Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

santopietrofoto.jpg - 2,95 MB

ALEXANDER SANTOPIETRO DE SOUSA - Cel Av

PRAÇA DE: 1º DE FEVEREIRO DE 1990

NATURAL: DO RIO DE JANEIRO

CASADO COM A SENHORA: ALESSANDRA DA COSTA SANTOPIETRO SOUZA

É PAI DE 03 FILHOS (TRIGÊMEOS): SOFIA, SAMUEL E DAVI.

 

- Após o Curso no Comando Aéreo de Treinamento (CATRE) , foi classificado no Segundo do Terceiro Grupo de Aviação, em Porto Velho. Formou-se na antiga Aviação de Ataque e instrutor da aeronave C-98.

- Em 2001 foi transferido para o Grupo Especial de Inspeção em Voo, onde exerceu, inicialmente as funções de Chefe da Seção de Comando, Auxiliar da Seção de Operações (Escalante) e Chefe da Seção de Inspeção em Voo.

- Realizou, com aproveitamento, todos os Cursos da área de Inspeção em Voo, tornando-se, além de Piloto Inspetor, Instrutor de Inspeção em Voo e das aeronaves do GEIV (IC-95 e IU-93A).

- Em 2008 foi transferido para o SDOP (DECEA), onde trabalhou na Divisão de Normas. Representou o DECEA no Grupo de Estudos sobre Veículos Aéreos Não-Tripulados, sendo responsável pela primeira publicação regulamentar sobre o assunto.

- Em 2010, o Coronel Santopietro retornou para o GEIV para a função de Subcomandante (Chefe de Operações).

- Em 2012, foi convidado para permanecer no Cargo, exercendo novamente a função de S-3 ate o início de 2014, quando retornou para o SDOP (DECEA), para a Divisão de Coordenação e Controle.

- Em 2015 realizou o Curso de Comando e Estado-Maior com aproveitamento, retornando em seguida para o DECEA para, no inicio de 2017, prosseguir para a Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington, na função de Chefe da Divisão Administrativa.

- No retorno ao Brasil foi classificado no CINDACTA IV, onde exerceu a função de Adjunto da Divisão de Operações.

 

Fim do conteúdo da página