Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UNIFA na campanha do Outubro Rosa
Início do conteúdo da página

No dia 22 de outubro, a Universidade da Força Aérea (UNIFA) realizou evento da campanha do Outubro Rosa, que, este ano, adota o tema “Mulher: Seu corpo, Sua vida”.

Cerca de 312 mulheres, entre militares do Corpo Feminino e servidoras civis das unidades sediadas na Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos (GUARNAE AF) e beneficiárias do Projeto Educativo Engrenagem, assistiram à palestra “Saúde da mulher: a prevenção do câncer de mama e de colo do útero”, apresentada pela major Luciana Jandre Boechat Alves, chefe da Seção de Mastologia do Hospital Central da Aeronáutica.

 

 

 A palestra teve como objetivo motivar e sensibilizar o público para as atitudes de cuidado integral relacionadas à prevenção e detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero.

A major Boechat destacou que o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres no Brasil e que a prevenção primária e a detecção precoce contribuem significativamente para a redução da incidência e mortalidade. Apontou, ainda, que o câncer de colo do útero é a terceira neoplasia mais frequente em mulheres no país, sendo possível sua eliminação em larga escala, pois é praticamente 100% prevenível por vacinação contra o HPV, uso regular de preservativos e rastreamento de lesões precursoras pelo exame de Papanicolau.

A palestra evidenciou aspectos relacionados à prevenção primária desses tipos de câncer, destacando a importância da redução dos fatores de risco modificáveis e da promoção dos fatores de proteção. Outro ponto ressaltado como fundamental foi o diagnóstico precoce, que visa à identificação da doença em fase inicial para possibilitar tratamento efetivo e maior sobrevida.

 

 

No caso do câncer de colo do útero, a palestrante destacou a associação da doença à infecção pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano). A major Boechat alertou a audiência de que a vacinação contra o HPV é a principal forma de prevenção e que o monitoramento para detecção precoce deve ser feito pela rotina do exame citopatológico (Papanicolau), recomendado para mulheres a partir dos 25 anos. Inicialmente, o exame deve ser realizado anualmente. Após dois exames anuais consecutivos com resultado normal, o rastreamento pode ser feito a cada três anos.

 

 

Para a SO SAD Renata Cristina Espíndola Garcia Moreno, graduada-master designada da GUARNAE AF no biênio 2025/2026, a palestra foi uma excelente oportunidade de esclarecimentos ao público feminino. “A palestra foi extremamente esclarecedora, abordando temas de grande importância e relevância única para a saúde da mulher, com ênfase no câncer de mama e no câncer de colo do útero. A Major Boechat respondeu a todas as perguntas com prontidão e atenção, esclarecendo todas as dúvidas. Sua postura atenciosa durante toda a apresentação criou um ambiente acolhedor, encorajando a participação da audiência. As respostas dadas foram de grande valor para o efetivo da GUARNAE-AF” — afirmou.

 

 

Dessa forma, o evento constituiu uma oportunidade para reforçar mensagens sobre prevenção e detecção precoce desses tipos de câncer e ampliar a abordagem de temas relevantes para a saúde da mulher.

Fim do conteúdo da página