Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Passagem de Comando do CINDACTA IV
Início do conteúdo da página

No dia 13 de Janeiro de 2017, aconteceu a Passagem de Comando do CINDACTA IV. Para iniciar as celebrações, os Comandantes participaram de um Culto Ecumênico, com a coordenação dos representantes religiosos, o Capitão Tenente Antônio Souza Lima, Padre da Marinha do Brasil, o Capitão Rogério de Carvalho Lima, Pastor do Exército Brasileiro, e o Primeiro Tenente R2 do Exército Brasileiro, Franco Jorge da Silva, representante Espírita, que conduziram a cerimônia com maestria e propriedade, onde a emoção se fez presente nas palavras de agradecimentos do Coronel Afonso.

 

A Cerimônia de Descerramento do retrato do Cel Av Afonso, aconteceu na galeria de retratos de ex-comandantes em ambiente que mesclou a formalidade e a descontração natural de Congraçamento, com entrega do Distintivo do CINDACTA IV ao Comandante que assumiu o cargo, Cel Av Camilo.

 

 

Às 10h da manhã do dia 13 de janeiro de 2017, chegou ao local da cerimônia o Cel Av Carlos Henrique Afonso Silva, Comandante do CINDACTA IV, acompanhado do Ten Brig Ar Carlos Vuyk de Aquino, Diretor Geral do DECEA que presidiu a solenidade militar.

 

Após a leitura do Ato de Exoneração, o Cel Av Afonso realizou pronunciamento, do qual há que se destacar alguns trechos

 

- “ Em julho, este cargo era de fato ocupado por um Oficial General e em era AINDA um Tenente Coronel”.

 

- “ Respondi estar PRONTO! Mas isto era apenas uma vontade, não uma certeza”.

 

- “ Fui comissionado na então Célula de Defesa Aérea, a CEDAM”.

 

- Inspecionei auxílios e “ Desentortei” aerovias sobre esta imensidão verde nas asas dos Bandeirantes do Grupo Especial de Inspeção ao Voo”.

 

- “ Levei Combustível com as asas do C-130 Hércules ao remoto Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Tiriós”.

 

- “Transportei vítimas do acidente do GOL 1907”

 

- “ Estudei, li muito. Tudo isto para fazer verdade o ESTAR PRONTO”.

 

- “ Hoje, dois anos, dois meses e 23 dias depois de sair da posição onde agora perfila o Coronel Camilo, posso afirmar que, pronto. Ou não, COMANDEI, MANDEI

 

Nessa linha de raciocínio, definiu o seu “MANDAR COM” , agradecendo aos Ten Brig Ar Aquino, Maj Brig Ar Sérgio, Maj Brig Ar Almeida, Brig Eng Yuan, presentes à solenidade, acrescentando as Bases Aéreas de Manaus, Boa Vista e Porto Velho. Unidos, superamos muitos desafios e o esteio dos senhores nos fez mais confiantes e capazes, assim se reportam às autoridades presentes, com as quais convivem, sem esquecer do Exército Brasileiro da Marinha do Brasil, da Consultoria Jurídica do Estado do Amazonas, do Ministério Público Militar, das Advocacias Gerais da União no Estado do Amazonas, da INFRAERO, Prefeituras, do Instituto Municipal de Engenharia e da Fiscalização do Trânsito de Manaus, parcerias na árdua tarefa a serviço da sociedade.

Finalizou agradecendo, em especial, aos amigos Renato Luiz Scariot e André Gustavo Fernandes Peçanha. O primeiro, Coronel Aviador e Comandante do CINDACTA IV em sua Aviação e Ativação; o segundo, também Coronel Aviador e Subcomandante em sua gestão.

 

Abrir portas aos agradecimentos para os cerca de dois mil homens e mulheres, militares e civis, distribuídos nos 5,2 milhões de quilômetros quadrados, correspondendo praticamente a 60% do território nacional, que a ele ofereceram a oportunidade ímpar de MANDAR COM.

Finalizou suas palavras ao destacar o que chamou “MANDANTES COMIGO”, sua esposa Suely e seus filhos Afonso Henrique e Gabriel, Suportes para sua indisponibilidade e alguns gestos de incompreensão, além da consciência de ter se “dedicado inteiramente ao serviço da Pátria, oferecendo o que de melhor. Foi capaz, na crença de que “MANDOU COM” o quipotente, alguém se dirigiu nos seguintes termos.

“ Ele é o meu Deus o meu refúgio, a minha fortaleza e nele confiarei”

Dirigiu-se então, ao Coronel Aviador Camilo, com os seguintes dizeres:

 

“ Meu amigo de turma Camilo, tu estás pronto para Comandar.

 

Após as palavras de despedida do Coronel Afonso seguiu-se a rotina do Ato de Designação, a passagem de Cargo, a Revista à tropa, a leitura da “ Síntese Biográfica” do novo Comandante a apresentação dos Comandantes Substituído e Substituto ao Ten Brig Ar Aquino, que fez um de palavras, enquanto Diretor Geral do DECEA, enaltecendo o trabalho realizado pelo Coronel Afonso e desejando sucesso ao Coronel Camilo.

 

 

 

O Desfile da Tropa em Continência ao Comandante do CINDACTA IV, Coronel Aviador Camilo, Coroou o êxito da solenidade Militar.

 

 

Fotos: 3º SGT Derllan

Fim do conteúdo da página