Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V participa de simpósio de segurança de voo
Início do conteúdo da página

A Base Aérea de Anápolis realizou o segundo Simpósio de Segurança Operacional, com a presença da comunidade militar e civil da região, e debateu assuntos relacionados à segurança operacional da aviação. O evento aconteceu no dia 10 de novembro, em Goiás, e atraiu cerca de 300 profissionais da atividade aérea – entre aqueles que voam e os que fazem voar.

Participaram diversos segmentos da comunidade aeronáutica, desde a indústria aeronáutica, pilotos civis e militares, empresas aéreas, mecânicos de voo, aviação executiva,  agentes aeroportuários (Infraero e aeródromos públicos municipais) e controladores de voo.

Segurança de Voo - Na oportunidade, o chefe do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro, foi convidado a proferir uma palestra sobre o tema “Aerodinâmica e desempenho de aeronaves de baixa performance”, focando aspectos sobre às propriedades e características de aeronaves da aviação geral brasileira.

O palestrante alertou os aeronavegantes (tripulação), em todos os níveis da aviação, para que entendam mais do que os conceitos de aerodinâmica, sobretudo, as consequências práticas que resultam em acidentes. Revelou ainda que, no decorrer das investigações do SERIPA V, foram identificadas falhas no desempenho de aeronaves, tanto de asas fixas, quanto rotativas.

“Embora o assunto seja extremamente técnico, é necessário manter a aplicação prática do conhecimento de aerodinâmica e sua influência direta na atividade aérea, contribuindo para a redução das estatísticas de acidentes na aviação geral do país”, afirmou.

Segurança Operacional - Na avaliação do Comandante da Base Aérea de Anápolis, Rodrigo Fernandes Santos, o simpósio compartilhou com a comunidade da aviação valores e princípios de Segurança de Voo, reforçando a imagem da Força Aérea Brasileira. “As questões de segurança são sempre voltadas para a cabine do piloto. O simpósio ampliou a discussão para a cultura de segurança operacional, que abrange desde o preparo da aeronave até a execução do voo seguro”, afirmou.

O coordenador do evento e Chefe da SIPAA (Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), Major Aviador Domenico Merrichelli, disse que, embora o nível de segurança da organização seja elevado, continuamos a manter a eficiência e a eficácia por meio de atividades educativas. “Nosso trabalho de prevenção é anônimo e silencioso. Não sabemos o quanto conseguimos evitar, em termos de estatísticas de acidentes, e isso só se descobre quando ocorrem falhas”, declarou.

Em relação ao tema da segurança operacional, que é a atividade-fim da Força Aérea Brasileira, foram tratados assuntos relacionados a cargas perigosas em transporte aéreo, a visão da ANAC para a segurança operacional, os programas de controle de segurança operacional das empresas Avianca e Azul Linhas Aéreas, além de  aspectos da automação na cabine de comando de aeronaves modernas (Legacy 500, Airbus, Boeing e outras).

Participaram como palestrantes os seguintes convidados: Coronel Aviador (Reserva Remunerada da FAB), Maurício José Antunes Gusman Filho, da ANAC, Tenente Psicóloga Karynne Cordeiro Bayer, do CENIPA; e os comandantes: Sidrach Magalhães Junior, da Sete Linhas Aéreas; David Branco Filho, da Embraer; Carlos Augusto Pereira Nunes, da Azul Linhas Aéreas; e Rodrigo Jardim de Mattos, da Aviança, além do Chefe do SERIPA V.

Segurança no trabalho - Segundo o Chefe da SIPAA, Major Domenico, antecipando o simpósio, foi realizado um evento especial voltado para a segurança no trabalho, que contemplou os profissionais da Base Aérea. Entre os temas, a utilização de equipamentos EPI (Equipamento de Proteção Individual), prevenção contra incêndio, promoção da saúde e outros.  “Conscientizar as pessoas de que não basta a ausência de doenças, é preciso também alcançar o bem-estar físico, mental e social, conforme apregoa a Organização Mundial de Saúde”, afirmou o Chefe da SIPAA.

Outro momento importante para a prevenção de acidentes, foi o enfoque na segurança defensiva de trânsito, acidentes no trabalho, quanto ao cuidado de procedimentos no cotidiano das atividades, em especial, para profissionais que atuam na área de mecânica, bem como aqueles que lidam com ferramentas pesadas, a exemplo de tratores e carros de abastecimento das aeronaves.

Fim do conteúdo da página