Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenes
Página inicial > Notícias > TECNOLOGIA VESTÍVEL É TESTADA EM VOO NA AFA, POR PESQUISADORES DA UNIFA
Início do conteúdo da página

AÇÃO FOI COORDENADA POR DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESEMPENHO HUMANO OPERACIONAL (PPGDHO)

 

 

     Entre 17 e 19 de março de 2021, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional da Universidade da Força Aérea (PPGDHO-UNIFA) estiveram na Academia da Força Aérea (AFA) com o objetivo de avaliar o funcionamento do Equivital Manager em situação de voo.

    O equipamento é um exemplo de tecnologia vestível (wearable technology), a incorporação de dispositivos eletrônicos em roupas, calçados e acessórios, uma das formas de integração homem-máquina, e tem por objetivo a coleta de dados fisiológicos como frequência cardíaca e respiratória, pressão arterial, temperatura corporal, dentre outros indicadores que permitem verificar o estresse físico a que os pilotos são submetidos durante o voo.

    O protocolo de realização dos testes e demais ações foram autorizados pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HFAG e pelo Comandante da AFA. Resultados preliminares apontam que o equipamento não sofreu interferências durante o voo, não interferiu nos instrumentos de navegação da aeronave e nem, tampouco, colocou em risco a segurança do piloto.

    O equipamento será utilizado inicialmente em três pesquisas, todas elas financiadas através do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD-DEFESA) que a UNIFA e outros Institutos de Pesquisa fazem parte, como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), dentre outros parceiros.

 

Equivital Manager sendo vestido pelo piloto

 

Legenda: o Brifim do voo

Fim do conteúdo da página