Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

FOTO cgu2

O objetivo é contribuir com sugestões para o Referencial Técnico de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal

O Chefe do Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR), Brigadeiro Intendente Sérgio Almeida de Paula e Silva, participou, na terça-feira (22/08), de uma reunião com o Secretário Federal de Controle Interno do Ministério da Transparência, Antonio Carlos Bezerra Leonel, sobre a Instrução Normativa CGU n°03. O evento contou, ainda, com a participação do Diretor do Centro de Controle Interno da Marinha, Contra-Almirante (IM) Marcelo Barreto Rodrigues, do Diretor de Planejamento e Coordenação das Ações de Controle, Gustavo de Queiroz, e representantes da Secretaria de Controle Interno do Ministério da Defesa e dos Centros de Controle Interno do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

O normativo em debate estabelece princípios, diretrizes e requisitos para a prática profissional da atividade, abrangendo todas as unidades do Sistema de Controle Interno, como ministérios e demais órgãos, além das auditorias internas nas autarquias, fundações públicas e empresas estatais.

Uma das principais mudanças é o alinhamento da atividade de auditoria e fiscalização aos conceitos de gestão de riscos e governança, conforme previsto na Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 01/2016. A IN nº 03/2017 também trata da atuação do Ministério da Transparência (CGU), por meio da Secretaria Federal de Controle Interno e das Unidades Regionais. O Referencial Técnico reforça o propósito da auditoria interna em aumentar e proteger o valor organizacional das instituições públicas, sem eliminar a atuação em outras competências, a exemplo das ações investigativas em operações especiais e trabalhos de apuração.

O normativo consolida a mudança de paradigma baseada no fortalecimento das posturas colaborativa e construtiva por parte dos auditores internos. Dessa forma, o Referencial Técnico incorpora, às normas nacionais, práticas já consolidadas internacionalmente, por meio da avaliação e consultoria baseadas em risco. A IN nº 3/2017 entrará em vigor após 180 dias da publicação, período necessário para atualização dos manuais em parceria com as Unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

Cabe ressaltar que o CENCIAR integra o Sistema citado, como uma Unidade Setorial da Secretaria de Controle Interno do Ministério da Defesa (CISET-MD), em que é responsável pelas atividades de auditoria e fiscalização do Comando da Aeronáutica.

tcucapa

 

Clique aqui e veja notícia no Portal da FAB.

pppcapa

 

Clique aqui e veja notícia no Portal da FAB.

 

DSC 1212capa

O Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR) participou do 10º Simpósio de Controle Interno, no dia 24 de outubro de 2017, que tratou do tema “A responsabilização dos agentes da administração pública aplicada pelas Instituições de Controle e Órgãos Judiciários ”.

O evento realizou-se na 1ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército (1ª ICFEx), no Rio de Janeiro, e teve como objetivo abordar temáticas de extrema relevância e criticidade como o Controle Interno e o Externo e a responsabilização dos agentes da Administração Pública. A 1ª ICFEx é uma Setorial Contábil e Unidade de Controle Interno do Exército Brasileiro, tendo por finalidade, no âmbito do Comando do Exército, realizar a contabilidade analítica sob a coordenação técnica da Diretoria de Contabilidade e desenvolver atividades de auditoria e fiscalização sob coordenação do Centro de Controle Interno do Exército (CCIEx).

As instituições que proferiram palestras, por meio de seus representantes, foram: Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Brasiliano e Associados, Fundação Getúlio Vargas e Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

O Exmo. Sr. Chefe do Centro de Controle Interno da Aeronáutica, Brigadeiro Intendente Sérgio Almeida de Paula e Silva, palestrante do evento, abordou o tema “A Aplicação da Responsabilidade solidária e a responsabilização dos agentes da administração no âmbito da Força Aérea Brasileira”, onde abordou sobre a corresponsabilidade de todos os gestores que participam dos processos administrativos de gestão. Afirmou ainda que o Simpósio possui extrema relevância aos membros do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, à medida que o inter-relacionamento entre as Instituições colabora na governança das Organizações Militares.

 

DSC 1195

 

DSC 1197

 

 

24094999318 b3dbe4a8de bcapa

O Centro de Controle Interno da Aeronáutica participou do Fórum Nacional de Controle, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nos dias 26 e 27 de outubro, no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília.

O Fórum contou, também, com a presença de representantes do Estado-Maior da Aeronáutica e da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica e com a participação de membros do Tribunal de Contas da União, da Controladoria-Geral da União, do Instituto Rui Barbosa, do Conselho de Dirigentes de Órgãos de Controle Interno (DICON), do qual os Centros de Controle Interno dos Comandos Militares são integrantes, entre outros convidados, com o objetivo de integrar as instituições de Controle Externo e Interno dos três entes da federação e de todas as esferas de Poder, com foco em ações integradas, proposição de nova legislação, desenvolvimento de atividades de capacitação, além de compartilhamento e disseminação de boas práticas de governança.

O Presidente do TCU, Ministro Raimundo Carreiro, na abertura do evento, reforçou a importância do intercâmbio de informação entre os diferentes entes fiscalizadores para ações mais integradas e eficientes. “Se uma das missões de controle é zelar para que as organizações atuem com os princípios constitucionais, é necessário dar exemplo. Sejamos eficientes e integrados, vamos aproveitar a oportunidade de discussão para aprender boas práticas com outros órgãos”, afirmou o Presidente.

Para o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, a realização do Fórum demonstra o comprometimento dos tribunais para o aprimoramento da gestão pública. “Vejo com muita alegria e esperança a participação dos órgãos municipalistas neste evento. Será a partir desta ampla cooperação, que se tornará possível disseminação das boas práticas”, destacou o parlamentar.

Um dos trabalhos citados pelo ministro Augusto Nardes do TCU foi o referencial que resumiu em dez passos o caminho para a boa governança do serviço público. O trabalho foi apresentado ao governo federal e a várias instâncias nacionais e internacionais.

O Chefe do Centro de Controle Interno, Brigadeiro Intendente Sérgio Almeida de Paula e Silva, ressaltou que a participação do CENCIAR no evento fortalece a visão de excelência nas atividades de auditoria e fiscalização desempenhadas pela Unidade.

 

24095007338 4f623d7a8d b

Curso CENCIARcapa

 

As instruções capacitam os auditores internos à análise de uma estrutura de controles internos baseada no COSO.

O Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR) promoveu a capacitação de dez oficiais para atuação em auditorias internas, durante os dias 27 a 30 de novembro, em Brasília (DF). A atividade faz parte do programa de qualificação e fortalecimento do Auditor Interno e tem como objetivo oconhecimento da estrutura COSO Controle Interno, que ganhou grande aceitação e é amplamente usada nas atividades de auditoria interna, em conformidade com a Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (International Professional Practices Framework - IPPF),  base conceitual que organiza as informações oficiais promulgadas peloThe Institute of Internal Auditors.

O curso é promovido pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), entidade que presta serviços de formação, capacitação e certificação para seus associados, com sede em São Paulo/SP, e que, atualmente, está entre os cinco maiores em atuação no mundo dentre os afiliados do IIA Global (The Institute of Internal Auditors), sediado nos Estados Unidos.

O objetivo do curso foi examinar como uma abordagem com base em princípios pode ser usada para desenvolver, implementar e avaliar um sistema de controles internos, discutir as consequências que a Estrutura atualizada traz para a profissão de auditoria interna e para as atividades individuais, além de identificar oportunidades para utilização da Estrutura atualizada em seu processo de auditoria interna aumentando o valor de seus serviços de avaliação e consultoria.

O Chefe do CENCIAR, Brigadeiro Intendente Sérgio Almeida de Paula e Silva, ressaltou a importância da capacitação como forma de ampliar os escopos utilizados nas atividades de auditoria, buscando, por meio da análise da estrutura de controles internos, fortalecer e promover a gestão de riscos e a governança nas Unidades do Comando da Aeronáutica.

 

PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA MILITAR REALIZA PALESTRA DE ENCERRAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO E FORTALECIMENTO DE VALORES DO CENCIAR

O Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR) recebeu, na manhã do dia 20 de Dezembro de 2017, o Dr Jaime de Cassio Miranda, Procurador Geral de Justiça Militar, que ministrou palestra de encerramento do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores do CENCIAR do Ano de 2017 e contou com a presença do Major Brigadeiro Gilberto Barros Santos, Diretor Geral do MPM e da Dra. Verônica Freitas Rodrigues Alves, Assessora Jurídica do MPM.

A palestra aconteceu no auditório do GABAER, em Brasília, e teve como objetivo promover a aproximação institucional entre o MPM e o CENCIAR, visando o aprimoramento da atuação do órgão de controle interno, o qual contribuirá para o efetivo combate às possíveis fraudes; a punição daqueles que infringirem a Lei Penal Militar e o uso adequado e oportuno do orçamento que for destinado à Força Aérea.

O Chefe do Centro de Controle Interno, Brigadeiro Intendente Sérgio Almeida de Paula e Silva, ressaltou a importância do fortalecimento dos valores que o agente público deve possuir, buscando qualidade, responsabilidade e legalidade na gestão dos recursos públicos e o excelente inter-relacionamento que têm desenvolvido com o MPM.


ACONTECE NA FAB

ENSINO

ECEMAR inicia Estágio de Política e Estratégia Aeroespaciais de 2018

Atividades de ensino são prioritárias para o Comando da Aeronáutica, tendo como medida estratégica ampliar a capacitação profissional na pós-formação

TRÁFEGO AÉREO

Ponte aérea Rio – São Paulo está entre as mais movimentadas do mundo

Ponte aérea Rio – São Paulo está entre as mais movimentadas do mundo

ENSINO

Escola de Especialistas recebe mais de 400 novos alunos

Mais de 400 jovens foram recebidos no último domingo (07/01)

FAB TV

FAB TV - Revista Eletrônica - Dezembro de 2017

A FAB TV – o canal do Youtube da Força Aérea Brasileira - lança, nesta sexta-feira (22/12), sua edição do mês de dezembro. Você vai conferir a formatura das principais escolas da FAB em 2017. ...

Últimas Publicações

AEROVISÃO Nº 255

VOO EM ALTA PERFORMANCE - Novas rotas encurtam distâncias,otimizam fluxo aéreo e diminuem custos

Fim do conteúdo da página