Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pós-Graduação: UNIFA sedia o 9º Seminário de Pós-Graduação das Forças Armadas
Início do conteúdo da página

 A Universidade da Força Aérea (UNIFA) sediou nos dias 27 e 28 de agosto o 9º Seminário dos Programas de Pós-Graduação do Ministério da Defesa (PPG MD) com a participação de Instituições de Ensino Superior das Forças Armadas, vinculadas às áreas de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde. A atividade valoriza o papel da UNIFA como Instituição de Ensino Superior (IES), além de propiciar a conectividade com universidades e centros de pesquisa de excelência vinculados ao Ministério da Defesa (MD).

 

 

 O evento teve a presença de autoridades, pesquisadores e apresentação de cerca de 60 (sessenta) pesquisas da UNIFA, ECEME (Escola de Comando e Estado Maior do Exército), EGN ( Escola de Guerra Naval), IME (Instituto Militar de Engenharia), ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), ESG (Escola Superior de Guerra), ESD (Escola Superior de Defesa), IBEX (Instituto de Biologia do Exército) e IEAPM (Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira). Participaram, ainda, como instituições convidadas o INPG (Instituto de Pós-Graduação da Marinha) e a OCEx (Odontoclínica Central do Exército).

 

 

 O Chefe da Assessoria de Ensino e Fomento à Pesquisa do Ministério da Defesa, Coronel do EB Marcel Passos Zylberberg ressaltou que o MD é encarregado de fazer o planejamento geral do Seminário, incluindo o concurso, bem como da nomeação dos membros das Comissões Organizadora e Avaliadora. São premiadas o total de 12 trabalhos, sendo 6 teses de doutorado (3 da área de ciências humanas e 3 da área de ciências exatas) e 6 dissertações de mestrado (3 da área de ciências humanas e 3 da área de ciências exatas).

 O concurso ocorre anualmente como parte integrante do Seminário dos Programas de Pós-Graduação do Ministério da Defesa, porém a cada ano vem contando com mais participantes. “Em 2023 teve início a participação de Programas de Exatas, com o Instituto Militar de Engenharia (IME) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O 9º Seminário (edição 2024) contou pela primeira vez com a presença de Pesquisadores da Área de Saúde, com a exposição de 50 pôsteres, dentre eles trabalhos de pesquisa: do Programa de Desempenho Humano Operacional (DHO) da UNIFA, do Instituto de Biologia do Exército (IBEx) e da Odontoclínica Central do Exército (OCEx)”, afirma Coronel Zylberberg.

 

 

 A atividade faz parte do calendário acadêmico do MD e tem como objetivo estimular projetos conjuntos, possibilitando a produção de pesquisas científicas e a formação de pessoal pós-graduado na área de Defesa Nacional. O evento permitiu, ainda, a ampliação da interação e parcerias entre instituições, com a difusão das pesquisas desenvolvidas, bem como a apresentação de produtos acadêmicos relevantes que promovem o conhecimento em Defesa Nacional.

 

 

  A Chefia de Educação e Cultura do MD é a responsável pela coordenação geral do evento. A UNIFA vem se destacando sucessivamente na premiação de trabalhos que valorizam o caráter exógeno da interação na academia brasileira. Trata-se de uma atividade convergente com a visão da UNIFA em contribuir com o aprimoramento da difusão de conhecimento e reconhecimento como Universidade de referência na difusão de conhecimentos relacionados ao campo da Defesa Nacional, com ênfase no Poder Aeroespacial.

 

 

 

 O coordenador do Programa de Pós-Graduação e Ciências Aeroespaciais, o professor Doutor Eduardo Sol ressalta: “Para a UNIFA é sempre é uma satisfação sediar um evento de tamanha importância no meio acadêmico e com pesquisas no âmbito da Defesa. Promover o intercâmbio de diversos programas de pós-graduação, além de professores e pesquisadores, faz parte da nossa missão e do nosso trabalho. Além disso, consolida os nossos programas de pós-graduação no meio civil e no meio militar. Trazer tantos pesquisadores premiados e de elevado gabarito foi para nós um aprendizado, mas ao mesmo tempo uma segurança de que estamos no caminho certo e trazendo grande viabilidade para nossos programas de pós-graduação. A Defesa só tem a ganhar e o Brasil só tem a crescer com essa produção acadêmica dentro de uma proposta de defesa, tanto dos programas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica”.

Fim do conteúdo da página