Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > CENIPA celebra seu 52º aniversário de criação
Início do conteúdo da página

FOTO 01 CENIPA ANIVERSÁRIO 52 ANOS1b

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em Brasília (DF), celebrou, no dia 29/11, em uma cerimônia militar, seu 52º aniversário. A solenidade foi presidida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, e contou com homenagens aos militares e civis pelos bons serviços efetivamente prestados ao Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).

Destaques Sipaer 01Durante o evento, foram agraciados com o Destaque SIPAER, em reconhecimento ao trabalho pautado nas ações em prol do fortalecimento da prevenção de acidentes aeronáuticos no Brasil, o Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, o Juiz Federal Marcelo Honorato, o Comandante David Branco Filho e o Senhor Gabriel Colle.

FOTO 06 CENIPA ANIVERSÁRIO 52 ANOS1a

Na ocasião, também houve a entrega do Mérito SIPAER de 20 e 10 anos, homenagem criada em 2009 para ressaltar o desempenho dos profissionais do SIPAER. Foi agraciado com o Mérito SIPAER Prata, o Suboficial SDE Flávio Ferreira dos Santos, em reconhecimento aos 20 anos de bons serviços prestados ao SIPAER. “Foi uma honra receber esta distinção honorífica neste dia tão especial em que comemoramos o aniversário de 52 anos do CENIPA. Só tenho a agradecer a Deus, minha família e à Força Aérea pelo reconhecimento”, expressou o SO Flávio.

Méritos Sipaer01abDe igual modo, o Mérito SIPAER Bronze foi entregue ao Tenente-Coronel Aviador Fernando Ferreira Pitrez Lombardi, ao Segundo-Sargento BET Felipe Marques Gomes, ao Senhor João Antônio Felix Barbosa e ao Senhor Rubens Alves Soares, pelos 10 anos de relevantes contribuições.

FOTO 11 CENIPA ANIVERSÁRIO 52 ANOS

Em outro ponto da solenidade, tendo sido eleita pelo efetivo do CENIPA, a Segundo-Sargento SEL Stefani Nunes Lopes, da Divisão Administrativa do CENIPA, recebeu a homenagem Destaque Funcional por sua destacada atitude profissional. “Agradeço a todos do efetivo pela confiança em meu trabalho. Me sinto imensamente honrada com a distinção e emocionada em compartilhar esse momento”, expressou a militar.Medalha MilitarFindando as homenagens da cerimônia, houve a entrega de Medalhas Militares, destacando o Suboficial BMA Cléverson Hoffmann Ojeda, que recebeu a Medalha Militar de Ouro pelos mais de 30 anos de bons serviços prestados à FAB. “É muito gratificante receber o reconhecimento de nossa Força Aérea por estes 30 anos de serviço dedicados à Pátria e à sociedade brasileira." ressaltou o militar. O Segundo-Sargento BMA Denilson Deymesson Gomes da Silva também foi agraciado com a medalha de Bronze por seus mais de 10 anos de bons serviços.

FOTO 14 CENIPA ANIVERSÁRIO 52 ANOS1a

O Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, expressou sua gratidão pela colaboração do efetivo e enfatizou a importância do Centro para a Força Aérea Brasileira. “O CENIPA completa mais um ano como um Centro de excelência em prevenção, investigação e capacitação. Sinto-me honrado e agradecido pelo privilégio de liderar, por mais um ano, virtuosos homens e mulheres, e estar à frente desta valorosa Organização. Nossa missão é um lembrete constante de que a vida e a Segurança de Voo são valores inegociáveis, e é nesse espírito que o CENIPA, juntamente com seus sete Serviços Regionais, continua a elevar os padrões da segurança aérea no Brasil e a manter os céus do país entre os mais seguros do mundo”, expôs o Brigadeiro Moreno.

FOTO 15 CENIPA ANIVERSÁRIO 52 ANOS

Além do Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, o evento também foi prestigiado pelo, pelo Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Adolfo Aleixo da Silva Junior; pela Consultora Jurídica-Adjunta do Comando da Aeronáutica, Tania Patricia de Lara Vaz; pelo Subchefe de Política e Estratégia do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Contra-Almirante Sérgio Blanco Ozório; pelo Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Aéreas, Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer; pelo Chefe do Centro Conjunto de Operações Aéreas do Comando de Operações Aeroespaciais e Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais, Brigadeiro do Ar Francisco Bento Antunes Neto; entre outros militares de diversas Organizações da FAB. 

Sobre o CENIPA

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos foi criado em 1971, por meio do Decreto nº 69.565, como órgão central do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). A criação do CENIPA representou o surgimento de uma nova filosofia a ser difundida no país: a palavra inquérito foi substituída e as investigações passaram a ser realizadas com o único objetivo de promover a "prevenção de acidentes aeronáuticos", em concordância com normas internacionais.

Para realizar sua missão, o CENIPA desenvolve anualmente atividades educacionais, operacionais e regulamentares. Além disso, como órgão central do SIPAER, tem como atribuições o planejamento, a orientação, a coordenação, o controle e a execução das atividades de investigação e de prevenção de acidentes Aeronáuticos.

 

Foto: SO Flávio / CENIPA e SGT P.Silva / CECOMSAER

Texto:  2T  Monique Queiroz / CENIPA
Revisão: Pollyana Aranha / CENIPA

Fim do conteúdo da página