No dia 5 de dezembro, a Universidade da Força Aérea (UNIFA) promoveu para as unidades sediadas na GUARNAE-AF a palestra "Riscos no Ambiente Digital para Crianças e Adolescentes”, proferida pela Dra. Adriana Lucas Medeiros, promotora de justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Cerca de 325 militares e servidores civis participaram da audiência.
A palestra fez parte das ações de apoio socioemocional e humanístico ao efetivo do GUARNAE AF, previstas na ICA 30-10/2023, desenvolvidas pela UNIFA, e teve por objetivo abordar a relação das crianças e adolescentes com a Internet, mídias sociais e aplicativos, e apresentar os riscos de acesso não orientado e supervisionado a esses meios. A Dra. Adriana Lucas destacou aspectos jurídicos e os riscos para a integridade e à saúde física e mental desses jovens quando expostos de maneira excessiva e não orientada ao ambiente virtual.
A abordagem destacou situações reais de abuso e riscos a que crianças e adolescentes estão expostos, tendo em vista que estudos apontam que a interação com conteúdos de puro entretenimento e de natureza duvidosa, sensível e de risco supera largamente o de assuntos educativos e escolares.
A palestra evidenciou os riscos presentes na Internet, redes sociais e jogos online que promovem, por meio do cyberbullying e de outros modelos de persuasão virtual, o aliciamento, assédio, perseguição, pedofilia, pornografia, tráfico de pessoas e o incitamento à violência, racismo, crime, terrorismo, transtornos alimentares e ao suicídio.
Para a Tenente Coronel Rita Emilia Alves da Silva, integrante da Comissão de Apoio Socioemocional e Humanístico da GUARNAE-AF, a palestra foi uma excelente oportunidade de orientação àqueles que desempenham o papel de pais, responsáveis e educadores. “A palestra da Dra. Adriana foi extremamente importante para despertar na audiência as percepções e os cuidados básicos que devem ser adotados no controle e na supervisão do acesso de crianças e adolescentes ao ambiente virtual, principalmente por conta da dimensão e severidade dos riscos existentes nesse tipo de ambiente, em razão do infinito alcance, extensão e abrangência que ele oportuniza no dia a dia dos jovens”, afirmou.
Dessa forma, o evento constituiu-se como uma oportunidade para reforçar mensagens que tratam da condição peculiar das crianças e adolescentes nesse contexto, que, em geral, estão em condição significativamente mais vulnerável aos perigos inerentes ao meio digital, tendo em vista que o acesso a interações e conteúdos inadequados pode causar sérios impactos no desenvolvimento psicológico, emocional e social e, ainda, riscos à vida e à integridade física dos jovens.
Redes Sociais