Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Publicações > CGABEG sem fumo
Início do conteúdo da página

No dia 29 de fevereiro de 2024, foi instituída a política de controle ao tabagismo no Centro Gerontológico de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG), intitulada CGABEG SEM FUMO. A política antitabagismo no CGABEG visa a preservação da saúde das pessoas, bem como a segurança da unidade.

Por meio da NPA nº 107/2024 - Norma Padrão de Ação da Política Antitabagismo, fica definido como público-alvo: residentes, familiares, cuidadores, visitantes, efetivo (militar e civil) e prestadores de serviço. Torna-se proibido qualquer tipo de fumo (cigarro, cigarro eletrônico, cachimbo, charuto, entre outros) nos ambientes internos do CGABEG. O tabagismo é permitido somente nas áreas externas (jardins, entorno da piscina, Praças do Encontro e da Alegria).

Para o evento, foram convidados todo o efetivo, idosos e cuidadores. A manhã começou com uma caminhada, partindo do Mirante do CGABEG. A Coronel QOMED Katia, Comandante da unidade, o Major QOMED Daniel, Chefe da Divisão Técnica, Capitão QOIMP Thaiane Benetti, chefe de controle interno, estiveram presentes.  

Como ato simbólico, ao final da caminhada, foi exposto um banner na recepção do CGABEG, formulado pelo Grupo de Trabalho Antitabagismo constituído pelo Major QOMED Daniel, 1° QOCon SSO Ten. Renata Guimarães, 2° Ten. QOCon PSL J. Penna, Asp. QOCon ENF Verônica Viana, Asp. QOCon TO Saporito, Asp. QOCon FARM Romanelli e 1S QSS SEF Queila.

Em seguida, a Asp. QOCon ENF Verônica Viana proferiu a palestra no centro de estudos do CGABEG sobre fumo, seus riscos relacionados a saúde e segurança, assim como o papel do cidadão no combate ao tabagismo. A aspirante apresentou os três eixos de ação da política (educacional, apoio e organizacional) e delineou as atribuições específicas dos setores, por meio de ações multidisciplinares, para implementação da política na instituição. Durante a solenidade, também foram elucidados os impactos financeiros e ambientais, os perigos do tabagismo passivo e as orientações ao tratamento do efetivo e das cuidadoras.

“O Fumante tem liberdade de FUMAR QUANDO QUISER, porém NÃO ONDE QUISER” foi a frase eleita destinada às novas orientações na unidade. Ao final do evento, a diretora reforçou que o controle do tabagismo no CGABEG deve ser um compromisso de todos, com vistas à qualidade de vida, como uma ação de saúde pública.

 

                                                           Comunicação Social CGABEG

Fim do conteúdo da página