Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA – Militares e servidores das unidades sediadas na GUARNAE-AF assistem à palestra de prevenção do suicídio
Início do conteúdo da página

Cerca de 410 militares e servidores civis das unidades sediadas na Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos participam de atividade do Programa de Valorização da Vida (PVV).

 

 

No dia 26 de setembro, oficiais, graduados, praças e servidores civis das unidades da GUARNAE- AF assistiram, no auditório Marechal Fontenelle, da Universidade da Força Aérea (UNIFA), à palestra "Enlace a Vida – Prevenção ao Suicídio”, do Programa de Valorização da Vida (PVV), apresentada pela Tenente Psicóloga Jennifer Silva Camargo, do Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA), como parte da campanha Setembro Amarelo.

O PVV tem como estratégia prioritária a valorização à vida, atuando de forma permanente junto a militares, dependentes de militares e civis do Comando da Aeronáutica (COMAER). Suas principais ações ancoram-se em orientar, conscientizar e sensibilizar o público-alvo do Programa no sentido de gerar atitudes de prevenção relacionadas à saúde mental.

 

 

O público presente assistiu ao módulo focado na sensibilização e prevenção contra o comportamento e a ideação suicida. A palestra teve por objetivo alertar e educar sobre as crenças errôneas e os sinais de alerta que envolvem atos dessa natureza, e ainda, sensibilizar e informar a audiência a respeito dos fatores de risco e de proteção contra condutas dessa natureza.

Para a Tenente Kaleide Veleda, psicóloga educacional e integrante da Comissão de Apoio Socioemocional e Humanístico da Guarnição, “A palestra foi uma excelente oportunidade de levar informação e esclarecimentos fundamentais sobre este assunto aos efetivos das unidades sediadas na Guarnição, com o apoio de organização militar do Comando da Aeronáutica que desenvolve atividades educativas relevantes para programas de apoio socioemocional e humanístico ao público interno da Aeronáutica”, concluiu.

 

 

Cabe destacar que, no Brasil, o suicídio é a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Essas estatísticas mostram a urgência de falar sobre o assunto e de implementar ações efetivas de prevenção. O suicídio é um fenômeno complexo e multifatorial, que pode ser prevenido em muitos casos. Estudos mostram que 90% das pessoas que tiram a própria vida possuem algum transtorno diagnosticável, que poderia ter sido tratado. Portanto, é crucial que todos saibam identificar os sinais de alerta e ofereçam apoio a quem precisa.

A Tenente Camargo, palestrante do evento, relatou, “Nós militares enfrentamos muitos desafios na nossa profissão, além de um estigma associado a demonstração de vulnerabilidade ou busca por ajuda. Falar abertamente e cuidadosamente sobre saúde mental e prevenção do suicídio em eventos como este, que nos traz o conhecimento e conscientização da importância da temática, ajuda a quebrar esse estigma, encorajando esses profissionais a reconhecerem a importância do autocuidado. Cuidar da saúde mental não é apenas uma forma de evitar doenças, mas também, uma maneira de viver uma vida mais equilibrada, produtiva e feliz.”, definiu.

 

 

Dessa forma, a UNIFA, como unidade de comando da Guarnição, oportunizou a realização de um relevante evento que faz parte da campanha do Setembro Amarelo, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar, especialmente a comunidade Aeronáutica dos Afonsos, sobre a prevenção do suicídio. Nesse contexto, a UNIFA promoveu a familiarização e o conhecimento de informações e orientações relacionadas a um tema sensível, buscando criar, fundamentalmente, uma mentalidade de incentivo às pessoas a procurarem ajuda quando necessário.

Fim do conteúdo da página