Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > CENIPA recebe visita institucional de 23 Adidos Militares Estrangeiros
Início do conteúdo da página

No dia 20 de março, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) recebeu, em sua sede, uma visita institucional com 23 Adidos Militares Estrangeiros. A comitiva foi coordenada pela Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), representada pelo Brigadeiro do Ar Renato Alves de Moraes e pelo Coronel Aviador Márcio Gonçalves Ribeiro. O evento teve como principal objetivo promover a cooperação internacional no setor da aviação, bem como reforçar os compromissos mútuos do CENIPA com outros entes que possam atuar na segurança aérea global.

FOTO1 VISITA ADIDOS CENIPA a

Participaram do evento Adidos Militares da África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, China, Colômbia, Coreia do Sul, Egito, El Salvador, Equador, Espanha, Honduras, Indonésia, Japão, Paquistão, Paraguai, Portugal, República Dominicana, Tanzânia, Turquia, Uruguai, Vietnã e Zâmbia.

FOTO2 VISITA ADIDOS CENIPA a

O Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, recepcionou os Oficiais estrangeiros, fornecendo-lhes uma visão detalhada das instalações do Centro, da atuação em parceria com diversas Agências de Investigação de outros países e das principais atividades relacionadas à investigação e prevenção de ocorrências aeronáuticas. Além disso, enfatizou o compromisso contínuo do CENIPA com a segurança aérea. “O objetivo do Centro é promover o incremento da segurança do setor aéreo para todas as nações, trazendo, consequentemente, ensinamentos que beneficiarão toda a sociedade”, afirmou o Brigadeiro Moreno.

FOTO3 VISITA ADIDOS CENIPA a

Durante a apresentação, os Adidos Militares tiveram a oportunidade de interagir com o Chefe do CENIPA, explorando uma ampla gama de tópicos, desde investigação de ocorrências até discussões dos desafios enfrentados na promoção da segurança de voo e na elaboração de medidas preventivas. O encontro proporcionou um ambiente oportuno para o intercâmbio de conhecimentos e a criação de redes de cooperação entre os países representados. 

FOTO4 VISITA ADIDOS CENIPA a

Após a apresentação no Auditório Central, a comitiva foi encaminhada para a Sala de Aula do CENIPA, com o objetivo de conhecer onde são ministrados cursos presenciais, palestras, cerimônias e outras atividades promovidas pelo Centro. Em seguida, tiveram a oportunidade de visitar a estrutura do Laboratório de Destroços, um espaço criado para análise e estudo de componentes extraídos de casos reais, oferecendo uma visão ampla e pedagógica aos alunos em seus cursos de capacitação para investigadores. 

FOTO5 VISITA ADIDOS CENIPA a

Os visitantes puderam, ainda, acompanhar o trabalho realizado por militares tecnicamente habilitados no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA). Esse espaço conta com equipamentos avançados para a análise de dados provenientes de gravadores de voo, comumente conhecidos como caixas-pretas. Esses dispositivos gravam informações de voo, tanto em formato de dados quanto em áudio, proporcionando uma compreensão valiosa para a prevenção de futuros acidentes e o aprimoramento da segurança aérea.

FOTO6 VISITA ADIDOS CENIPA a

Em sua exposição aos Adidos, o Vice-Chefe do CENIPA, Coronel Aviador Adriano Barbosa Maia, destacou a contribuição do Centro nas investigações de acidentes aeronáuticos. “O CENIPA, por ser autoridade de investigação de acidentes aeronáuticos de toda a aviação civil brasileira, além da própria FAB, dialoga e contribui com diversas agências que atuam sob os protocolos estabelecidos no Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, oferecendo e recebendo apoio técnico imprescindível e especializado. Nesse sentido, o Centro proporciona à Força Aérea Brasileira (FAB) uma expertise excepcional quando comparada às outras Forças, as quais não possuem Organizações Militares investigadoras com tais características”, destacou o Coronel Maia.

FOTO7 VISITA ADIDOS CENIPA a

Para o Chefe da Segunda Subchefia do EMAER e Coordenador da visita, Brigadeiro do Ar Renato Alves de Moraes, esses eventos institucionais representam um marco significativo na promoção do diálogo e da colaboração entre os países presentes. “Esses encontros ressaltam o compromisso da Força Aérea Brasileira com a segurança de voo, destacando assim a importância contínua de tais intercâmbios para fortalecer a cooperação internacional e garantir os mais altos padrões de segurança na aviação", concluiu o Brigadeiro Renato.

FOTO8 VISITA ADIDOS CENIPA a

Ao final da visita, os Adidos agradeceram pela oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado por toda equipe do CENIPA e destacaram a importância da cooperação internacional para garantir a segurança e a eficiência do transporte aéreo em todo o mundo.

 

Foto: 3S Vanessa Sonaly /  CECOMSAER

Texto:  2T  Monique Queiroz / CENIPA
Revisão: Pollyana Aranha / CENIPA

Fim do conteúdo da página