Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Doutorando do PPGCA/UNIFA lança livro sobre as limitações legais do uso de drones no campo de batalha
Início do conteúdo da página

    A temática discutida no livro “Drones armados na guerra moderna” surgiu da inquietação do 1º TEN QOAP SJU WEBERT BARRETO quando ainda era aluno do Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados, na Escola Superior de Guerra (ESG) em Brasília-DF. O militar entende ser importante compreender e justificar o ataque de “drones” (aeronaves remotamente pilotadas ou ARP) em um conflito armado e a existência de alguma especificidade legislativa.

    A partir dessa inquietude, foi elaborada a proposta de pesquisa submetida ao Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) da Universidade da Força Aérea (UNIFA), que trouxe discussões sobre o sistema de ARP e suas transformações nos conflitos modernos.

    A relevância da pesquisa se deve às perceptíveis mudanças originadas pela tecnologia, principalmente com os novos conhecimentos e as novas armas que revolucionaram as hostilidades desde tempos imemoriais. Basta pensar na invenção da carruagem, dos tanques, do avião ou da bomba nuclear para lembrar como a ciência mudou a paisagem da guerra.


   “Fruto de minha dissertação de Mestrado pela Universidade da Força Aérea, esta obra é uma visão recomendada a todos os militares das diversas Forças Armadas, assessores jurídicos operacionais e demais operadores do Direito, responsáveis pela difusão e integração do Direito Internacional dos Conflitos Armados à doutrina, ao ensino, ao treinamento e ao emprego”, afirma o Ten Webert.


O livro tem data provável de lançamento para o dia 13 de agosto de 2021, na Capital Federal.


Atualmente, o Tenente Webert é Doutorando em Ciências Aeroespaciais pelo PPGCA/UNIFA e atua nas áreas de Direito Militar, Direito Internacional dos Conflitos Armados e serve no Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).

 

notaTenWebert

 

Revisão/Texto e informação: Cel Av R/1 Bacellar; Gills Lopes; 1 Ten QOCON PED Vanessa Barros; e 1 Ten QOAP SJU Webert

Fim do conteúdo da página