A Universidade da Força Aérea (UNIFA) promoveu, no dia 17 de setembro, a palestra “Os diferentes tipos de violência contra a mulher e suas denúncias”, ministrada pela Dra. Mariana Queiroz Aquino, juíza federal da Justiça Militar da União. Cerca de 517 militares, entre oficiais, suboficiais, sargentos e servidores civis das organizações militares sediadas na Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos (GUARNAE AF) assistiram à palestra.
O objetivo da palestra foi o de apresentar informações que possibilitem a identificação de situações que caracterizam o assédio moral e sexual e familiarizar a audiência com as providências cabíveis para garantir a proteção da vítima e a responsabilização do assediador. A abordagem destacou o impacto que o assédio moral e sexual representa na violação à dignidade do ser humano, assim como aos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal e nos estamentos legais brasileiros.
A Dra. Mariana destacou a relevância das informações apresentadas para todos os segmentos das organizações militares, tendo em vista que eventuais ocorrências de assédio podem gerar impactos diretos e indiretos aos militares, servidores, prestadores de serviço, público externo e institucionalmente para a Administração.
O Comandante e Reitor da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira enfatizou a importância do Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio, instituído pela Instrução do Comando da Aeronáutica – ICA 30-13 que dispõe sobre as diretrizes de atuação e procedimentos de prevenção e combate ao assédio no âmbito do Comando da Aeronáutica. "Apresentar e abordar esse tema junto ao nosso efetivo é de fundamental relevância para o fortalecimento dos valores éticos, morais e de conduta de militares e servidores do Comando da Aeronáutica. Essa palestra foi, certamente, uma excelente oportunidade de a audiência entender que práticas de assédio são formas de violência psicológica e física que afetam a vida e a rotina dos envolvidos, comprometendo a dignidade das relações laborais, sociais e afetivas e, em última instância, a imagem da instituição”, concluiu.
"Informações, conhecimento e orientações são essenciais para modelar condutas e pautar atitudes. Entender sobre a caracterização das formas de assédio, seus impactos e ações preventivas, educativas e corretivas à disposição podem fazer toda a diferença na cultura e no clima organizacional. A palestra da Dra. Mariana atingiu esse objetivo com clareza”, afirmou a 2º Tenente Kaleide Veleda, psicóloga educacional e membro da Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio da UNIFA.
Promover ações educativas de enfrentamento e prevenção ao assédio moral e sexual no âmbito da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos parte da premissa de que as unidades sediadas devam atuar continuamente na formação e fortalecimento de valores basilares e constituintes do estamento militar e da cidadania e em alinhamento com as diretrizes do Comandante da Aeronáutica e do Comando-Geral do Pessoal.
Redes Sociais