Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CENIPA firma Acordo de Cooperação Técnica com a SENASP
Início do conteúdo da página

DSC 0907aPrincipal objetivo é aumentar a segurança de voo da Aviação de Segurança Pública brasileira

Hoje, 12 de novembro, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) assinou Acordo de Cooperação Técnica com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) oficializando parceria em prol da melhora da segurança de voo da Aviação de Segurança Pública brasileira. O evento ocorreu na sede do Ministério da Segurança Pública.

Assinaram o documento o Secretário Nacional de Segurança Pública (SENASP), Major Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini e o Chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Brigadeiro do Ar Frederico Alberto Marcondes Felipe.

O documento assinado visa o desenvolvimento de ações relacionadas ao intercâmbio de dados e informações, para efeito de otimização da atividade de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos.

O acordo também prevê a participação na execução de atividades de investigação de ocorrências aeronáuticas, tais como ações iniciais e seus respectivos desdobramentos, como também estabelecer protocolos de execução institucionais para essas ações.

“É muito importante que a gestão da segurança de voo das Organizações de Aviação de Segurança Pública troque experiências com o CENIPA, que atua diretamente na prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos no Brasil, tendo a possibilidade de agregar e sugerir melhorias para aumento da segurança de voo da Aviação de Segurança Pública brasileira”, afirmou o Maj Brig Ar Fiorentini, Secretário Nacional de Segurança Pública.

Para o Brigadeiro Felipe, Chefe do CENIPA, “assinar esse acordo é um avanço para a segurança de voo, pois a Aviação de Segurança Pública, com a capilaridade que tem, e a qualidade de seus recursos humanos, pode colaborar com o CENIPA nas ações iniciais e seus respectivos desdobramentos quando necessário”.

A principal meta do acordo é aproximar as Organizações de Aviação de Segurança Pública e o CENIPA, com o objetivo de estruturar um sistema nacional de gestão de segurança de voo dessas unidades como forma de desenvolver iniciativas voltadas à produção de conhecimentos no campo da segurança operacional visando a prevenção de acidentes aeronáuticos.

 

Fim do conteúdo da página