Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PREVENÇÃO DO AFOGAMENTO – Projeto Educativo Engrenagem e Programa Forças no Esporte participam de atividades do Dia Mundial da Prevenção do Afogamento na UNIFA
Início do conteúdo da página

Alunos do Projeto Educativo Engrenagem e beneficiários do Programa Forças no Esporte da Universidade da Força Aérea e da Diretoria de Administração da Aeronáutica participam de atividades educativas e recreativas em alusão ao Dia Mundial da Prevenção do Afogamento em evento coordenado pelo Núcleo do PROFESP UNIFA e com o apoio da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) e da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

No dia 23 de julho, beneficiários dos projetos sociais da UNIFA e do Núcleo do Programa Forças no Esporte da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD) participaram de ação educativa realizada pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) nas instalações do Centro Olímpico de Treinamento da Aeronáutica (COTA), pertencente à estrutura do legado olímpico da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Na ocasião, o presidente da SOBRASA, Coronel Fábio Braga Martins, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, abordou com as crianças e os adolescentes aspectos fundamentais de conscientização sobre o problema do afogamento e destacou as condutas e medidas básicas de prevenção. O coronel Fábio apresentou informações relevantes sobre locais, situações, condições e faixas etárias nos quais o afogamento é situação prevalente. Reforçou também com os beneficiários as atitudes primordiais da cadeia de sobrevivência: prevenção; reconhecer o afogamento; fornecer flutuação; remoção da água; e prestar o suporte de vida.

Para o presidente da SOBRASA, “essa possibilidade viabilizada pela Universidade da Força Aérea de trazermos para crianças e adolescentes informações e orientações básicas de educação para a prevenção do afogamento é extremamente relevante. É a oportunidade de, por meio da educação, reduzirmos os índices de mortes e fatalidades decorrentes de afogamentos. A cada 90 minutos um brasileiro morre afogado. Diariamente, no Brasil, perdemos quatro crianças por afogamento, sendo a metade dentro de casa. Por isso, essa ação educativa é muito importante”, afirmou.

Na sequência, os beneficiários assistiram às demonstrações dos atletas de alto rendimento da Força Aérea Brasileira na modalidade de Lifesaving que estavam em período de treinamento na Comissão de Desportos da Aeronáutica. Os jovens tiveram a oportunidade de se familiarizarem com alguns dos tipos de provas que são executadas nessa modalidade de esporte em piscina, usual em campeonatos militares de âmbito nacional e internacional. E o dia finalizou com a interação dos beneficiários dos projetos sociais com os atletas em uma das piscinas do COTA.

A Tenente Daniele Cristina Jacovetti, da Comissão de Desportos da Aeronáutica, chefe de equipe e técnica da modalidade Lifesaving da Força Aérea Brasileira e técnica feminina do Time Brasil Militar, ressalta que, “a despeito de ser uma modalidade desportiva nova no Brasil, ela traz e agrega uma proposta complementar e diferenciada de foco na prevenção do afogamento que é um tema de interesse para a sociedade em geral e especialmente para crianças e adolescentes em suas fases iniciais de construção e formação de valores”, destacou.

Assim, as ações pontuais desenvolvidas com os alunos do Projeto Educativo Engrenagem e beneficiários do Programa Forças no Esporte da UNIFA e DIRAD oportunizaram interações educativas e de sociabilização, fundamentais para os objetivos de conscientizar e sensibilizar esse público sobre o problema do afogamento, por meio de atividades atrativas e relevantes na formação do conjunto de habilidades e competências construídas por diferentes meios de aprendizagem.

Qualquer um pode se afogar, ninguém deveria”.

Dia Mundial de Prevenção do Afogamento

Em abril de 2021, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) consagrou o dia 25 de julho como o Dia Mundial da Prevenção do Afogamento, com o intuito de aumentar a conscientização sobre o impacto profundo e trágico dos afogamentos para famílias e comunidades no mundo e oferecer soluções de prevenção.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os afogamentos são a terceira causa de morte acidental e representam quase 8% do total de mortes globais. É uma das principais causas de mortalidade infantil em vários países, estando entre as 10 principais causas de morte em todo o mundo para crianças de 5 a 14 anos. Mais da metade das vítimas tem menos de 25 anos.

Projeto Educativo Engrenagem

O Engrenagem é uma atividade social desenvolvida pela Universidade da Força Aérea, com o apoio de organizações militares do Comando da Aeronáutica, situadas na Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos.

O Projeto tem por objetivo proporcionar atividades e ações voltadas para o desenvolvimento de habilidades e aprendizagens escolares do Ensino Médio essenciais para promover o acompanhamento e a evolução do percurso educacional de alunos da rede pública de ensino.

O Engrenagem traz como proposta complementar contribuir para: ampliar as capacidades e habilidades de letramento; melhorar os resultados de aprendizagem do Ensino Médio; reduzir o abandono e a reprovação escolar e a distorção idade/ano; ampliar o período de permanência e convivência em ambiente escolar; promover a aprendizagem de comportamentos e atitudes colaborativas e propositivas; e aprimorar os valores inerentes ao ser humano e ao exercício da cidadania.

Programa Forças no Esporte

O PROFESP é uma atividade social desenvolvida pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em parceria com os Ministérios da Cultura, da Educação, do Esporte, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e dos Direitos Humanos e Cidadania.

As ações do Programa têm por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiários, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e socialmente inclusivas, realizadas no contra turno escolar, dentro de organizações militares.

 

Fim do conteúdo da página