Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V participa de Encontro de Segurança Operacional, em Porto Alegre
Início do conteúdo da página

Foto capaO Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) participa do Encontro de Segurança Operacional promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O evento acontece nesta quarta-feira, dia 13 de setembro, das 9 às 17h, na sede do Núcleo Regional de Aviação Civil – NURAC, em Porto Alegre.

O Encontro faz parte de uma campanha realizada pela ANAC em diversas regiões do Brasil, em conformidade com o Programa de Segurança Operacional Específico (PSOE-ANAC). O objetivo é concentrar esforços para a disseminação da cultura, dos conceitos e das melhores práticas de implementação dos Sistemas de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) junto aos provedores de serviço de aviação civil.

O Chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Leonardo Pinheiro de Oliveira, profere palestra sobre “Ocorrências Aeronáuticas na Região Sul”. O tema abrange a estrutura do SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), o panorama estatístico das ocorrências regionais e os principais fatores contribuintes e tipos de ocorrências, com foco na aviação geral.

Na sua exposição, o palestrante pretende mostrar o passo a passo de duas investigações semelhantes realizadas na área de responsabilidade do SERIPA V. Ele ressalta que, nos dois casos investigados, houve a influência dos mesmos fatores contribuintes, tendo sido emitidas as mesmas recomendações de segurança no Relatório Final.

O evento se destina a executivos/gestores, gestores de segurança operacional e demais profissionais que atuam na segurança operacional da aviação geral, dentre eles, operadores de táxi-aéreo, de serviços aéreos especializados, da aviação geral e da aviação de segurança pública, bem como profissionais e alunos de escolas de aviação e aeroclubes.

1De acordo com a programação, o Encontro aborda os seguintes temas: Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC 91), DCERTA e checklist de mínimos operacionais (ANAC), preocupações de tráfego aéreo na região (DTCEA-PA), cultura positiva de segurança operacional (AOPA), os inventores (EMBRAER), além de ocorrências aeronáuticas (SERIPA V).

Melhoria Contínua - A Segurança Operacional consiste em um estado no qual o risco de lesões ou danos à vida de pessoas e recursos materiais da aviação devem ser reduzidos ou mantidos em um nível aceitável, ou abaixo do mesmo, por meio de um processo contínuo de identificação de perigos e gerenciamento dos riscos.

A melhoria contínua da segurança operacional é o foco do SGSO (Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional), que se utiliza de um conjunto de ferramentas gerenciais e métodos organizados para apoiar as decisões a serem tomadas por um provedor de serviço de aviação civil, em relação ao risco de suas atividades diárias.

Fim do conteúdo da página