Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > CENIPA participa de Jornada de Segurança Operacional, no Mato Grosso
Início do conteúdo da página

Ciopaer2O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) participou da Primeira Jornada de Segurança Operacional realizada pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) do estado do Mato Grosso. O evento ocorreu no Palácio Paiaguás, sede do Governo do estado, no dia 02 de agosto.

As palestras abordaram temas como: gestão de riscos operacionais na manutenção em unidade aérea de segurança pública, jornada de trabalho dos aeronavegantes da aviação de segurança pública, emprego de imageadores aéreos (FLIR) nas operações policiais do Estado, clima organizacional e estudo de caso. O objetivo foi capacitar os profissionais sobre a aplicação de práticas de segurança na rotina das atividades aéreas.

O Major Aviador Thiago Alexandre Lírio, da Subdivisão de Investigação do CENIPA, apresentou caso prático envolvendo acidente com helicóptero da Polícia Militar de Goiás e a contribuição da investigação para a prevenção de acidentes, aplicada a forças policiais. Ainda destacou ele: “Tão importante quanto contribuir para a segurança de voo é poder trocar informações com profissionais que atuam numa atividade aérea tão relevante para sociedade. Tivemos a oportunidade de conversar sobre contribuições que uma investigação oferece para melhoria dos processos de segurança de voo”.

A Tenente Simone Cassiano, da Assessoria de Fator Humano do CENIPA, falou sobre clima organizacional e a interferência na segurança das atividades. Segundo ela, “as falhas decorrentes da inadequada gestão do clima e da cultura organizacional são precursoras de acidentes aeronáuticos”.

CIOPAER-MT - As atividades do CIOPAER são desempenhadas por bombeiros, policiais civis e militares que se dividem nas funções de pilotos, tripulantes, mecânicos e serviço administrativo. O objetivo do Centro é unificar o controle, a operação e a manutenção das aeronaves de asas fixas e rotativas, empenhadas em atividade policial.

Fim do conteúdo da página