Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

Aconteceu, na última quinta-feira (07/02), no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), a Cerimônia alusiva à conclusão do Curso de Formação de Cabos (CFC) e do Curso de Especialização de Soldados (CESD) 2018.

A solenidade, presidida pelo Sr. Comandante Interino Eventual do CINDACTA II, Ten Cel Esp Met IVANILDO Fernandes de Medeiros, contou ainda com a presença do Sr. Chefe do Grupamento de Apoio de Curitiba (GAP-CT), Ten Cel Int NELSON Barreto Costa; do Sr. Prefeito de Aeronáutica de Curitiba, Ten Cel Int Frederico de Souza AMARAL; e do Sr. Comandante do Esquadrão de Saúde de Curitiba (ES-CT), Ten Cel Dent WALLACE José Gaspar, que compuseram a Mesa de Honra.

Durante a Cerimônia, o primeiro colocado do CFC, CB SGS Paulo Henrique TOMIAK, e do CESD, S1 SGS Lucas GUIMARÃES Batista, tomaram posição de destaque no auditório e receberam um Certificado pela distinção conquistada. Na sequência, o orador de cada turma realizou a leitura do discurso de agradecimento, coroado com a entrega dos Certificados de Conclusão aos Formandos.

 

"Uma das diversas doutrinas adotadas pelos SEALs, o famoso grupo da Marinha Norte-Americana é a de que 'se algo merece ser feito, deve ser bem feito', e, hoje, dia da nossa formatura, está claro que esse foi o espírito do CFC Sabre 2018", afirmou, em seu discurso, o CB SGS Vinícius de Paula SOUZA, orador do CFC 2018. "Eu gosto de pensar que no futuro tudo se vai, restando-nos apenas memórias e recordações e lá, no futuro, existirão apenas dois tipos de pessoas: as que contarão suas histórias e as que contarão as histórias de outras pessoas. Sendo assim, fiquem tranquilos, novos Cabos da Força Aérea Brasileira, e contem, com orgulho e satisfação, a nossa história!", completou, dirigindo-se aos companheiros de turma.

 

"Estamos aqui, hoje, nos formando, depois de uma jornada nesta caserna iniciada há 4 anos. Juntos compartilhamos em nossas vidas a superação de limites físicos e psicológicos, descobrimos o valor da amizade e do companheirismo, estudamos e aprendemos. Agradeço o apoio e a dedicação de nossos tutores e, em especial, do nosso coordenador, Cap Inf João Gabriel PICCOLI e Souza, e também parabenizo nossos irmãos de farda que hoje se formam Cabos", afirmou o S1 SAD Vinícius MULLER Ribeiro de Faria, orador do CESD 2018.

O CFC e o CESD tiveram início no dia 7 de janeiro de 2019 e contaram com instruções militares, além das matérias que compõem o currículo de cada área de formação. Ao todo, 39 militares concluíram a formação nas especialidades de Guarda e Segurança (SGS), Saúde (SAU), Administração (SAD) e Logística e Manutenção (BLM).

 

 Seção de Comunicação Social do CINDACTA II
Texto: 3S BMT Julliana Gomes
Revisão: Maj QOECOM Andrade
Fotos: CB Feliciano e S1 Dankan

O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) participou, entre os dias 10 e 13 de dezembro, da 6ª edição dos Jogos do Programa Forças no Esporte (PROFESP). A competição, que a cada ano ocorre em uma região diferente do País, foi coordenada, em 2018, pela 5ª Divisão de Exército e teve como sede o 20º Batalhão de Infantaria Blindado, em Curitiba.

 

 


Dentre as 488 crianças que participaram do evento, 371 realizam as atividades do Programa em unidades do Exército Brasileiro no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e 117 são apoiadas pelo PROFESP do CINDACTA II, coordenado pelo CP R/1 MUS Áureo dos Santos Marcondes.

 

 

Após três dias de competições, os jovens atletas do CINDACTA II, dividos em categorias "A" - de 9 a 11 anos - e "B" - de 12 a 14 anos -, conquistaram sete (7) primeiros lugares dentre as provas individuais e coletivas. As modalidades disputadas foram cabo-de-guerra, futset, futebol de salão, corrida de orientação e atletismo (revezamento 4 x 100m, 2 x 500m, 80m livres, salto em distância e lançamento de pelota).

A cerimônia de premiação ocorreu na última quinta-feira (13) e contou com a participação do Ten Cel Int Marco Haroldo Akio Odam, Chefe do Grupamento de Apoio de Curitiba (GAP-CT), que realizou a entrega das medalhas e troféus aos competidores, além do Ten Cel R/1 Eduardo Temporin, do CINDACTA II.

 
 

 
Segundo o Cap Marcondes, "os Jogos do Programa Forças no Esporte constituem um momento muito importante para a construção dessas crianças e jovens. Mais que um acolhimento, foi um momento de pregar o respeito, a disciplina e mostrar a eles o quão importantes eles são para o Brasil, para Deus e para a Pátria. Eles se sentem bastante motivados. Nós saímos da competição e eles já perguntaram quando e onde seriam as próximas competições. Eles nunca mais serão os mesmos!".

 


 

Questionado sobre a importância dos Jogos na formação dos jovens, o Coordenador  do PROFESP no CINDACTA II afirmou: "Quando a gente faz um congraçamento esportivo, uma competição que envolva vários núcleos do PROFESP, nós damos a oportunidade para que eles ampliem seu conhecimento e suas potencialidades são colocadas à prova. Eles também aprendem a compartilhar da humildade de aceitar a derrota, de saber que a vida não se faz somente de vitórias.  Isso traz mudanças para a vida familiar, escolar e para a comunidade onde eles estão inseridos. Essas competições permitem também que eles ampliem seus horizontes e conheçam outros lugares, pois muitos vêm de outros estados e nunca tinham viajado. "

 

 

A próxima edição dos Jogos do Programa Forças no Esporte ocorrerá, em 2019, na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

 

 

Programa Forças no Esporte – PROFESP

 

O PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira, e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário. O quantitativo atual é cerca de 25.000 jovens assistidos pelo Programa.

É uma ação voluntária dos Comandantes das Organizações Militares para a inclusão de crianças carentes, que tem por objetivo dar oportunidade de acesso ao esporte e ao lazer, além de propiciar atividades culturais e educacionais, promovendo os valores da ética, da disciplina e da cidadania.

No CINDACTA II, o Programa teve início em 2015 com a participação de 100 crianças e hoje atende a 500 beneficiários da rede pública de ensino nos turnos matutino e vespertino.

 

 

Seção de Comunicação Social do CINDACTA II
Texto: 3S BMT Julliana Gomes
Revisão: 2S SAI Lutcha
Fotos: Arquivo PROFESP e Exército Brasileiro

O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) recebeu, na última terça-feira (11), a visita do Tenente-Brigadeiro do Ar FRANCISCO JOSELI PARENTE CAMELO, Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), e do Brigadeiro do Ar JOSÉ VAGNER VITAL, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação dos Sistemas Espaciais (CCISE).

 

 

 

Os Oficiais Generais, acompanhados pela Comissão de Direito Militar da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR), visitaram as instalações do CINDACTA II e do Segundo Centro Operacional Integrado (COI II), acompanhados pelo Comandante do CINDACTA II, Cel Av MARCOS KENTARO ADACHI.

 

 


 

 

O Ministro do STM, Ten Brig Joseli, esteve em Curitiba por ocasião do III Simpósio de Direito Penal Militar, que ocorreu no Auditório da OAB-PR nos dias 11 e 12 de setembro, e ministrou a palestra de abertura do evento, com o tema: “A valorização da Justiça Militar da União”.

 

 

 

 

 
Passados mais de 30 anos desde a primeira visita, foi extremamente gratificante retornar as instalações do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, localizado em Curitiba – PR. Nesta oportunidade, pude novamente visitar as dependências do CINDACTA II e fiquei extremamente impressionado com a grande evolução tecnológica ocorrida nesses últimos anos, principalmente porque parte de todos esses produtos e sistemas foram desenvolvidos no Brasil, o que comprova, ainda mais, a capacidade de nossa indústria nacional e o potencial do nosso povo. Ao encontrar homens e mulheres, abnegados profissionais comprometidos com suas atribuições, reafirmo a minha plena convicção no cumprimento da missão atribuída ao CINDACTA II”, afirmou o Ten Brig Joseli.

 

  

Seção de Comunicação Social do CINDACTA II
Texto: 3S BMT Julliana Gomes
Revisão: Maj QOEMET Uemura
Fotos: Maj QOEMET Uemura e S2 Guimarães

Fim do conteúdo da página