A Universidade da Força Aérea (UNIFA) realizou, nos dias 21 e 22 de novembro de 2024, no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro (RJ), o VI Seminário de Estudos do Poder Aeroespacial como o tema “Espaço exterior como ambiente de inovação, regulação, segurança e cooperação”. O evento híbrido teve a participação de autoridades militares e civis cujo objetivo era discutir sobre o espaço exterior como uma fronteira crucial para o desenvolvimento tecnológico e estratégico das nações, representando um ambiente único onde inovação, regulação, segurança e cooperação internacional se entrelaçam de maneira complexa e dinâmica.
O seminário foi aberto pelo Comandante e Reitor da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira. Participaram como palestrantes diversas autoridades e especialistas do meio, que apresentaram temas de relevância, tais como o avanço das tecnologias de exploração espacial; os tratados e convenções internacionais que regem as atividades espaciais; a cooperação espacial internacional na América do Sul, discutindo-se os casos do Brasil, Argentina e Colômbia; e a evolução do espaço como domínio militar e como isso tem transformado fundamentalmente a geopolítica contemporânea, estabelecendo uma nova dimensão onde aspectos geoestratégicos tradicionais se fundem com capacidades espaciais avançadas, entre outros.
No primeiro dia do seminário foi lançado o E-book “Espaço Exterior: Um Olhar Multidisciplinar sobre o Futuro da Humanidade”. O livro é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Universidade da Força Aérea (UNIFA) e oferece uma análise aprofundada dos diversos aspectos que envolvem a atividade espacial contemporânea.
A publicação aborda temas cruciais como economia circular aplicada aos detritos espaciais, direito espacial brasileiro, os desafios do New Space, desenvolvimento humano para operações espaciais, e aspectos estratégicos da exploração espacial. Com capítulos em português e inglês, a obra visa alcançar também um público internacional, contribuindo para o debate global sobre o futuro das atividades espaciais.
Entre as discussões apresentadas, destacam-se análises sobre o compromisso brasileiro com a não realização de testes destrutivos de armas antissatélite, o papel da empresa pública ALADA no desenvolvimento do setor espacial nacional, e as implicações da guerra da Ucrânia para as atividades espaciais. O livro também contempla aspectos técnicos importantes, como logística espacial e desenvolvimento de tecnologias de propulsão.
A obra destina-se a profissionais do setor, acadêmicos, jovens cientistas e entusiastas da área espacial, oferecendo uma visão abrangente e multidisciplinar sobre como as atividades espaciais impactam a vida cotidiana e moldam o futuro da humanidade. O E-book representa um importante passo na popularização do conhecimento científico relacionado à exploração espacial no Brasil.
O Diretor de Governança do Setor Espacial da Agência Espacial Brasileira, Brigadeiro do Ar Rogério Luiz Veríssimo Cruz, agradeceu o apoio e empenho da UNIFA na realização do evento: “Essa cooperação com a UNIFA proporcionou esse seminário, a meu ver, muito exitoso. Era uma demanda que eu tinha quando trabalhava no Estado-Maior da Aeronáutica de levarmos conhecimento a respeito do espaço para o nosso público interno e também para Marinha e Exército Brasileiro, que dependem do ponto de vista operacional do espaço. Não é só a sociedade civil que se beneficia com essas tecnologias. Estamos alcançando cada vez mais outros públicos para discutir sobre esse assunto relevante”, ressaltou.
Por fim, para o Comandante e Reitor da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar Max: “Tenho certeza de que foi extremamente proveitoso esse seminário. A ideia é disseminar conhecimento e o objetivo foi atingido. Quero agradecer mais uma vez a AEB por essa parceria. Não tenho dúvidas de que foi um seminário de alto nível aqui representado”, concluiu.
Redes Sociais