Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CINDACTA II IMPLEMENTA PROJETO “REMOTO” DO AFIS NO SBBI
Início do conteúdo da página

Em 23 de fevereiro de 2023, o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) inicia a prestação do Serviço de Informação de Voo de Aeródromo (AFIS) para o Bacacheri (SBBI). A partir dessa data, tal serviço será realizado pelo Controle de Aproximação de Curitiba (APP-CT) com o apoio dos meteorologistas da Estação Meteorológica de Superfície do SBBI (EMS-BI) por meio do envio de informações meteorológicas para o APP-CT. O AFIS do Bacacheri será destinado a todas as aeronaves de segurança pública e àquelas responsáveis pelo transporte aeromédico e de órgãos vitais, que já realizam suas operações de pouso e/ou decolagem neste aeródromo no período compreendido entre 22 h e 7 h.

Desde 2019, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do CINDACTA II e sua Divisão de Operações (DO), realizou diversas ações com a finalidade de viabilizar, com sucesso, a implementação da prestação do AFIS. Algumas dessas ações foram: publicação de carta de acordo operacional; treinamento de controladores do APP-CT em ambiente simulado, para adquirirem familiaridade e consciência situacional acerca da prestação do AFIS; e ajustes técnicos na sala do APP-CT por meio de instalação de frequência e de monitor para acesso a informações meteorológicas.

Desta forma, antes do início da prestação desse serviço, houve reuniões de apronto operacional com militares da Subdivisão de Gerenciamento de Tráfego Aéreo, Divisão Técnica, Controle de Aproximação de Curitiba, Torre de Controle de Aeródromo do Bacacheri e profissionais da CCR Aeroportos, empresa administradora do Aeródromo do Bacacheri. Essas reuniões tiveram o intuito de ajustar e divulgar os procedimentos a serem adotados para efetivar com êxito a prestação do AFIS. Ademais, houve uma reunião com o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), sediado no Aeródromo do SBBI, acerca do voo inaugural com a prestação do AFIS Bacacheri pelo APP-CT, como também a divulgação a todos os usuários sediados no SBBI sobre este novo formato de serviço.

Além disso, houve testes e voo, realizado pelo FAB 2742 (C208), pertencente ao CINDACTA II, entre 6h 30min e 7h, em 17 e 23 de fevereiro de 2023, com o propósito de conferir a execução prática dos procedimentos descritos na AIC nº 04/23 e a disponibilidade dos recursos técnicos do APP-CT – frequência, telefonia e informações meteorológicas – para a prestação dessa atividade.


A primeira aeronave a receber esse serviço foi o Falcão 03 (EC30), pertencente ao BPMOA, às 6h 28min, para a qual foi transmitida pelo APP-CT, por meio da frequência de rádio da Torre Bacacheri, a seguinte mensagem: “Falcão 03, a Força Aérea Brasileira e o CINDACTA II, através do Controle Curitiba, em São José dos Pinhais, têm a satisfação de iniciar, com a sua aeronave, hoje, 23 de fevereiro de 2023, a primeira prestação do Serviço de Informação de Voo do Aeródromo do Bacacheri. Esse serviço permitirá atender, com segurança e fluidez, todas as aeronaves que operam no Bacacheri em missões que visam à segurança pública e à vida humana entre as 22h e as 7h do horário local.”


O Major QOPM Marcio de Valim de Souza, Comandante do BPMOA/PMPR enfatizou que “ampliar as operações para o período noturno aumenta muito a capacidade de resposta aos serviços de emergência por todo Estado, situações envolvendo o transporte aeromédico junto a Secretaria de Saúde, transporte de órgãos, em apoio a central de transplantes e ocorrências de vulto, envolvendo equipes especializadas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, como já surgiram em vários momentos no período entre 22h e 7h e demandam muita agilidade no acionamento e decolagem, uma vez que quem está aguardando o suporte precisa dessa brevidade na resolução. Vale lembrar que a maior parte do suporte aéreo de nossas unidades inicia ou termina na base do Batalhão de Operações Aéreas em Curitiba, no aeroporto Bacacheri.”

Com o início dessa prestação, será possível, além de atender as aeronaves que operam, no SBBI, em missões aeromédicas e de segurança pública, viabilizar a otimização dos recursos humanos da Torre de Controle do Bacacheri, visto que será realizada pelo efetivo operacional do APP-CT.

Fim do conteúdo da página