Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > ACONTECEU - CINDACTA II atinge 100% de conformidade em Inspeção da ASOCEA
Início do conteúdo da página

Entre os dias 23 e 26 de julho, o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) recebeu a visita de Inspeção de Segurança Operacional da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA).

 

 

 

Durante os quatro dias de atividades, a Comitiva, chefiada pelo Cel R1 Álvaro Ibaldo Bittencourt, aplicou os Protocolos de Inspeção em diversas áreas operacionais do CINDACTA II: Tráfego Aéreo (ATS); Meteorologia Aeronáutica (MET); Informações Aeronáuticas (AIS); Busca e Salvamento (SAR); Serviço de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC); Ensino (ENS); Comunicação, Navegação e Vigilância (CNS) e Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO). Tais protocolos constituem listas padronizadas de verificação de procedimentos e atividades, organizadas por área do Serviço de Navegação Aérea e têm por objetivo orientar a atuação dos inspetores na avaliação do cumprimento das normas nacionais.

 

 

Sob a coordenação do Maj QOEMET Luiz Claudio Fernandez Junior, em conjunto com o Cap QOEMET João Gabriel Monteiro Moraes, as contrapartes do CINDACTA II organizaram as evidências para a aplicação dos protocolos de inspeção em mídia digital visando a facilitar os trabalhos a serem desenvolvidos pela Comitiva. Dessa forma, foi desenvolvida uma interface WEB por meio da qual os inspetores tiveram acesso direto às publicações, listas de correlação, protocolos, evidências digitalizadas e outras informações, proporcionando celeridade ao processo de verificação dos protocolos e das documentações e evidências correlatas.

 

 

A preparação para a inspeção foi realizada por militares que também são inspetores credenciados e que prepararam todo o processo de modo que tudo estivesse como eles mesmos gostariam de encontrar, quando realizam inspeções.”, afirmou o Maj Cláudio, que atuou como Coordenador da Visita de Inspeção no CINDACTA II.

 

Com o objetivo de transmitir o feedback da inspeção e repassar as orientações finais às contrapartes e ao Comandante do CINDACTA II, Cel Av Marcos Kentaro Adachi, ao final do quarto dia de atividades, a Comitiva da ASOCEA realizou a Reunião de Encerramento. Na ocasião, o Cel Av Sérgio Roberto Rodrigues Silva, Chefe de Equipe em treinamento, ressaltou o bom trabalho de preparação do CINDACTA II para receber os inspetores e no desempenho das atividades de segurança operacional, culminando no excelente resultado de 100% de conformidade nos protocolos.