O estresse é uma resposta natural do corpo a situações desafiadoras ou ameaçadoras. Vários fatores podem desencadear essa reação, como problemas no trabalho, dificuldades financeiras, questões familiares ou de saúde. O estresse prepara o organismo, liberando hormônios como adrenalina e cortisol, que aumentam a frequência cardíaca, elevam a pressão arterial e impulsionam a energia.
Mas você sabia que nem todo estresse é negativo? Nos níveis adequados, ele promove um estímulo positivo de produção, sendo uma força propulsora para a alta performance, desenvolvimento e motivação.
O problema se configura quando os estímulos/situações ultrapassam os recursos pessoais (físicos, psicológicos e sociais) de enfrentamento, bastante individuais e variáveis, ocasionando queda na produção e prejuízos relacionados ao autocuidado, aos relacionamentos, à família e ao trabalho. É quando, então, surgem sintomas como irritabilidade, fadiga, ansiedade e desesperança. Também podem se manifestar em sintomas físicos, como alterações de apetite, insônia, problemas gastrointestinais, entre outros.
Vivemos em uma época de desafios e pressões constantes, podendo o estresse se tornar uma presença contínua em nossas vidas. No entanto, é possível aprender a reconhecer os sinais de alerta e gerenciar o estresse, preservando a saúde mental e o bem-estar emocional.
Importante destacar que enfrentar o estresse não significa suportar pressões e preocupações constantes, mas sim encontrar maneiras eficazes de lidar com esses desafios, sem comprometer a saúde mental. No “Guia sobre estresse” estão algumas estratégias que podem ajudar.
O estresse faz parte da vida, reconhecer quando ele está afetando negativamente a sua saúde e tomar medidas para lidar com ele de forma mais eficaz é fundamental para evitar o adoecimento.
Em casos de estresse crônico, buscar a ajuda de um psicólogo pode ser muito benéfico, pois este irá fornecer ferramentas para lidar com as situações de forma mais eficaz.
Redes Sociais