Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 

PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA MILITAR REALIZA PALESTRA DE ENCERRAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO E FORTALECIMENTO DE VALORES DO CENCIAR

O Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR) recebeu, na manhã do dia 20 de Dezembro de 2017, o Dr Jaime de Cassio Miranda, Procurador Geral de Justiça Militar, que ministrou palestra de encerramento do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores do CENCIAR do Ano de 2017 e contou com a presença do Major Brigadeiro Gilberto Barros Santos, Diretor Geral do MPM e da Dra. Verônica Freitas Rodrigues Alves, Assessora Jurídica do MPM.

A palestra aconteceu no auditório do GABAER, em Brasília, e teve como objetivo promover a aproximação institucional entre o MPM e o CENCIAR, visando o aprimoramento da atuação do órgão de controle interno, o qual contribuirá para o efetivo combate às possíveis fraudes; a punição daqueles que infringirem a Lei Penal Militar e o uso adequado e oportuno do orçamento que for destinado à Força Aérea.

O Chefe do Centro de Controle Interno, Brigadeiro Intendente Sérgio Almeida de Paula e Silva, ressaltou a importância do fortalecimento dos valores que o agente público deve possuir, buscando qualidade, responsabilidade e legalidade na gestão dos recursos públicos e o excelente inter-relacionamento que têm desenvolvido com o MPM.


 

AUDITORIA – CENCIAR recebe capacitação em conformidade com práticas profissionais recomendadas internacionalmente

As instruções capacitam os auditores internos à análise de uma estrutura de controles internos baseada no COSO.

O Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR) promoveu a capacitação de dez oficiais para atuação em auditorias internas, durante os dias 27 a 30 de novembro, em Brasília (DF). A atividade faz parte do programa de qualificação e fortalecimento do Auditor Interno e tem como objetivo o conhecimento da estrutura COSO Controle Interno, que ganhou grande aceitação e é amplamente usada nas atividades de auditoria interna, em conformidade com a Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (International Professional Practices Framework - IPPF), base conceitual que organiza as informações oficiais promulgadas peloThe Institute of Internal Auditors.

O curso é promovido pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), entidade que presta serviços de formação, capacitação e certificação para seus associados, com sede em São Paulo/SP, e que, atualmente, está entre os cinco maiores em atuação no mundo dentre os afiliados do IIA Global (The Institute of Internal Auditors), sediado nos Estados Unidos.

O objetivo do curso foi examinar como uma abordagem com base em princípios pode ser usada para desenvolver, implementar e avaliar um sistema de controles internos, discutir as consequências que a Estrutura atualizada traz para a profissão de auditoria interna e para as atividades individuais, além de identificar oportunidades para utilização da Estrutura atualizada em seu processo de auditoria interna aumentando o valor de seus serviços de avaliação e consultoria.

O Chefe do CENCIAR, Brigadeiro Intendente Sérgio Almeida de Paula e Silva, ressaltou a importância da capacitação como forma de ampliar os escopos utilizados nas atividades de auditoria, buscando, por meio da análise da estrutura de controles internos, fortalecer e promover a gestão de riscos e a governança nas Unidades do Comando da Aeronáutica.

thethet

O CENCIAR realizou, no período de 21 a 26 de junho de 2018, as instruções de padronização relativas à Instrução Técnica de Auditoria (ITA), que objetiva o aprimoramento dos conhecimentos teóricos previstos no Plano de Ação do CENCIAR, investindo em capacitação das equipes que atuam com Auditoria Interna Governamental.

 

IMG-20180711-WA0006

 

 Foram elaborados workshops, com todos os auditores do Centro de Controle Interno da Aeronáutica, sobre padrões de Auditoria e elaboração de relatórios nas áreas de: Direção, Controles Internos e Gestão de Riscos Corporativos, Licitações e Contratos, Finanças e Pessoal, além da área de Bens Patrimoniais.

 

 Nos dias 25 e 26 de junho de 2018, ocorreram treinamentos para as equipes de apoio, versando sobre as atividades do CENCIAR, constituição e atribuições das equipes de auditoria e formatação de relatórios de auditoria.

 

Palestra CIAER 6

 

 

 Nesse contexto, com o intuito de apresentar ao efetivo do CENCIAR os procedimentos de sigilo de informações, realizou-se uma apresentação com o Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER) sobre Contra-Inteligência, no dia 21 de junho de 2018.

 

O Chefe do CENCIAR, Brigadeiro Intendente Sérgio Almeida de Paula e Silva, ressaltou a importância da capacitação como forma de buscar novos conhecimentos e ferramentas que possam ser aplicadas às Auditorias Internas. “Essas instruções fortalecem os valores que os auditores agregam às Organizações Militares. As capacitações oferecem novas oportunidades na busca por boas práticas administrativas para a melhora na atuação dos gestores, principalmente em face à Reestruturação do CENCIAR” afirma.

ACONTECE NA FAB

INSTITUCIONAL

Comandante da Força Aérea Brasileira visita empresas de tecnologia em Florianópolis

Objetivo foi conhecer soluções tecnológicas que as empresas podem oferecer à FAB

TECNOLOGIA

Empresa Telespazio realiza Simpósio sobre tecnologias de radar orbital para Defesa e Inteligência

Satélite com RADAR SAR capta imagens, em qualquer horário do dia e da noite, mesmo em áreas cobertas de nuvens, tanto na superfície terrestre quanto marítima

HOMENAGEM

Diversas Organizações Militares celebram o aniversário do Marechal do Ar de Eduardo Gomes

Durante a solenidade militar, ocorreu a imposição da Medalha Eduardo Gomes - Aplicação e Estudo

FAB TV

FABTV - Confira como é o treinamento da Esquadrilha da Fumaça

Confira, nesta edição do FAB TV, os bastidores do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça. Um de nossos repórteres voou junto com a Esquadrilha para mo ...

Últimas Publicações

AEROVISAO Nº257

VOCÊ LUTA COMO TREINOU - Exercício operacional Tápio criou um cenário de conflito semelhante ao encontrado em missões de paz da ONU para treinar os militares da Força Aérea Brasileira

Fim do conteúdo da página