Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMANDO – Unidades da FAB realizam cerimônias de passagem de comando
Início do conteúdo da página

Unidades da FAB no Rio de Janeiro e em Minas Gerais realizaram cerimônias de passagem de cargo. Confira:

ECEMAR - O Coronel Aviador Ricardo José Freire de Campos assumiu, interinamente, no dia 9 de fevereiro, a direção da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), substituindo o Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Nôro, e contou com a presença de oficiais-generais da ativa e da reserva, bem como comandantes de organizações militares, antigos comandantes e instrutores da Escola.

Em sua despedida, o Brigadeiro Arnaldo agradeceu ao apoio do DEPENS e a participação efetiva dos integrantes da ECEMAR, tornando possível a realização dos vários projetos desenvolvidos em sua gestão.

O novo comandante, Coronel Ricardo, passou por diversos cargos durante a carreira, como Comandante do 1º/1º Grupo de Comunicações e Controle, Comandante do 4º/7º Grupo de Aviação, Subcomandante da Base Aérea de Anápolis, Vice-Presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica, Chefe Interino do Estado-Maior do Primeiro Comando Aéreo Regional, Instrutor do Colégio Interamericano de Defesa e Coordenador dos Grupos de Trabalhos de reorganização do ensino da UNIFA e da ECEMAR.


EAOAR - Em solenidade militar realizada na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no dia 9 de fevereiro, o Coronel Aviador Sergio Mourão Mello passou o cargo de Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) ao Tenente Coronel Aviador Helmer Barbosa Gilberto. A cerimônia também foi presidida pelo Diretor-Geral do DEPENS, Tenente-Brigadeiro Nôro.

Estiveram presentes oficiais-generais da ativa e da reserva do Comando da Aeronáutica, bem como Comandantes de Organizações Militares sediadas no Rio de Janeiro, ex-comandantes e ex-instrutores da escola.

A EAOAR, conhecida como “Casarão do Saber”, realiza há 69 anos a missão de aperfeiçoar a capacidade cultural e profissional dos oficiais da Força Aérea Brasileira.

 

OASD - Em cerimônia realizada na quinta-feira (9/2), no Rio de Janeiro, a Coronel Dentista Glauce Amaral Pinto Rubim substituiu o Coronel Dentista Edson de Moraes e Silva, na direção da Odontoclínica de Aeronáutica Santos-Dumont (OASD). Ela é a primeira mulher a comandar uma unidade de odontologia da FAB. A cerimônia militar foi presidida pelo Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Armando Celente Soares.

Em seu discurso, o Coronel Moraes agradeceu ao Alto Comando da Aeronáutica pela confiança em sua indicação ao cargo, bem como à Diretoria de Saúde da Aeronáutica e organizações da FAB da área do Rio de Janeiro. Ele destacou, ainda, a competência e a dedicação do efetivo da OASD, que descreveu como “seu maior patrimônio”.

A nova diretora é cirurgiã-dentista especialista em ortodontia pelo Hospital Central da Aeronáutica (HCA), mestre em ortodontia pela Universidade Estadual de Campinas e passou por diversos cargos na Força Aérea, entre eles o de Chefe da Divisão de Odontologia do HCA.


PAMA-LS - O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa realizou, na manhã de quinta-feira (9/2), sua cerimônia militar de passagem de direção. Na ocasião, o Coronel Aviador Augusto Cesar Abreu dos Santos transmitiu o cargo ao Coronel Aviador Edgard Vale Ribeiro. A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral de Apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury.

Em seu discurso de despedida, o Coronel Augusto Cesar exaltou o comprometimento e a colaboração de todos aqueles com os quais trabalhou. "As melhores ideias e iniciativas dessa gestão foram oriundas dos grupos de trabalho, comissões e até mesmo da Ouvidoria, na página eletrônica da unidade. Se tive algum mérito, foi ao confiar nas pessoas certas, enxergando em vocês as virtudes e competências necessárias ao cumprimento da missão”, disse.

Fim do conteúdo da página