Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA II participa de jornada da BANT
Início do conteúdo da página

A Base Aérea de Natal (BANT) promoveu, no dia 5 de novembro, atividade de prevenção de acidentes aeronáuticos, cujo objetivo foi elevar o nível de atenção dos militares na prática diária das atividades.

A Jornada de Segurança de Voo da BANT, realizada nas dependências do Cine Navy dessa organização militar, contou com a participação dos efetivos do 1º/5º Grupo de Aviação (GAV) , 2º/5º GAV, 1º/11º GAV e do Grupo de Suprimento e Manutenção.

O primeiro palestrante, o Juiz Federal Marcelo Honorato (ex-investigador do SERIPA I), discorreu sobre os crimes aeronáuticos e comentou a respeito de algumas peculiaridades da promulgação da Lei 12.970/2014, também conhecida como Lei do SIPAER.

Em seguida, o Chefe da Divisão de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (DPAA) do Comando-Geral de Operações Aéreas, Coronel Aviador Luis Claudio Veloso Gonçalves, mostrou o panorama da segurança de voo da região, enfatizando as perdas relacionadas às ocorrências de solo.

O Chefe do SERIPA II, Coronel Aviador Nilo Sérgio Machado de Azevedo, ressaltou em sua palestra a importância do reporte voluntário (utilização de RELPREV) para a mitigação de riscos. “Para realizar um bom trabalho de prevenção de acidentes, é necessária a participação de todos os envolvidos com a atividade aérea, principalmente, por tratar-se da troca de informação”, afirmou.

A psicóloga Vanessa Dias, da Assessoria de Fatores Humanos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), abordou o tema Fatores Humanos na Aviação, destacando sua influência nas ocorrências aéreas.

Finalizando o encontro, o Capitão José Carlos Bastos Souza, do efetivo do DTCEA-NT, falou sobre o uso da fraseologia correta para a prevenção de ocorrências de tráfego aéreo. O militar apresentou exemplos em que a não observância dessa regra de voo foi fator contribuinte para acidentes e incidentes aeronáuticos.


Fim do conteúdo da página