Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > Uncategorised
Início do conteúdo da página

CALENDÁRIO DE EVENTOS  PROCESSO SELETIVO TURMA 2020

 

EVENTO

PERÍODO/DATA

Período das inscrições

De 20 de julho a 23 de agosto de 2020

Divulgação da relação dos candidatos qualificados na 1ª Etapa do Exame de Seleção (Análise da Documentação) e da relação dos candidatos isentos da Prova de Compreensão de Língua Inglesa.

03 de setembro de 2020

Prazo para recurso da 1ª Etapa

06 de setembro de 2020

Divulgação da relação dos candidatos qualificados na 2ª Etapa do Processo Seletivo (Análise e Avaliação do Projeto Preliminar de Pesquisa) e selecionados para a Prova de Compreensão em Língua Inglesa e Entrevista.

30 de setembro de 2020

Divulgação do Calendário de Entrevistas

09 de outubro de 2020

Aplicação da Prova de Compreensão da Língua Inglesa (3ª Etapa).

Duração máxima de 3 horas, com início às 13h 30min.

09 de novembro de 2020

Divulgação do gabarito da Prova de Inglês

10 de novembro de 2020

Prazo para recurso sobre o gabarito da Prova de Inglês

12 de novembro de 2020

Entrevistas (4ª Etapa).

09 a 20 novembro de 2020

Divulgação dos resultados e recursos da Prova de Língua Inglesa (3ª etapa).

20 de novembro de 2020

Divulgação dos resultados da Entrevista (4ª Etapa).

10 de dezembro de 2020

Divulgação da relação final dos candidatos selecionados no Processo Seletivo.

10 de dezembro de 2020

Matrículas e Início das atividades acadêmicas / Turma 2021.

01 de março de 2021

A Universidade da Força Aérea (UNIFA) faz saber que está aberta a inscrição, no período de 02 a 06 de março de 2020, para o Estágio Supervisionado Pós-Doutoral do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais, com vistas ao início das atividades acadêmicas em 23 de março de 2020.

Edital

Resultado das Etapas de Seleção     new

 

CALENDÁRIO DE EVENTOS  PROCESSO SELETIVO TURMA 2020

 

EVENTO

PERÍODO/DATA

Período das inscrições        INSCRIÇÕES ENCERRADAS

De 22 de julho a 25 de agosto de 2019

Divulgação da relação dos candidatos qualificados na 1ª Etapa do Exame de Seleção (Análise da Documentação) e da relação dos candidatos isentos da Prova de Compreensão de Língua Inglesa.

28 de agosto de 2019

Prazo para recurso da 1ª Etapa

30 de agosto de 2019

Divulgação da relação dos candidatos qualificados na 2ª Etapa do Processo Seletivo (Análise e Avaliação do Projeto Preliminar de Pesquisa) e selecionados para a Prova de  Compreensão em Língua Inglesa e Entrevista.

12 de setembro de 2019

Divulgação do Calendário de Entrevistas

19 de setembro de 2019

Aplicação da Prova de Compreensão da Língua Inglesa (3ª Etapa).

Duração máxima de 3 horas, com início às 13h 30min.

07 de outubro de 2019

Divulgação do gabarito da Prova de Inglês

08 de outubro de 2019

Prazo para recurso sobre o gabarito da Prova de Inglês

10 de outubro de 2019

Entrevistas (4ª Etapa).

07 a 18 outubro de 2019

Divulgação dos resultados e recursos da Prova de Língua Inglesa.

15 de outubro de 2019

Divulgação da relação final dos candidatos selecionados.

14 de novembro de 2019

Matrículas.

02 de março de 2020

Início das atividades acadêmicas / Turma 2020

02 de março de 2020

banner edital v4b

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) da Universidade da Força Aérea oferece vagas para Oficiais das Forças Armadas e civis* portadores de diploma de graduação, em qualquer área de conhecimento, e cujos projetos de pesquisa sejam do interesse do Comando da Aeronáutica.

As vagas são oferecidas a candidatos brasileiros e estrangeiros.

Também serão oferecidas para alunos civis, sem vinculo institucional, duas bolsas de pesquisa, nível mestrado, conforme regras do edital e da CAPES, para exercer os estudos no Campus da UNIFA, em regime de dedicação exclusiva. Os alunos ficarão vinculados ao Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional - Pró-Defesa IV, nos seguintes projetos: 

"A agenda Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (QBRN) do Brasil: óbices e potencialidades para a construção de uma política nacional interagências" (01 bolsa)

TEMAS: Política de integração interagências para atendimento a acidentes, incidentes ou ataques QBRN; Biossegurança ou Bioproteção voltados ao Poder Aeroespacial; Preparo e Emprego do Poder Aeroespacial em ações de Defesa QBRN.

"Ciência, Tecnologia e Inovação em Defesa: Cibernética e Defesa Nacional" (01 bolsa)

TEMAS: Defesa Cibernética Internacional Comparada; Políticas Públicas para a Segurança e Defesa Cibernética; e Ciberespaço e Indústria de Defesa.

 

As informações específicas e o formulário para inscrição podem ser acessados abaixo:

Calendário de eventos     

Portaria nº135 - Processo Seletivo Edital Nº 1/2019      

Ficha de Inscrição      

Modelo de Carta de Anuência  

Modelo de Projeto Preliminar       

Perguntas Frequentes

Norma Reguladora - NOREG-2018      

Portaria nº 136 - Comissão de Avaliação e Seleção       

Portaria nº 137 - Comissão Organizadora     

Prorrogação do período de inscriçôes (portaria nº 4)   

Relação de candidatos qualificados na 1º Etapa 

Resultado 2º ETAPA

Banca de Entrevistas - 4º ETAPA

Prova de Compreensão de Língua Inglesa 

Gabarito da Prova de Compreensão de Língua Inglesa

Relação de Candidatos Qualificados - 3º etapa  

4º Etapa - Candidatos Qualificados e Não Qualificados new

Processo Seletivo Turma 2020 - Resultado Finalnew

 

 

PROCAD-Defesa

Comissão de Avaliação do PROCAD-DEFESA selecionou cinco projetos da UNIFA.

Foi publicado em 17 de dezembro último, no Diário Oficial da União, o resultado final do Edital 15/2019 do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD-DEFESA), que selecionou quinze projetos, dentre os quais a Universidade da Força Aérea (UNIFA), por intermédio dos professores e pesquisadores que integram seus Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, tem participação ativa em cinco. A saber:

ITEM

TÍTULO DO PROJETO

Programas da UNIFA

1

Mísseis e Foguetes na Defesa Nacional: o Sistema Astros como Elemento de Transformação Militar.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA)

2

Gestão e Governança em Biossegurança.

3

A cadeia de valor da ajuda humanitária e suas relações com a segurança nacional.

4

Incorporação de tecnologia aeroespacial para a Defesa: impactos organizacionais, doutrinários e na autonomia estratégica.

5

Fatores determinantes do desempenho humano na aviação militar frente às novas tecnologias.

Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO)

O PROCAD-DEFESA é resultado de uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o Ministério da Defesa (MD), com o objetivo de promover a cooperação entre instituições civis e militares, tanto de ensino superior e pesquisa quanto institutos de ciência e tecnologia. Tem como objetivo desenvolver projetos voltados ao ensino, à produção de pesquisas científicas e tecnológicas e à formação de recursos humanos qualificados nas áreas de ajuda humanitária, estudos estratégicos, gestão e tecnologia, desempenho humano operacional e outras de importância estratégica para a Defesa Nacional.

Os projetos terão a duração de cinco anos e visam, além da produção acadêmica, à formação de mestres, doutores e pós-doutores no âmbito das Universidades participantes.

Para o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFA, Brig Inf R/1 Augusto Cesar Amaral estar participando de cinco projetos no âmbito do PROCAD – DEFESA “é de extrema importância para o desenvolvimento dos Programas de Pós-Graduação da UNIFA, demonstra o reconhecimento e o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas na Universidade, junto ao MD e meio acadêmico, e abre portas para novas parcerias. Na UNIFA, nosso principal objetivo é o de capacitar pessoas para a discussão, promoção e difusão do Poder Aeroespacial em seus aspectos mais gerais e preparar o profissional-militar para enfrentar os desafios advindos do desenvolvimento tecnológico”.

A UNIFA, hoje, conta com dois Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu reconhecidos em nível nacional, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA), que objetiva estudar e desenvolver pesquisas de cunho político-estratégico no campo do Poder Aeroespacial, e o Programa de Pós – Graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO), que visa capacitar recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisas e de publicações técnicas aplicadas à melhoria do desempenho humano no âmbito das Forças Armadas.

Ambos os Programas desenvolvem regularmente um Curso de Mestrado, na modalidade profissional e, dentro em breve o Programa em Ciências Aeroespaciais oferecerá o Curso de Doutorado Profissional. Os cursos de mestrado e doutorado da UNIFA são abertos para os oficiais das Forças Armadas e Auxiliares e para os civis graduados em qualquer área do conhecimento dispostos a conhecer e promover pesquisas no campo do Poder Aeroespacial.

banner edital v4b

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) da Universidade da Força Aérea oferece vagas para Oficiais das Forças Armadas e civis portadores de diploma de graduação ou mestrado, em qualquer área de conhecimento, e cujos projetos de pesquisa sejam do interesse do Comando da Aeronáutica.

Serão oferecidas até vinte e três (23) vagas para o curso de Mestrado e até dez (10) vagas para o curso de Doutorado a candidatos, civis ou militares, brasileiros ou estrangeiros, mediante a participação em processo seletivo conforme edital abaixo.

 

DISPONIBILIDADE DE BOLSAS DE ESTUDO NÍVEL MESTRADO:

Serão oferecidas para alunos civis, sem vinculo institucional, até cinco bolsas de pesquisa, nível mestrado, conforme regras dos editais da CAPES, para exercer os estudos no Campus da UNIFA, em regime de dedicação exclusiva.

1 . Até três (3) bolsas cujos alunos ficarão vinculados ao Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional - Pró-Defesa IV, nos seguintes projetos: 

"A agenda Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (QBRN) do Brasil: óbices e potencialidades para a construção de uma política nacional interagências" (02 bolsas)

TEMAS: Política de integração interagências para atendimento a acidentes, incidentes ou ataques QBRN; Biossegurança ou Bioproteção voltados ao Poder Aeroespacial; Preparo e Emprego do Poder Aeroespacial em ações de Defesa QBRN.

"Ciência, Tecnologia e Inovação em Defesa: Cibernética e Defesa Nacional" (01 bolsa)

TEMAS: Defesa Cibernética Internacional Comparada; Políticas Públicas para a Segurança e Defesa Cibernética; e Ciberespaço e Indústria de Defesa.

2. Até duas (2) bolsas cujos alunos ficarão vinculados ao Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional - PROCAD-DEFESA, nos seguintes projetos: 

"Incorporação de tecnologia aeroespacial para a Defesa: impactos organizacionais, doutrinários e na autonomia estratégica." (01 bolsa)

TEMAS: Tecnologias inovadoras na Defesa e Autonomia Estratégica; Estudos de Defesa e Segurança Internacional; Impactos da Ciência e Tecnologia nas Forças Armadas; e, Economia e Indústria de Defesa.

"Gestão e Governança em Biossegurança" (01 bolsa)

TEMAS: Biossegurança ou Bioproteção voltados ao Poder Aeroespacial; Preparo e Emprego do Poder Aeroespacial em ações de Defesa Biológica, ações de capacitação e preparação para acidentes, incidentes ou eventos de contenção biológico.

 

DISPONIBILIDADE DE ESTÁGIO DE ESTUDO NÍVEL DOUTORADO (SANDUÍCHE):

Poderão ser oferecidas para os alunos regulares de "Doutorado", civis ou militares, a possibilidade de realizar estágios no exterior a partir do terceiro ano de curso. As despesas de passagens e estadia poderão ser custeadas pelo Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa ou CAPES/MEC. O acordo para este tipo de financiamento ainda está em andamento.

PROGRAMAÇÃO DE DISCIPLINAS TURMA 2021 - MESTRADO

PROGRAMAÇÃO DE DISCIPLINAS TURMA 2021 - DOUTORADO

As informações específicas e o formulário para inscrição podem ser acessados abaixo:

Calendário de eventos          

Edital Nº 1/2020 - Portaria nº35/PROPGP - Processo Seletivo       "Baixar a versão que permite fazer buscas"    

Ficha de Inscrição      

Modelo de Carta de Anuência     

Modelo de Projeto Preliminar       

Formulário de requerimento de recurso      

Perguntas Frequentes      

Norma Reguladora - NOREG-2018      

TCA 37-14 Cursos e Estágio do COMGEP    

Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais - PPGCA     

Portaria 614/GC4 - Assemelhação entre servidores Civis e Militares    

Portaria nº 33 - Comissão de Avaliação e Seleção       

Portaria nº 34 - Comissão Organizadora       

Relação de candidatos qualificados na 1º Etapa - Doutorado

Relação de candidatos qualificados na 1º Etapa - Mestrado

Resultado dos recursos 1ª Etapa - Doutorado    

Resultado dos recursos 1ª Etapa - Mestrado    

Resultado 2ª Etapa - Doutorado    

Resultado 2ª Etapa - Mestrado    

AVISO PROVA DE INGLÊS - 3ª ETAPA    

Calendário de entrevistas - 4ª Etapa - Doutorado    new

Calendário de entrevistas - 4ª Etapa - Mestrado    new

Prova de Compreensão de Língua Inglesa 

Gabarito da Prova de Compreensão de Língua Inglesa

Relação de Candidatos Qualificados - 3º etapa  

4º Etapa - Candidatos Qualificados e Não Qualificados

Processo Seletivo Turma 2020 - Resultado Final

 

 

 

 

 

new

Fim do conteúdo da página