Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores do PROCAD-Defesa visitam a Universidade da Força Aérea
Início do conteúdo da página

Entre os dias 20 e 24 de maio de 2024, a Universidade da Força Aérea recebeu a visita técnica da Rede de Pesquisa em Autonomia Estratégica, Tecnologia e Defesa (Rede PAET&D), vinculada ao Projeto de Pesquisa “Incorporação de tecnologia aeroespacial para a defesa: impactos organizacionais, doutrinários e na autonomia estratégica”, aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD-Defesa) e fruto da parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Defesa (CAPES/MD).

A Rede PAET&D é formada pela articulação entre os programas de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA-UNIFA), em Relações Internacionais ‘San Tiago Dantas’ (Unesp/Unicamp/Puc-SP) (IPPRI-UNESP), e em Desenvolvimento Econômico (UNICAMP). O projeto de pesquisa tem analisado a relação entre as tecnologias aeroespaciais e a autonomia estratégica brasileira, avaliando o posicionamento do Brasil no cenário internacional, as dinâmicas econômicas e identificando desafios e oportunidades no que diz respeito à ciência, tecnologia e inovação.

O coordenador do Projeto, Prof. Dr. Samuel Alves Soares, participou da XV Reunião dos Programas de Pós-graduação das Forças Armadas e do Ministério da Defesa, dialogando com a comunidade acadêmica da Defesa sobre os novos critérios de avaliação da CAPES.

 

Os pesquisadores da Rede PAET&D também participaram de atividades acadêmicas da Universidade junto aos docentes e discentes do PPGCA, ao Laboratório de Simulação e Cenários do Centro de Estudos Estratégicos (CEE) e à Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).

 

 

Os alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado vinculados ao Projeto também tiveram a oportunidade de conhecer outras organizações sediadas no campus da UNIFA como o Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica (CENDOC) e o Museu Aeroespacial (MUSAL).

 

Fim do conteúdo da página