDA MENCARINI, Oficial-Aluno do CCEM-A,  “a metodologia empregada na sala de aula invertida ajuda a fixar melhor os conteúdos aprendidos e há uma melhora também de otimização do tempo. Os alunos trazem experiências, melhorando a qualidade do debate”, explica.

No ano de 2020, os discentes experimentarão uma estrutura de ensino transdisciplinar nas disciplinas de Política Militar, Política Aeroespacial e Conjuntura Nacional e Internacional. Os resultados obtidos até agora permitirão implementar nas próximas turmas essa modalidade de ensino em outros conteúdos.

Fonte: Ten Pollyana

Fotos: Ten Pollyana

 
Prezados Oficiais-Alunos do CCEM-ES (Engenheiro/Especialista e Saúde),
Informamos a todos que a fase presencial do curso será realizada no período de 15 JUN 2020 a 18 SET 2020.
Informamos, ainda, que não haverá aula no período de 13 a 17 JUL 2020, devido ao recesso escolar da ECEMAR. Também não está prevista atividade escolar no dia 20 JUL 2020, data comemorativa do nascimento do Marechal do Ar Alberto Santos Dumont.

Lembramos que quaisquer dúvidas ou sugestões poderão ser tratadas com a ECEMAR por meio dos seguintes telefones:

- Para assuntos acadêmicos: Seção de Acompanhamento de Cursos - 21 2157-2841; e

- Para assuntos administrativos: Chefia de Cursos - 21 2157-2747 (Ch) e 2157-2790 (Sec).
Fim do conteúdo da página