Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Seis artigos científicos são apresentados na nova Revista Conexão SIPAER
Início do conteúdo da página

RCS 2017A Revista Conexão SIPAER apresenta, no seu terceiro número deste ano, seis artigos científicos, além de uma tradução.

No artigo "Learning to fly: O papel da aprendizagem na Segurança Operacional", a autora Simone Kelli Cassiano procurou compreender a importância do adequado gerenciamento dos processos que garantem a proficiência dos profissionais atuantes no sistema aeronáutico. Da mesma autora, o artigo "A fadiga em foco na aviação: Adaptação brasileira da Samn Perelli Scale" descreve o processo de adaptação transcultural de medida autorreferente para avaliação da percepção de fadiga.

"O laser e as medidas mitigadoras proativas para a Segurança de Voo", de autoria de Thalles Francisco Coutinho, apresenta um estudo sobre medidas mitigadoras proativas referentes ao uso inadequado do laser que compromete a segurança operacional na atividade aérea.

Já Rogério Possi Júnior, no artigo "Dificuldades em serviço na aviação civil brasileira – Panorama 2016", apresenta o resumo dos eventos de dificuldades em serviço de 2016 que foram comunicados à Agência Nacional de Aviação Civil por operadores, organizações de manutenção de produto aeronáutico ou por fabricantes.

Os autores: Luís Carlos Batista Santos, Cleibson Almeida, Jorge Luiz Farias, Carla Susete Gonçalves Francisco e Beatriz Macedo Coimbra dos Santos, no artigo "Risco da Fauna na Aviação Brasileira: Aplicação da Análise de
Correspondência para análise da relação entre Fase de Voo e Tipo de Reporte", apresentam uma aplicação de técnica estatística de Análise de Correspondência Simples para compreender a inter-relação de variáveis e interpretar os resultados de forma analítica para reportes de eventos de interesse com Fauna no Brasil. Este artigo também está disposto na seção Traduções.

Por fim, no artigo "A implantação de standard operating procedures como instrumento gerencial da segurança operacional de empresas aeroagrícolas", a autora Vivian Tosin Vaz, mostra a necessidade de padronização dos procedimentos operacionais, bem como sua redação e publicação no formato de SOPs pelas empresas aeroagrícolas.

Para conferir este número da Revista clique aqui.

Fim do conteúdo da página