Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > CENIPA participa de instrução de MRM
Início do conteúdo da página

SIM 2138No dia 9 de agosto foi realizado na Ala 9, em Belém/PA, um treinamento sobre Gerenciamento dos Recursos de Manutenção (MRM). O Tenente-Coronel REF Jocelyn Santos dos Reis, do efetivo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi o instrutor do treinamento.

Participaram da instrução cerca de 100 profissionais de manutenção do Grupamento de Logística da ALA 9, além de integrantes da Polícia Militar do Pará.

O evento, coordenado pelo Oficial de Segurança de Voo, Capitão Aviador Izan, foi dividido em duas partes. Na primeira foi realizada a exposição teórica sobre os conceitos do MRM. Já na segunda parte foi realizado o exercício prático, onde os profissionais analisaram casos reais de acidentes aeronáuticos onde a manutenção aparece como fator contribuinte.SIM 2227

O MRM 

O Gerenciamento dos Recursos de Manutenção (Maintenance Resource Management – em Inglês), que segue o modelo de abordagem inspirado no CRM (Crew Resource Management – na sigla em Inglês), é focado na valorização do homem de manutenção.

Consiste em um treinamento que visa reduzir falhas na manutenção e aprimorar a tomada de decisão pelo trabalho em equipe, comunicação, relacionamento pessoal e outros recursos.

Segundo o Tenente-Coronel Reis, “o treinamento abrange a atualização permanente, desde o planejamento, comunicação e apoio mútuo das equipes, passando pelo gerenciamento de serviço, consciência situacional, tomada de decisões e o debrifim, para minimizar erros humanos”, esclareceu.

SIM 2285

Fim do conteúdo da página