Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > ENGENHARIA - Guarnição dos Afonsos inaugura galeria subterrânea A obra ficou sob responsabilidade da Unidade Móvel de Engenharia
Início do conteúdo da página

A Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG) e a Universidade da Força Aérea (UNIFA) realizaram, na segunda-feira (09/01), a inauguração de uma galeria subterrânea sob a Avenida Marechal Fontenelle. Realizada no período de 30 de outubro de 2016 a 8 de janeiro de 2017, a obra ficou sob responsabilidade da Unidade Móvel de Engenharia (UME), em coordenação com a Subdivisão de Infraestrutura do Grupamento de Apoio dos Afonsos (GAP-AF). O objetivo foi permitir ligar os lados da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos (GUARNAE-AF), sem interferência do trânsito externo nas operações logísticas.

“Em tempos de mudanças, a importância do líder torna-se ainda maior, pois, se liderar é influenciar comportamentos, a diferença entre o bom e o mau líder não está na capacidade de mover o grupo, mas no compromisso com a direção proposta, com a missão determinada”, afirmou o Comandante da UNIFA, Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto, referindo-se ao Coronel R1 Sergio Luiz Vieira da Cunha, que chefiou a empreitada.

A galeria recebeu o nome do Brigadeiro do Ar Carneiro de Campos, Diretor do Parque de Material dos Afonsos (PAMA-AF) entre 1975 e 1978, o qual foi o primeiro a contemplar a necessidade de transposição da Avenida Marechal Fontenelle.

O evento contou com a presença do Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury e do Diretor de Engenharia da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Paulo Borba, entre outras autoridades.

UME – Unidade de engenharia de campanha capaz de operar isoladamente, que dispõe do pessoal, material e equipamento necessários ao apoio às unidades aéreas deslocadas em serviços específicos de engenharia e serviços especiais que excedam à capacidade das unidades.

A estrutura logística móvel caracteriza-se pelo emprego de unidades temporárias, organizadas para atender um determinado tipo de operação e são desativadas depois de cessados os motivos de sua ativação. Estas estruturas utilizam recursos humanos, materiais e os serviços oriundos do apoio logístico fixo para sua organização. 



Fonte: http://www.portal.intraer/portalintraer/capa/index.php?mostra=28933&ENGENHARIA%20-%20Guarni%E7%E3o%20dos%20Afonsos%20inaugura%20galeria%20subterr%E2nea
Fim do conteúdo da página