Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CINDACTA IV RECEBE VISITA DO COLÉGIO INTERAMERICANO DE DEFESA (CID)
Início do conteúdo da página

 

Planejamento. Palavra chave na viagem de Estudos da Classe 56 do Colégio Interamericano de Defesa (CID), ao CINDACTA IV. Cada minuto, cada detalhe. Tudo minuciosamente planejado. A chegada, as fotos oficias, a palestra, as visitas, a confraternização, a partida. Muitas perguntas. Os olhares atentos a perseguir as palavras dos tradutores. Tal conjunto harmônico, dinâmico e profissional se transformaram em motivo de elogios por parte dos visitantes. O CINDACTA IV, orgulho por representar o DECEA, viu-se lisongeado com tão ilustres presenças.

Além do CINDACTA IV, o roteiro em Manaus incluiu visita ao Comando Militar da Amazônia (CMA) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Do Brasil, a comitiva seguiu para o Panamá e a República Dominicana.

 

 

 

Colégio Interamericano de Defesa


O CID é uma organização internacional, dirigida desde sua fundação pela Contra-Almirante Martha Herb. O atual vice-diretor é brasileiro, General de Brigada Rolemberg Ferreira da Cunha.

O Curso Superior de Defesa e Segurança Hemisférica tem duração de um ano e dele participa de oficiais das Forças Armadas brasileiras e professores da Escola Superior de Guerra (E

 

SG).

Após um ano como estudante, o oficial permanece na escola como assessor, com o objetivo de auxiliar no curso seguinte, contribuindo com a visão brasileira dos módulos desenvolvidos.

Este é o caso do Coronel Aviador Ary Rodrigues Bertolino, que comandou o CGNA por três anos e cursou o CID em 2016. Atualmente, assumiu posição de chefe do Departamento de Efetividade do Colégio Interamericano de Defesa.

“O grande objetivo do colégio é enfocar os aspectos de segurança e defesa de todo o hemisfério americano. Ao final do curso elaboramos um planejamento estratégico voltado para os próximos dez anos. A metodologia usada é a mesma aplicada e desenvolvida pela ESG aqui do Brasil”, explicou.

Nesta viagem, o ponto de contato do Colégio entre Ministério da Defesa e a representação brasileira na junta Interamericana de Defesa. “Organizamos uma visita onde pudéssemos mostrar toda a capacidade de planejamento e de infra-estrutura brasileira, para que os alunos pudessem identificar perfeitamente o dia a dia do nosso país”. Explicou o Cel Bertolino.

Fim do conteúdo da página