Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

tcucapa

 

Clique aqui e veja notícia no Portal da FAB.

 

PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA MILITAR REALIZA PALESTRA DE ENCERRAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO E FORTALECIMENTO DE VALORES DO CENCIAR

O Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR) recebeu, na manhã do dia 20 de Dezembro de 2017, o Dr Jaime de Cassio Miranda, Procurador Geral de Justiça Militar, que ministrou palestra de encerramento do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores do CENCIAR do Ano de 2017 e contou com a presença do Major Brigadeiro Gilberto Barros Santos, Diretor Geral do MPM e da Dra. Verônica Freitas Rodrigues Alves, Assessora Jurídica do MPM.

A palestra aconteceu no auditório do GABAER, em Brasília, e teve como objetivo promover a aproximação institucional entre o MPM e o CENCIAR, visando o aprimoramento da atuação do órgão de controle interno, o qual contribuirá para o efetivo combate às possíveis fraudes; a punição daqueles que infringirem a Lei Penal Militar e o uso adequado e oportuno do orçamento que for destinado à Força Aérea.

O Chefe do Centro de Controle Interno, Brigadeiro Intendente Sérgio Almeida de Paula e Silva, ressaltou a importância do fortalecimento dos valores que o agente público deve possuir, buscando qualidade, responsabilidade e legalidade na gestão dos recursos públicos e o excelente inter-relacionamento que têm desenvolvido com o MPM.


AUDITORIA – CENCIAR recebe capacitação em conformidade com práticas profissionais recomendadas internacionalmente

As instruções capacitam os auditores internos à análise de uma estrutura de controles internos baseada no COSO.

O Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR) promoveu a capacitação de dez oficiais para atuação em auditorias internas, durante os dias 27 a 30 de novembro, em Brasília (DF). A atividade faz parte do programa de qualificação e fortalecimento do Auditor Interno e tem como objetivo o conhecimento da estrutura COSO Controle Interno, que ganhou grande aceitação e é amplamente usada nas atividades de auditoria interna, em conformidade com a Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (International Professional Practices Framework - IPPF), base conceitual que organiza as informações oficiais promulgadas peloThe Institute of Internal Auditors.

O curso é promovido pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), entidade que presta serviços de formação, capacitação e certificação para seus associados, com sede em São Paulo/SP, e que, atualmente, está entre os cinco maiores em atuação no mundo dentre os afiliados do IIA Global (The Institute of Internal Auditors), sediado nos Estados Unidos.

O objetivo do curso foi examinar como uma abordagem com base em princípios pode ser usada para desenvolver, implementar e avaliar um sistema de controles internos, discutir as consequências que a Estrutura atualizada traz para a profissão de auditoria interna e para as atividades individuais, além de identificar oportunidades para utilização da Estrutura atualizada em seu processo de auditoria interna aumentando o valor de seus serviços de avaliação e consultoria.

O Chefe do CENCIAR, Brigadeiro Intendente Sérgio Almeida de Paula e Silva, ressaltou a importância da capacitação como forma de ampliar os escopos utilizados nas atividades de auditoria, buscando, por meio da análise da estrutura de controles internos, fortalecer e promover a gestão de riscos e a governança nas Unidades do Comando da Aeronáutica.

ACONTECE NA FAB

FUMAÇA

Esquadrilha da Fumaça realiza circuito Norte e Nordeste

População de Jericoacoara (CE) assistirá as acrobacias pela primeira vez

ESPAÇO AÉREO

FAB debate nova circulação aérea Terminal São Paulo

Controladores de tráfego, representantes de empresas aéreas e associações da aviação civil participaram das reuniões

VACINAÇÃO

Hospital da FAB realiza campanha de incentivo à vacinação contra a poliomielite e o sarampo

Após erradicação, doenças voltam a preocupar a região norte do país

FAB TV

FAB TV - Transporte de onças pintadas é tema de edição especial

O programa FAB TV traz nesta edição uma reportagem especial envolvendo o Transporte Aéreo Logístico (TAL). Veja como foi o suporte prestado pela Força Aérea Brasileira (FAB) a um projeto de pres ...

Últimas Publicações

AEROVISAO Nº257

VOCÊ LUTA COMO TREINOU - Exercício operacional Tápio criou um cenário de conflito semelhante ao encontrado em missões de paz da ONU para treinar os militares da Força Aérea Brasileira

Fim do conteúdo da página